Projeto aquário 450l e respetivo sump


Recommended Posts

Boas malta

estou a construir o meu aquario de 450l (150*50*60)com sump (100*50*40), e estou indeciso no sistema de overflow a instalar: 

- se faço orifícios ou corte na superfície no meu tanque, para usar uma caixa de overflow, para usar sistema bean animal ou outro do mesmo género

- se deixo o aquario intacto e instalo um overflow por cima do vidro;

- qual deles o mais seguro? na eventualidade de alguma falha.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso-te dizer, por experiência própria, que overflows por cima do vidro são muito menos seguros.

Como precisam de um sifão para funcionar, podem deixar de funcionar se ganharem ar lá dentro. Geralmente overflows desses precisam de um sistema externo para retirar o ar que se acumula e que pode quebrar o sifão.

Se tens a possibilidade de usar um sistema de furar o vidro, opta sempre por essa opção. No entanto, furos na base do aquário também não recomendo, mas ainda assim é melhor que o overflow por cima do vidro.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado João Cardoso, em relação ao overflow por cima do vidro, estive sempre reticente por causa da segurança do mesmo, e então decidi, fazer um recorte a meio do aquário com cerca de 50*5, colra uma caixa em vidro com 50*30*12 e o sistema overflow bean animal com tubo de polegada. 

Que achas? 

Obrigafo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi como vais fazer o recorte de 50*5... normalmente faz-se um buraco circular no vidro. Não sou especialista, mas sei que cortar vidro nem sempre é tão simples quanto parece...

Quanto à dimensão do tubo, não sei se já tiveste isso em consideração, mas tens que te lembrar que a água vai para baixo só com a gravidade, não tem nenhum motor, tens que ajustar a dimensão do tubo à quantidade de fluxo queres ter. Há várias tabelas online que te ajudam a escolher. 

5ad14b1bdcc97f682b8aea13b6e4db8d.png

Um tubo de 1 polegada aguenta um fluxo de 600gph (cerca de 2200 l/h). O sistema Bean Animal, daquilo que me lembro, usa continuamente 2 tubos (principal e secundário) e tem outro de emergência.

Cada tubo deve fazer o mesmo, ou pouco menos do fluxo total que queres ter, os dois tubos de uso contínuo, devem fazer (os dois juntos) mais do que precisas. Tubo de 1 polegada é adequado se quiseres ter um fluxo total de 2300l/h ou mais.

Para 1500l/h, por exemplo, o tubo de 3/4 de polegada seria mais "ajustado". Ainda assim, vale mais ter um tubo maior do que o indicado, do que um mais pequeno, até porque no sistema Bean Animal é possível ajustar o fluxo no tubo principal e ficas sempre com a possibilidade de ter mais fluxo se se provar necessário.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais