Tridacnas: Que condições?


Luis Delgado

Recommended Posts

olá,

 

Desde há algum tempo que tenho vindo a desenvolver um interesse cada vez maior nas tridacnas.

 

Que condições é preciso para introduzir a primeira no aquário?

 

Para já, sei que gostam de imensa luz e águas calmas, certo?

 

Disseram-me que nunca introduzir no aquário, antes deste ter uma maturação de pelo menos seis meses.

 

O meu, de facto, é bastante novo e só tem três meses, mas gostava de obter umas opiniões sobre se: 1) tenho condições técnicas para pensar nisso e, em caso afirmativo, 2) quando poderia começar a pensar no assunto, ou se o melhor é mesmo esquecer...

 

O meu aquário é um nano reef com:

 

100 cm x 32 cm x 40 cm (aprox. 120 litros de volume vazio)

cerca de 10 quilos de rocha viva + mais umas pedras em fase de colonização, colocadas, desde o início.

 

45 quilos de caribsea aragamax sugar sized (faz aí uns 8,5 cm de altura)

 

tem uma galeria lifetech de 108 watts - quando a comprei fiquei impressionado com a quantidade de luz que gera, mas tb nunca usei HQIs. O aquário não tem tampa para maximizar a intensidade da luz.

 

A profundidade da água anda aí pelos 25 cm.

 

mudo 8-10 litros de água por semana (marine mix + água de osmose)

temperatura 28/29 graus.

 

Densidade: 1.023 a 28 graus = 35 ppm

 

ainda sem escumador

reposição de agua, gota a gota com kalkwasser em água de osmose inversa (4 níveis com resina)

 

a circulação de água é feita com duas powerhead maxijet 1200, uma em cada extremidade.

 

Bicharada:

 

Xenia elongata (várias)

Discossoma sp.

Protopalythoa sp.

Outros zoantídios

diversos vermes poliquetas

Sarcophyton sp.

Pachyclavularia sp.

Esponjas de várias cores (branca, amarela, cor de rosa e laranja)

10 eremitas blue leg

1 eremita red leg

1 ofíuro

caulerpa taxifólia e prolífera

1 amphiprion ocellaris

1 gramma loreto

1 lysmata debelius

4 astrea snails

1 bibalve, cinzento escuro, que ainda não consegui identificar

stomatellas em número apreciável assim como inúmeros outros caracóis em crescimento.

 

 

Testes efectuados (Seachem):

ph: 8.4

amonia: 0

nitritos: 0

nitratos: 0

 

Obrigado pelas possíveis dicas sobre as tridacnas e, já agora, sobre o resto.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís

 

Relativamente às tridacnas tenho lido bastante que aperciam maioritariamente iluminação do tipo HQI, não quer dizer com isto que com a tua calha Lifetech não possas vir a manter tridacnas saudáveis ... acho é que tens de escolher bem as espécies, uma vez que, umas são mais exigentes que outras em termos de iluminação.

 

As tridacnas mais azuladas / esverdeadas são sempre mais exigentes que as castanhas em termos de iluminação.

 

A good rule to stick to is, the more colorful the clam, the greater quality and quantity of light it will need.
- Salvo erro é do Sprung esta frase

 

Eu introduzi a primeira (e única até à data) no meu aquário há 2 semanas quando o aquário fez perto de 5 meses e até à data não tive nenhum problema. Não tenho tido algas (apenas tive uma semana de cyano) e isto também foi importante na minha decisão ... por isso se ainda tiveres com algum boom de algas se calhar é melhor adiares um pouco a introdução da tridacna.

 

Outros factores a ter conta são bons níveis de Cálcio (400 ppm para cima).

 

No teu caso eu optaria por uma T. derasa ou uma T. squamosa.

 

Quanto aos parâmetros do aquário, acho que tens a temperatura muito elevada, devias mantê-la à volta dos 25-26ºC se possível e subir um pouco a densidade.

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, eu no tue caso, esperava mais um pouco.

 

O porque dos seis meses é facilmente explicavel : seis meses a um ano, é o tempo recomendado para o calcio se estabilizar em valores recomendaveis ( por volta dos 380-420ca ) e o dono do aquario, saber de olhos fechados como corrigir os varios parametros do aquario sem fazer um bodega desgraçada.

 

As tridacanas são bastante resistentes mas toleram mal temperaturas elevadas e falta de calcio.

 

esses teus 28-29 embora nao sendo alto para coral, parece-me um cadinho acima , está mesmo no "borderline" de uma tridacna. aconselharia baixar uns dois graus a isso.

 

Quanto ao setup do aquario parece-me muito bom, mete-as no areão e elas vão ser felizes ( para sempre como convem ) :wink:

 

Bom, la fontaine à parte, esses teus 100 e tal watts de luz em JEBO são preocupantes se depender do tipo de tridacna que escolheres : para uma gigas ( aqui o problema vai ser o tamanho do aquario ) o derasa, esses 108 se nao me falha a cabeça, devem ser suficentes.

