Posso por o meu peixe num aquario que ainda não está ciclado?


Nami

Recommended Posts

Boa noite, já à alguns dias que estou intrigada com uma coisa e resolvi arranjar maneiras de resolver esta situação.

Eu sei  que quando se adquire um aquario novo deve se cicla-lo durante 1 mês no mínimo e só depois acrescentar qualquer peixe no entanto eu já tinha este peixe comprado há algum tempo e na altura (foi uma compra impulsiva ) comprei um aquario de 9litros para um peixinho de agua fria branco com a cabecinha laranja e comprei o produtinho para as aguas da torneira e comida, na altura nao comprei filtro porque tinha uns na casa da minha mae de aquarios que tambem ja tive. Entretanto adquiri um aquario de mais ou menos 30 litros com um filtro bom e tudo (este aquario ja foi de ampulárias azuis) e pus um substrato novo para plantas, feto de java e outra que ja não sei o nome, quando fiz a instalação do filtro meti o liquido das bacterias e nos 2 dias seguintes tambem mais um pouco para ajudar, ja que os materiais deste filtro foram mudados e estavam novos. 

A minha questão é se posso por o peixinho neste aquario apesar da ciclagem ainda não ter feito 1 mes desde a montagem de tudo sabendo que de momento o peixe esta no aquario de 9 litros sem decorações e com mudanças de água totais frequentes (2/3x por semana)pois esse aquario nao tem filtro  porque o outro afinal estava partido  e suja muito, muito rapido tanto por causa da comida como o facto de ser um peixe de agua fria. A meu ver estaria melhor no aquario novo do que onde esta pois nao só esta mais aconchegante como tem mais espaço e a agua tem bastante movimento e oxigénio...

Obrigada😃

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nami

Bem vinda ao Fórum.

Agora é que é de dizer,entre os dois escolha o diabo o melhor,já dissestes que o aquário é de 30 litros,mas não dissestes que peixe de facto é,nem que filtro tens,se é interno que suponho que é,ou é externo,bom qualquer das maneiras o que eu vejo é o seguinte,uma vez que o aquário de 30 litros já tem mais dias e por isso já deve estar no ciclo do azoto,é colocares o peixe no novo,terás é que fazer TPA,s ai de 20% duas vezes por semana,nas próximas duas semanas,até veres que o ciclo esta pronto,vai demorar um pouco mais mas vai ficar pronto.

Tens que ver que peixe tens,porque em geral peixes de água fria são peixes para lagos,uma vez que eles se tornam muito grandes,depois o filtro que tens quase de certeza não vai dar conta do recado,porque os peixes de água fria são muito porcalhões,e com isto podes vir a ter problemas,consoante o peixe que for,peixes cometa ou oranda ou kinguios precisam por um só peixe pelo menos 60 litros,e um aquário bem grande,como não tens terás que ter muita cautela e não deixares de fazeres as TPA,s para ver se o peixe não morre.

Boa sorte,e com calma podes fazer correr bem as coisas.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já obrigada! 

O peixe é um oranda com a cabecinha laranja e sim embora o aquario seja de 30 litros quando vir que ja nao da mesmo para este aquario eu tenho onde lhe dar uma "casa" melhor, mas para já gosto de o ter comigo😁. O filtro é um eheim eco pro 130 e é filtro externo e tenho outro filtro igual a este noutro aquário também de 30 litros mas esse aquario é de camaroes neo caridina e uns peixinhos muito pequeninos e otocinclos e funciona perfeitamente, agora vou ver como correm as coisas com este peixinho e ver se esta opção dá ou se tenho de arranjar melhor😃

Mais uma vez obrigada pelos concelhos e vou ja fazer a aclimatização para o peixe mudar de aquário com o mínimo de stress possível!😊

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nami

Fico muito satisfeito em saber que de facto ate tens um bom filtro,fiz um juízo errado do filtro que poderias ter,ainda bem que errei,agora não metas mais peixes com esse,porque senão a coisa ainda fica complicada para ti e para o filtro.

Sim com uma aclimatação bem feita é um bom princípio para correr bem,boa sorte.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já disse no outro tópico, 30L para 2 orandas é muito pouco. É preciso um aquário de perto de 100L para 2.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.