CO2 num aqua plantada - fundamental ou não?


Esticoin

Recommended Posts

Viva!

Tenho um aqua comunitário de 120L, plantado. Tenho várias espécies de plantas: anúbias nana, anúbias gigante, Ceratophyllum demersum , fetos de java, musgo de java e elódeas. As plantas estão todas lindas, muito verdes e têm crescido muito bem. Uso apenas fertilizante líquido e um suplemento de ferro líquido. A minha luz tem apenas 30W (sei k é pouco, devia ter pelo menos 60W para 120L) e apesar disso as plantas estão super saúdáveis.

A minha questão é se será estritamente necessário para manter assim o aqua iniciar o uso de CO2 e aumentar a potência das luzes (colocar umas HQI). Até agora n tem sido...

Um abraço!

Pedro Cruz (APC87)

Pic_4001_29.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com essas plantas, até passas sem o CO2 e apouca luz que tens tb ajuda, essas plantas até não são muito exigentes na luz. Se colocares mais luz e CO2, as egerias e a demersum vão agradecer, o resto é de crescimento lento e por isso terias provavelmente um aumento de algas.

 

Mas eu diria que sim que deves colocar o CO2, mas acompanhado de mais luz e mais plantas de crescimento médio ou rápido, do tipo higrophilas, ceratopteris thalictroides, a que tens a demersum, eu pessoalmente acho muito dificil ter um aqua plantado com a egéria, cresce muito e tapa a luz, e depois tem que se estar sempre a cortar quase semanalmente, é uma verdadeira “peste aquática”.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais