Montagem de novo aquário com matéria de aquário já maturado


Recommended Posts

Boa tarde,montei ontem um aqua de 20 litros para camarões utilizando água,cerâmicas e lã do meu aquário principal.  Fiz hoje um teste e tenho amónia 0 , no3 a 100 e NO2 0.o ph está a 6.4 igual ao do meu aquário principal.a minha questão é se o aquário já estara com o ciclo feito,se faço um tpa para reduzir nitratos. Gostava de ter uma opinião .obrigada

Link to post
Share on other sites

É uma boa questão ao qual irei querer ver as respostas de quem sabe. Pela lógica, visto teres usado água, matéria filtrante de um aquário que já está maturado, deverá estar quase pronto.
Mas esse aquário foi colocado só água do outro? As matérias filtrantes são todas do antigo aquário? Ou tiveste que meter mais água e matérias filtrantes?
As decorações são novas? Lavadas com água da torneira? Não sei se isso, ao ser lavado da torneira não levará cloro, o que mata as bactérias, acho.

Enviado do meu ASUS ROG Phone II através do Tapatalk

Link to post
Share on other sites

Bem observado, mas coloco mais algumas questões em cima da que trazes. 

Nesse aquário que montaste de 20L que substrato utilizaste? É novo? É usado? Tens plantas, mesmo que de baixa manutenção (musgos, anubias, fetos)? 

Caso seja substrato novo, podes ainda vir a ter picos de amónia pelo que será sempre aconselhável aguardar 2/3 semanas antes de introduzir os camarões. 

 

Para todos os efeitos, é sempre bom para quem tem oportunidade de aproveitar matérias filtrantes e água maturadas, deste modo consegues que ciclo seja mais acelerado e mais rapidamente tens o aquário pronto a receber os vivos.

Link to post
Share on other sites

Sendo assim, apesar de o manado não ser muito rico em nutrientes, aconselho a esperar umas 2 semanas antes de introduzir os primeiros vivos. 
Neste caso até o próprio substrato vai servir de alojamento para a colónia de bactérias e até isso acontecer irão surgir algumas instabilidades no ecossistema perfeitamente normais resultantes de uma maior carga de orgânica.

Aconselho uma passagem pela área que temos dedicada aos camarões aqui no fórum https://www.aquariofilia.net/forum/forum/145-camarões/

 

Link to post
Share on other sites

O ciclo serve para ganhar as bactérias necessárias para completar o ciclo do azoto, se está a colocar matérias filtrantes que já têm bactérias, fica com o aquário desde logo ciclado. Ainda assim, convém não adicionar demasiados peixes de uma só vez, até porque 20L também não dá para grande coisa. Além disso, como já foi dito, é preciso saber se o substrato larga muita amónia e se o filtro já consegue lidar com isso (pelo valor dos Nitratos parece-me que sim) antes de adicionar vivos.

Os Nitratos estão demasiado altos e portanto deve fazer TPAs para reduzir o máximo possível, idealmente para cerca de 10 a 30ppm. Mas não mude muita água de uma vez, faça por exemplo uma TPA de 30% a 50% todos os dias até ficar com os Nitratos em ordem.

Edited by João Cardoso (Kadoxu)
Link to post
Share on other sites

Boa tarde.eu fiz ontem  tpa de cerca de 30% hoje medi e os nitratos e já estava só um pouco acima dos 50.entretanto hoje fiz outro tpa do mesmo volume.amanha vou medir para ver como está e se já posso introduzir os camarões.obrigado pela ajuda

Link to post
Share on other sites
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.