 

Para uma crocea, não recomendo. Para uma Maximma nem pensar.

 

As luzes HQI teem desvantagens : aquecem muito, etc etc mas uma das suas desvantagens acaba por ser um das vanagens : o foco de luz que sai de uma lampada funciona como um cone, a luz é muito direcionavel. Isto é mau pq para iluminar decentemente um aquairo precisamos sempre de 2 ou 3 hqi's ( tirando se ele for de 100cms ou menos ) ou metelas mais alto ( de maneira a que a base do cone, ou sjea, a iluminação ) para q seja maior mas perde brutalmente a "força" ( peço desculpa pelos termos leigos ) da luz.

 

Mas se colocadas relatavamente perto, proporcionam uma fonte de luz fantastica, dificilmente inagualavel com oturos sistemas e que permite manter animais fotosinteticos muito especiais.

 

Portanto eu torceria o nariz a croceas e definitivamente a maxximas com esse teu setup de luz, a não ser que queiras fazer um upgrade a ele ( mas só depois de 2 ou 3 meses de fazer o upgrade, de maneira a que o aquario establizou com algas e tal ) ou então ir com umas derasas ( uma ou duas )

 

Aconselharia uma P. Hexatenia. Alem de ser um peixe pequeno, bonito e muito interessante, alimenta-se de caracois que são predadores naturais e podem destruir sem nos apercebermos das tridacnas.

 

Tambem, se quiseres saber mais do assunto, um bom livro que tenho ( comprie na amazon.co.uk ) GIANT CLAMS do Daniel Knop. é só sobre tridacnas, ves e distingues as varias especies, dicas, etc. Um pouco velhito ( o homem ainda tem la reactores de calcio do tempo da WWI e filtros de lã ) mas tem muito boa informação e ajuda-te na escolha e identificação das tridacnas

Gonçalo Proença

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem hqi´s eu nao pensaria em colocar nenhuma espécie de tridacnas... porque mesmo que sobrevivam nunca vão ter as condições suficientes para se desenvolverem como deve ser.

E claro como já foi referido, num aquario com 6 meses no minimo :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros Duarte, Gonçalo e Miguel:

 

Obrigado pelos vossos comentários muito úteis!

 

Por um lado, confirmam-se as minhas expectativas de que, com a minha configuração, poderei tentar apenas algumas Tridacnas (preferencialmente T. Derasa e T. Squamosa), mas a ver se pegam, depois de ter um ambiente mais estável. Não tenho blooms de algas desde que a maturação acabou. Aliás, duraram muito pouco tempo.

 

Por outro, tenho de reconhecer que os três meses do meu aquário são pouco tempo, pelas razões apontadas, ao nível da estabilização dos níveis de cálcio e também pela minha inexperiência na gestão deste parâmetro. Vou aproveitar o tempo para aprender a controlá-lo melhor com testes e avaliando de que forma as adições de kalkwasser, que faço, vão afectando o ph, a alcalinidade e o cálcio.

 

Quanto à temperatura, fundamentei-me no seguinte artigo para a manter nos 28 graus: http://web.archive.org/web/20020803124801/...s/1/default.asp

 

Pareceu-me que esse valor seria aceitável para a maioria das espécies que iria meter no aquário. Se baixar dois graus para acolher tridacnas, no futuro, não poderão algumas das outras espécies ficar com "frio"?

 

Já agora, o aragamax deveria ser uma excelente fonte de cálcio ou não?

 

Quanto à densidade. enganei-me. O valor correcto é 1.024, calculado pelo livro do John Tullock para dar uma salinidade de 35 ppm a 28 graus. O Tullock recomenda salinidades entre 34 e 36 ppm.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A solubilidade do calcio em água salgada (pHs de 8-8.3) é muitíssimo reduzida por isso não contes com a aragamax para te ajudar (há quem esteja a experimentar esquemas em que algum do CO2, produzido por respiração dos organismos da DSB, é colocado mais demoradamente em contacto com areia de coral para assim manter uma fonte autosustentável de Ca mas tanto quanto sei os resultados são pouco encorajadores).

 

Tridacnas = kalwasser e/ou reactores de Ca.

 

Eu vou ter uma um dia destes mas para já deixo-me ficar quietinho porque o meu mini só tem T5.

 

Quando acabar de montar o grande (350 litros com 450w HQI + 108 T5 actínicas), aí sim. Mas só alguns meses depois (talvez até mais do que 6).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Bem amigo eu teria as tridacnias com lampadas HQIs ,aqui no Brasil preferimos telas comas 250w e o calcio 400mg ou mais.

sao resistentes porem delicadas com variaçao de temperatura.ate hoje eu nao tive coragem de comprar uma$$$ vou esperar ter os parametros ideais :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois é. o meu problema é esse mesmo. acho que o meu olho clínico ainda não está suficientemente desenvolvido, pois acho que ainda não tenho experiência suficiente para gerir os parametros do aquário. Mas estou a aprender e lá chegarei, com ou sem HQIs. Terei depois que procurar escolher uma tridacna menos exigente em termos de luz.

