Projeto - Esponjas para Anjos


Recommended Posts

Srs.

Aqui no Brasil estou desenvolvendo junto ao IPAq (www.ipaq.org.br) um projeto de cultivo de esponjas para manutenção de anjos nos aquarios de corais, em especial o H.Ciliaris (Queen Angel), gostaria de saber como vocês, ai na Europa, mantem os anjos por um periodo de tempo longo

 

fotos do cultivo das esponjas então em www.minhagaleria.com.br/rodrigosfreire na galeria aquario

 

mais esclarecimentos sobre o estudo estão http://www.ipaq.org.br/modules.php?name=Fo...iewtopic&t=4587

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Rodrigo,

 

eu ja manti ciliaris, imperadores, parus e alguns centropyges por breve momentos ( fiz um projecto para ver até que ponto seria possivel a combinação de peixes anjos e corais vivos ).

 

Os dois que passaram o teste foram :

 

Pomacanthus Asfur

 

Narvachus.

 

O Narvachus sobreviveu durante 1 ano e meio, até ao belo dia que o asfur lhe deu uma coisa má ( literalmente ) e se virou contra o narvachus e o matou. O asfur viveu mais dois anos, foi vendido vivo e de boa saude com 3 anos e meio.

 

Embora 3 anos e meio não é NADA em anjos, muito menos longo tempo como pedes, penso que este pouco tempo que o asfur ( e o narvachus, ao longo de um ano e meio ) estiveram sempre de muita e boa saude. O meu regime alimentar ( bom, o deles ) era o seguinte :

 

- flocos com spirulina da KENT, 1 vez por dia

- 1 folha de nori duas vezes por dia

- larvas vermelhas da san francisco bay com omega 3 bla bla, com sumo de limão e de alho, tres vezes por semana.

- pedaços de camarão, mexilhão e ameijoa frescos ( dois ou tres pedaços ) duas a tres vezes por mes

 

Com isto, sempre se apresentaram muito bem e muito bonitos. Louvo os teus esforço de criar esponjas, mas não sei até que ponto será praticavel, ja que elas crescem tão lentamente eles as devoram tão rapidamente...

 

Um abraço,

Gonçalo Proença

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as esponjas tem me surpreendido com o seu crescimento e tenho muita facilidade de conseguir outras e mais outras...

 

a comida congelada para anjos e borboletas da SFBB não é vendida aqui no Brasil e os importadores que tentamos contato afim de que realizacem a importação, se recusaram em virtude do baixo custo dos peixes que estamos tentanto mater (um Ciliaris medio aqui no Brasil custa 24,50 Euros) em quanto um Hepatus bem pequeno custa mais de 80,00 Euros

 

temos um "projeto" de desenvolver uma comida (ração) a base de esponjas como a da SFBB

 

O que são as "larvas vermelhas da san francisco bay com omega 3 bla bla, com sumo de limão e de alho" é industrializado??? fale-me mais delas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu cá ponho umas vitaminas que já trazem esponja dentro.

 

as vitaminas são da boyd -- vita-chem a.s. tem vit. ,amino-ácidos e esponja . tive uma borboleta que passados duas semanas no aquário começou a desenvolver chagas no corpo ,dei as vitaminas desapareceu passado uma semana . parei durante umA SEMANA e voltaram ,comecei a dar as vitaminas e tornaram a desaparecer .desde então nunca mais parei de dar as vitaminas .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Rodrigo .

 

as vitaminas têm de ser da compania Boyd Enterprises da Florida .

 

nas instruções dizem na água eu ponho a comida que vou usar ( granulado-- só uso granulado ) numa taça e ponho várias gotas das vit. e deixo empapar durante 15 a 30 minutos e depois dou aos peixes . vais ver a diferença de certeza . se é na comida viva como artémia ,separo a artémia para um copo com água do frasco em que elas nasceram e ponho ( de maneira a ficarem bem deluídas )- várias gotas e deixo ficar por 15 minutos e depois ponho tudo no aquário .

 

a boyd saíu agora com um granulado em que já tem as vitaminas incorporadas . o vendedor diz que são o topo e que levaram 2 anos para consequir o que fizeram .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais