Recommended Posts

large.IMG-20210322-WA0006.jpglarge.IMG-20210322-WA0005.jpglarge.IMG-20210322-WA0004.jpg

 

Boa noite, por favor alguém que me possa ajudar. Tenho um aquário com guppys, e ultimamente têm vindo a ficar magros, com as costas arquiadas, barbatanas ruidas com extremidades sangrentas. Desde o início, quando montei o aquário, a água estava sempre turva. Tirei a terra, o substrato, as plantas. Montei novamente o aquário sem substrato, apenas em alguns vasos onde pus as plantas. Mesmo assim continuou turva. Apliquei então bactérias da Nutrafin e ficou resolvido esse problema. Mas depois alguns peixes começaram a ficar curvados, principalmente as fêmeas depois de terem os alevinos, mas agora já têm morrido também alguns machos. Eles ficam muito magros com as barbatanas ruidas e sangrentas. Poderá ser tuberculose?

Edited by Guiomar
Link to post
Share on other sites

Boas Guiomar

Por acaso foi a primeira coisa que eu pensei foi que fosse "Tuberculose",mas alem disso quando quando desmontastes o aquário e montastes novamente perdestes todas as bactérias,e agora deves estar a ter picos de Amónia e Nitritos em força,deves fazer TPA,s duas vezes por semana,qualquer das maneiras espera por outras opiniões.

Lê aqui para veres o que poderá ser.

Saudações  

Link to post
Share on other sites

Fizemos o teste do amónia a semana passada, estava a 0,25.

Link to post
Share on other sites

Mas já pus as bactérias depois de mudar o aquário.

Link to post
Share on other sites

Se está a ter problemas tem que testar a água novamente. O teste de há 1 semana já não vale de nada.

É essencial começar por saber como estão o pH, Amónia, Nitritos e Nitratos. Antes de tentar fazer o que quer que seja. Colocar bactérias não faz magia se os filtros não estiverem bem dimensionados e a manutenção não for feita corretamente.

Link to post
Share on other sites
  • 2 weeks later...

Boa tarde, falei com o meu irmão e ele fez os testes dos parâmetros da água já depois de falarmos e a única coisa que não estava tão boa eram o amónia que estava a 0,25. Mas ele já tinha feito TPA 3 dias seguidos e o amónia não baixou. Mas os peixes continuam a morrer.

Conseguimos arranjar 2 comprimidos de flagil 250mg e estamos a pensar em fazer o tratamento mas como o aquário 63L só dá para uma vez. Na loja de animais arranjou um produto Gill&body Flukes da Waterlife. Se calhar é melhor deixar os comprimidos para trás?

 

Link to post
Share on other sites

Tem que nos dar os resultados todos dos testes, só com pedaços de informação não conseguimos ajudar. Por exemplo, a Amónia a 0.25ppm pode ser muito grave ou menos grave, consoante o pH. O valor dos Nitratos muitas vezes também dá algumas indicações. É importante partilhar sempre o máximo de informação possível. É como ir ao médico e não contar a história toda...

 

Eu geralmente quando recebo peixes novos faço logo tratamento profilático para as coisas mais comuns. Começo por fazer tratamento para bactérias e fungos e depois para parasitas externos e internos.

Não sabendo o que é seguiria os mesmos passos.

Começaria por tratar com eSha 2000, para fungos e bactérias.

 

Link to post
Share on other sites

Bom dia, fizemos hoje novos testes:

PH - 7,4

NH3 - 0

NO2 - < 0,3

GH - 7

KH - 5

Quando os peixes começaram a morrer fizemos logo o sha2000, mas sem resultado. Já passaram 3 semanas e os peixes continuam a morrer. Mas o que é curioso é que pusemos uma separação no aquário para separar os machos das fêmeas há bem mais de 2 meses e continuam a nascer alevinos e as fêmeas andam praticamente todas curvadas e a nadar balanceado. 

No início montamos o aquário com terra, areão e plantas e ao fim de pouco tempo reparei que os peixes comiam o que pensei ser daphnias. Mas pelos vistos eram parasitas que vinham talvez na terra. E como havia superpopulação no aquário o que causou um desiquilíbrio dos parâmetros da água tiramos toda a terra e areão e pusemos água nova com as bactérias e deixamos apenas algumas plantas.

Link to post
Share on other sites