 

neste momento, já tenho sete tridacnas especiais que dão pelo nome de berbigão. Estou a ver como se adaptam e se se aguentam. Já duram à quase duas semanas e parecem estar de boa saúde. vamos lá a ver. :D

 

não é a mesma coisa, claro, mas dá pelo menos para "chuchar no dedo.." :lol:

 

abraço.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com os bivalves em aquário porque os não fotosintéticos necessitam de enormes quantidades de alimento coisa que por princípio não deve abundar em aquários como os nossos.

 

Por outro lado a morte dum bivalve com algum tamanho num aquário de 100 litros já se faz sentir na qualidade da água.

 

Eu berbigões uso no aqua mas como alimento para peixes e corais :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com os bivalves em aquário porque os não fotosintéticos necessitam de enormes quantidades de alimento coisa que por princípio não deve abundar em aquários como os nossos.

 

Por outro lado a morte dum bivalve com algum tamanho num aquário de 100 litros já se faz sentir na qualidade da água.

 

Eu berbigões uso no aqua mas como alimento para peixes e corais  :lol:

 

Eu também como estava com essa preocupação coloquei a questão aqui no fórum. Podes ver em http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...er=asc&start=30

 

Pelas opiniões, embora tenha ficado um pouco mais descançado estou de olho nelas e ainda mantenho algumas dúvidas, até porque seis delas estão enterradas, embora a respirar à superfície. Como não uso escumador, talvez isso esteja a ajudar estas cascas...

 

a sétima está a bombar em cima da areia, à força toda, pelo menos já lá vão quase duas semanas.

 

abraços.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Tenho um minireef de 60*30*30 montado desde Outubro de 2004, "deep" sand bed de 6 cm, 15 Kg de rocha viva premium da Indonesia, circulação de 2000L + 300L e que tem como iluminação uma calha Lifetech com 2 lâmpadas de 36 Watts (uma branca e outra azul e branca).

 

Em inicios de Junho coloquei duas Tridacnas no minireef: 1 T. derasa e 1 T.maxima. Esta ultima foi uma experiência incentivada pelo Marco Madeira para testar a possibilidade de manter esta espécie só com power compacts em minireefs.

 

Ambas estão colocadas cerca de 5 a 6 centímetros abaixo da superfície numa zona de corrente moderada.

 

Passados dois meses, estão ambas de perfeita saude, com as cores tão ou mais vivas do que quando entraram no aqua. Em ambas já se nota um ligeiro aumento no tamanho.

 

Quanto aos parâmetros... pH não sei, Ca não sei, Nitratos e Fosfatos não sei... :lol: É que os corais (incluindo uma Turbinaria e uma Caulastrea) estão tão vigorosos que não me dou ao trabalho de medir (...bem prega Frei Tomás, faz o que ele diz não faças o que ele faz...)Adiciono Kalk na reposição (cerca de 1,5L diários) e faço uma TPA de 5 Litros semanal (que cumpro religiosamente) com água natural do Cabo Raso.

 

Quero com isto dizer que sim é possivel manter Tridacnas em minireef, mas que o risco de a coisa dar para o torto é infinitamente maior...

Antes de tentarem arriscar convem lembrar sempre que estamos a tratar com animais vivos que já que foram recolhidos da natureza (na maior parte dos casos, embora a maioria das Tridacnas já sejam de cativeiro) ao menos tenham uma longa vida no nosso aqua. :D

 

Cumps

RCalado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tive uma tridacna máxima azul, azulona mesmo com iridiscências, num aquário de 62.5 x 45 x 35 com 6 x T8 (fluorescentes normais), 3 actinicas e 3 espectro total, a uns 10 cm da superfície da água durante muito tempo, muitos meses ou um ano até embora não me lembre bem porque já lá vão muitos anos.

O cálcio era reposto com kalk e se bem me lembro também com bio-calcium da tropic marin embora não tenha a certeza relativamente a este último.

A tridacna cresceu bastante nesse tempo todo que a tive e quando pereceu não foi por falta de luz nem de cálcio, foi um crash que tive no aquário que me dizimou 99% dos animais que tinha.

 

Era ainda pequena e não faço ideia se quando crescesse estas condições de luz pelo menos, fossem suficientes, no entanto a verdade é que cresceu e deu-se bem com fluorescentes normais. Se na altura tivesse HQI acredito que o animal crescesse mais depressa mas naquela altura HQIs era o mesmo que UMTS para os nossos tempos.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais