Peixe desaparecido


Recommended Posts

Olá,

É normal que um peixe simplesmente nos desapareça do aquário?

Acho que ao início tinha mais de 10 peixes, mas já há largos meses que tinha apenas três: dois "limpa-aquários", um maior que o outro, e um mais pequeno, semi-transparente. Este último desapareceu.

Já retirei todas as pedras e conchas, remexi as pedras no fundo, filtro e nada, nem sinal dele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por vezes há peixes que desaparecem e outros engordam, tendo em conta que é um "limpa-aquários" que não sei ao certo que peixe é esse mas acredito que seja um peixe que se vê poucas vezes e como tal é normal que morra seja comido e quando vamos à procura já nem vestígios há no aquário.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João Silva

Isso é muito normal,tanto em aquários sem tampas,como em aquários com tampas.

Eu não sei que aquário tens,nem o ph que tens,mas ter conchas no aquário faz subir o ph,não sei se colocastes as cochas para isso mesmo ,subir o ph!!

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

33 minutes ago, Brunomcc2000 said:

Por vezes há peixes que desaparecem e outros engordam, tendo em conta que é um "limpa-aquários" que não sei ao certo que peixe é esse mas acredito que seja um peixe que se vê poucas vezes e como tal é normal que morra seja comido e quando vamos à procura já nem vestígios há no aquário.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
 

O que desapareceu não era dos que chamo "limpa-aquários". Era um pequeno (2 cm) semi-transparente. O maior dos limpa-aquários estás nestas fotos:

https://ibb.co/3cNXwnb
https://ibb.co/QjDmyj6
https://ibb.co/pbSqv6j

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20 minutes ago, naoliveira said:

Outra hipótese, pode ter saltado do aquário, já me aconteceu com 2 peixes. Um deles tinha o aquário tapado, deve ter "aproveitado" um TPA.

TPA?

Eu das últimas vezes já nem retirava água, pois ela evaporava tanto que eu acrescentava 4 L de cada vez que fazia manutenção.

Já andei à procura em redor do aquário e nada...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

19 minutes ago, Alvaro Silva said:

Boas João Silva

Isso é muito normal,tanto em aquários sem tampas,como em aquários com tampas.

Eu não sei que aquário tens,nem o ph que tens,mas ter conchas no aquário faz subir o ph,não sei se colocastes as cochas para isso mesmo ,subir o ph!!

Saudações

Não, as conchas foram colocadas de uma forma leiga. É um aquário aquecido. Os ouros foram morrendo, um acho que apareceu esmagado no chão. Mas estes resistiam há vários meses. O pequenito pelos vistos foi-se.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas devias fazer TPA's principalmente porque só tens reposto, quando há evaporação a água passa a estado gasoso mas os nitratos, nitritos e amónia continuam dissolvidos dentro do aquário ao apenas repor estás a permitir que estes 3 se concentrem cada vez mais ao invés de retirá-los do aquário que é o que deverias fazer através das TPA's tem atenção a isso porque isso vai-te correr mal principalmente com conchas no aquário onde o pH se vai tornar alcalino e a amónia é extremamente tóxica em aquários de pH alcalino, esse pode até justificar o desaparecimento do teu peixe que continuo sem nem desconfiar qual seja, tenta informar-te sempre sobre as necessidades de qualquer animal antes de os comprares isso vai ajudar-te bastante a ganhar entusiasmo pelo hobby porque aí vão deixar de morrer peixes e vais começar a dominar muito melhor tudo o que aconteceu dentro de 5 vidros.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

  • Gosto 1

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais



Os outros foram morrendo, um acho que apareceu esmagado no chão. Mas estes resistiam há vários meses. O pequenito pelos vistos foi-se.


Se tens peixes a morrer e apenas tens reposto a água... Repara nas "coincidências" estás a cometer um erro e os teus peixes estão a pagar por isso, o aquário é pequenino não te custa nada trocar 20% da água todas as semanas, faz isso e tenta descobrir que peixes tens aí para entenderes as necessidades deles.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 2/6/2021 at 11:33 PM, Brunomcc2000 said:

Mas devias fazer TPA's principalmente porque só tens reposto, quando há evaporação a água passa a estado gasoso mas os nitratos, nitritos e amónia continuam dissolvidos dentro do aquário ao apenas repor estás a permitir que estes 3 se concentrem cada vez mais ao invés de retirá-los do aquário que é o que deverias fazer através das TPA's tem atenção a isso porque isso vai-te correr mal principalmente com conchas no aquário onde o pH se vai tornar alcalino e a amónia é extremamente tóxica em aquários de pH alcalino, esse pode até justificar o desaparecimento do teu peixe que continuo sem nem desconfiar qual seja, tenta informar-te sempre sobre as necessidades de qualquer animal antes de os comprares isso vai ajudar-te bastante a ganhar entusiasmo pelo hobby porque aí vão deixar de morrer peixes e vais começar a dominar muito melhor tudo o que aconteceu dentro de 5 vidros.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
 

OK, já percebi que TPA é troca parcial de água 🙂

Só faço reposição há cerca de um ou dois meses. Os outros 10 peixes morreram quando não era eu a tratar do aquário. E nessa altura faziam TPA.

O pequeno talvez fosse um nanofish: https://images.app.goo.gl/RRYN2pBEHujXQGMQA

Os outros acho que são estes: https://images.app.goo.gl/9yV9soWgMwTbSqYX8

Da próxima vez já faço TPA.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Nos últimos dias deixei de ver os 2 peixes que restavam. Um deles já era raro ver, muito raro mesmo, quase nunca o via. Só o via quando abria o aquário para o procurar, ele estava sempre escondido.

Mas nos últimos dias deixei de os ver e hoje fui abrir o aquário e levantar todas as pedras, conchas, etc. Do mais pequeno dos dois só encontrei uma parte do esqueleto. Assumo que o maior o comeu. De facto notei que no último dia a comida parecia sobrar.

Eles antigamente andavam um atrás no outro, no que assumíamos ser uma "brincadeira". Se calhar era um a tentar caçar o outro, por isso é que o mais pequeno andava sempre escondido. Não sei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais