Perda constante de peixes


Carla Adao

Recommended Posts

Olá bom dia! 

Sou nova aqui no grupo e nas andanças com aquários! Então tenho um aquário com peixes de água quente e já é a segunda vez que ao trocar a água, os peixes morrem. Desta vez foi a coridora. Ontem após o meu marido mudar o aquário,vi-a meia atordoada e hoje dou com ela morta . É normal acontecer?! Já há quinze dias atrás,três semanas não sei, quando mudamos a água houve uma que desapareceu,morreu sem deixar rasto. Pelo tubo que tiramos a água não conseguem os peixes passar por ali e o que é facto é que desapareceu um peixe e nunca mais a vimos. Ajudem me pois não consigo ter o aquário como deve de ser. Ou são as plantas que não dão ou são os peixes que morrem 😞

Obrigado pela atenção

Editado por Carla Adao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

30º é muito, podes baixar para 28ºC.

 

Acho que sei o que se passa com o teu aquário...

 

Diz me uma coisa:

Quando mudas a água mudas a água toda de uma vez?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não. Deixo sempre menos de metade mais ou menos.

Sabes?! Boa... É que ando desesperada. A minha mãe adorava ter o aquário como deve de ser com os peixes,as plantas tudo impecável e não conseguimos ter! O meu filho ou há de ver o aquário cheio da peixes ou então só resta 1. É de loucos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas eu nunca coloquei nada na água e eles não morriam assim tantas vezes. Será por a água agora estar mais "agressiva" ( não sei qual o termo desculpa se dei bacurada)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens que por um acondicionador que retira o cloro e os metais pesados da água.

 

Há um produto que tens que pôr para tornar a água da torneira ideal para os peixes:

O acondicionador sera aquatan 

 

Esta é marca que eu uso e penso que seja uma das melhores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com certeza que na loja onde compraste os peixes eles têm.

 

Depois também há outros acondicionadores que servem para outras coisas por exemplo:

Sera bio nitrivec - repõe as bactérias necessárias para haver um bom ecossistema

Sera toxivec- remove a amónia e os nitratos

Sera florena- adubo líquido para as plantas

Espero ter ajudado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pode sempre comprar pela internet ou então noutra loja qualquer perto.

 

Normalmente, qualquer loja de animais ou casa de aquariofilia tem esses produtos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Carla Adão

Carla vais baixar a temperatura gradualmente ate aos 25 ou 26 graus,sempre que fizeres uma TPA,deves deitar a água devagar para que não haja uma descida da temperatura brusca,pois isso pode provocar a morte de peixes,ou ate se eles não estiverem com imunidade,fortes e saudáveis,podem criar doenças que podem levar há morte.

Deves fazer todas as semanas uma TPA de pelo menos 25%,agora que vai começar o frio,a água das TPA,s devem estar o mais próximo da temperatura da água do aquário,se não for possível teres a água perto da temperatura do aquário,deves fazer o que eu já disse em cima,deitares bastante devagar para não haver uma descida brusca.

Podes colocares a água em garrafões para o cloro sair,mas qualquer das maneira tens que usar um acondicionador para colocares na água dos garrafões,água da torneira.

Tens duas espécies de peixes com ph totalmente adversos,Neons querem água ácidas,Guppys querem água alcalinas.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 01/11/2020 at 22:05, Alvaro Silva disse:

Boas Carla Adão

Carla vais baixar a temperatura gradualmente ate aos 25 ou 26 graus,sempre que fizeres uma TPA,deves deitar a água devagar para que não haja uma descida da temperatura brusca,pois isso pode provocar a morte de peixes,ou ate se eles não estiverem com imunidade,fortes e saudáveis,podem criar doenças que podem levar há morte.

Deves fazer todas as semanas uma TPA de pelo menos 25%,agora que vai começar o frio,a água das TPA,s devem estar o mais próximo da temperatura da água do aquário,se não for possível teres a água perto da temperatura do aquário,deves fazer o que eu já disse em cima,deitares bastante devagar para não haver uma descida brusca.

Podes colocares a água em garrafões para o cloro sair,mas qualquer das maneira tens que usar um acondicionador para colocares na água dos garrafões,água da torneira.

Tens duas espécies de peixes com ph totalmente adversos,Neons querem água ácidas,Guppys querem água alcalinas.

Saudações  

É bem verdade, o facto dos neons precisarem de ph ácido e os guppys de ph alcalina torna bem difícil a coisa!

 

Eu já tive guppys e neons e o que me acontecia sempre era que os neons morriam pois eu punha o ph demasiado alcalino para eles.

Contudo, se os guppys estiverem num ph ácido já não há tantos problemas, pois eles são bem mais resistentes.

 

Então, deves manter o ph sempre ácido se possível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, Alvaro Silva disse:

Deves fazer todas as semanas uma TPA de pelo menos 25%,agora que vai começar o frio,a água das TPA,s devem estar o mais próximo da temperatura da água do aquário,se não for possível teres a água perto da temperatura do aquário,deves fazer o que eu já disse em cima,deitares bastante devagar para não haver uma descida brusca.

Quero só acrescentar uma coisa aqui... O que é uma alteração brusca de temperatura? Tudo o que seja 1ºC ou mais de diferença em poucos minutos é uma alteração brusca.

 

On 01/11/2020 at 13:13, Flaips disse:

Sera bio nitrivec - repõe as bactérias necessárias para haver um bom ecossistema

Sera toxivec- remove a amónia e os nitratos

Com uma manutenção cuidada, estes produtos não são necessários.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 02/11/2020 at 15:25, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Quero só acrescentar uma coisa aqui... O que é uma alteração brusca de temperatura? Tudo o que seja 1ºC ou mais de diferença em poucos minutos é uma alteração brusca.

 

Com uma manutenção cuidada, estes produtos não são necessários.

É verdade! Eu também não utilizo o sera toxivec porque faço TPAs semanais e nunca tive qualquer tipo de problemas com amónia no aquário. Eu coloco sempre um bocado de sera bio nitrivec depois de fazer as TPAs, uma vez que na lavagem do filtro ( claro que não ponho qualquer produto químico e não lavo em água corrente, lavo na própria água do aquário que tiro para fazer a TPA) podem sair sempre algumas bactérias. Então eu prefero prevenir do que remediar. Mal também nunca faz!!

 

Como se trata de uma pessoa iniciante no hobby convém ter sempre estes produtos à mão se algo der para o torto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais