Filtro externo, o que usar?


Recommended Posts

Pessoal, sou novo aqui no forum e novo tambem no mundo da aquariofilia, estou projetando um filtro externo baseado em alguns projetos encontrado aqui na net, e tenho uma duvida:

 

Qual os materias ideais para usar no filtro? e qual a sequencia deles em relação a entrada da agua no filtro?

 

Meu aquario é plantado de 180 litros. Agradeço a todos pela atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Qual os materias ideais para usar no filtro? e qual a sequencia deles em relação a entrada da agua no filtro?

Podes usar apenas fibra/lã/esponjas e cerâmica (para teres uma boa colónia de bactérias).

 

A ordem dos materias depende da entrada da água do filtro:

Se a água entrar por baixo deves colocar a fibra ou lã no fundo e a cerâmica em cima.

Se a água entrar por cima deves colocar a cerâmica em baixo e a lã em cima.

 

A ideia é tentar manter as cerâmicas limpas. :shock:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Eu vou discordar um pouco do Nuno (espero que não leves a mal), mas acho que a ordem é inversa ao que ele diz (pelo menos os meus filtros vinham montados ao contrario).

 

A ordem em que as materias filtrantes devem estar é (no sentido da agua) -> bioballs, ceramicas, esponjas das mais largas até a mais fina e por ultimo fibra.

 

O carvão activado acho que retira muitos nutrientes as plantas e as ceramicas que eu tenho não alteram o Ph da agua

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou discordar um pouco do Nuno (espero que não leves a mal)

É na boa... :shock:

mas acho que a ordem é inversa ao que ele diz (pelo menos os meus filtros vinham montados ao contrario).

A ordem em que as materias filtrantes devem estar é (no sentido da agua) -> bioballs, ceramicas, esponjas das mais largas até a mais fina e por ultimo fibra.

Que filtro tens?

 

Passo a explicar a minha ideia: no sentido da água devemos colocar esponja/lã grossa, esponja/lã fina e no fim cerâmica.

Com um esquema destes montados consegues apanhar primeiro os detritos maiores, depois os mais pequenos e no fim fazes passar a água "quase limpa" pelas cerâmicas.

No meu entender a cerâmica, se começar a ficar muito suja, vai ficar com os poros entupidos (de "lixo"). :shock:

Ora, se tens poros entupidos tens menos área para a fixação de bactérias.

 

Deixo o exemplo do filtro da Fluval em que a cerâmica é colocada nas ultimas "caixas" do mesmo.

Fluval-Schnittbild.gif

 

 

Penso que existem marcas (acho que a Eheim tem...) a comercializar "cerâmicas" que podem fazer filtragem mecânica (apanham os detritos maiores). Não será esta a função da tua?

 

São ideias e montagens diferentes.... :lol:

 

O carvão activado acho que retira muitos nutrientes as plantas e as ceramicas que eu tenho não alteram o Ph da agua

Exacto.

As cerâmicas são neutras. Não alteram o pH.

Servem para fazer a filtragem biológica.

 

IronMaiden, talvez fosse bom dares uma vista de olhos neste site: http://faq.thekrib.com/pt/ principalmente aqui: http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html

 

As bactérias nitrificadoras que falam nesse site são muito importantes para manter o equilíbrio do aquário. Fixam-se nas esponjas e cerâmicas (e noutros locais) do filtro (e aquário). Tens de ter sempre uma boa colónia destas bactérias.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Se a fibra ou lã for a primeira coisa acho que vai deixar de ter tanto fluxo pois fica mais rapidamente entupida

Por isso usamos esponjas ou lãs com "tamanhos" diferentes. Para apanhar primeiro as particulas grandes e depois as mais pequenas.

Se a 1ª camada for fina vai entupir de certeza mais rapidamente.

 

Como referi existem cerâmicas que são usadas para fazer filtragem mecânica.

Por exemplo, a CERMEC da JBL, consegue é ideal para apanhar detritos (embora também forneça área de fixação para as bactérias).

A BIOMEC já é mais indicada para filtragem biológica e não mecânica.

 

São cerâmicas com funções diferentes. :D

 

Se a cerâmica que vem no filtro for a Cermec então acho que deve ser a 1ª a ser colocada. Se o que tiveres for Biomec (ou outra equivalente) já acho que devia ser das ultimas a ser colocadas...

 

Isto, claro está, são opiniões... 8):wink:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nisso tenho que te dar razão.Depende da materia filtrante, pois a cermec é no segundo compartimento e a biomec no 3º ou 4º.

Mas como tu dizes , a Cermec é filtragem mecanica e a Biomec é filtragem Biologica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E para um filtro tipo canister qual a vazão ideal em L/H para esse tipo de filtro??

Num aquário de 180lt podes ter um filtro que debite 700l/hora ou 1400l/hora.

 

Depende da quantidade e do tipo de peixes que lá coloques...

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.