SFonseca 12 Posted April 2, 2020 Share Posted April 2, 2020 Olá a todos, Tenho actualmente um aquário que fiz à medida, tendo as dimensões de 1.50x0.30x0.30mts. O filtro que tenho (Fluval 307) que faz 1150L/H, ao chegar à outra ponta do aquário já perdeu muita da força e ainda tem que voltar para trás levando a que os nutrientes não estejam a bem distribuídos. Digo isto porque estou a ter dificuldades no crescimento do tapete (Eleocharis Mini). Coloquei um skimmer (Eihem 350 na potencia mínima) na outra ponta para ajudar a fazer a circulação completa, mas na vossa opinião será melhor colocar o skimmer na horizontal junto a superfície (como esta na imagem) ou na vertical? e se a junção do filtro + skimmer não será muita circulação? Penso que não se trata de fertilização, dado que coloco a cada TPA 10ppm de KNO3 e 1ppm de KHO2PO4, e nos restantes dias 15ml de Tropica Specialized, com 1 bolha por segundo de Co2. A iluminação, tenho duas Twinstar 600E a 10cm da superfície. As restantes plantas estão bem de crescimento. Agradeço a vossa ajuda para entender qual a melhor forma de fazer a circulação da água de forma mais homogénea. Link to post Share on other sites
Emejet 175 Posted April 3, 2020 Share Posted April 3, 2020 Boas. Não é uma medida de aquário muito comum mas até que gosto de ver assim! Eu colocava o skimmer na vertical e deixava-o desse mesmo lado para ajudar na circulação da água e até na distribuição do Co2. Além de que na horizontal pode sugar mais facilmente algum vivo e não te ajuda na limpeza da superfície. Se continuares a verificar pouca circulação, não sei até que ponto não seria útil a colocação de outro filtro (menos potente do actual por exemplo). Link to post Share on other sites
SFonseca 12 Posted April 13, 2020 Author Share Posted April 13, 2020 On 03/04/2020 at 17:34, Emejet disse: Boas. Não é uma medida de aquário muito comum mas até que gosto de ver assim! Eu colocava o skimmer na vertical e deixava-o desse mesmo lado para ajudar na circulação da água e até na distribuição do Co2. Além de que na horizontal pode sugar mais facilmente algum vivo e não te ajuda na limpeza da superfície. Se continuares a verificar pouca circulação, não sei até que ponto não seria útil a colocação de outro filtro (menos potente do actual por exemplo). Olá Emejet, Neste momento troquei as posições do Outflow e o Skimmer (inverti).Percebi que a forma como o layout esta feito, pondo o Outflow mais para trás, ganho mais circulação, dado que o aquário é estreito e com a disposição das pedras, faz com que a agua que sai do filtro avance mais em vez de se espalhar. Do outro lado, pus o skimmer na vertical e no vidro da frente para complementar o circuito de circulação. 1 Link to post Share on other sites
Recommended Posts