Recommended Posts

Posted (edited)
INFORMAÇÕES GERAIS DO AQUÁRIO :
 
Dimensões do aquário: Recipiente de plástico com 60L (óbviamente é apenas temporário)

FiltroFiltro de mochila que faz cerca de 700l/h

Matérias filtrantes: lã filtrante e argila expandida

Iluminação: Floodlight LED 30W.

 
PARÂMETROS DA ÁGUA:

Temperatura da água (ºC): 20ºC

pH: 7

Amônia: 0

Nitrito: 0

Nitrato: 30

TPA's (Trocas Parciais de Água): Tenho feito cerca de 10-20% dia sim dia não. Parei para fazer desparasitação (comecei com Esha 2000). 

 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS:

Fauna: 2 x Orandas juvenis e 10 x Planorbis

Aspecto físico: 1 das Orandas apresenta um olho baço com alguma saliência da massa branca que cobre o olho. Tem também alguns problemas nas barbatanas.

Aspecto comportamental: Comportamento parece normal.
 
Aspecto das fezes: Há uma semana tinha sinais de parasitas internos, com fezes brancas finas e longas. Depois de começar a desparasitação começou a apresentar sinais de constipação intestinal (fezes escuras e compridas que demoram a soltar-se.
 
Alimentação: Contra minha vontade, estão a ser alimentados com Flakes da Tetra (estou á espera de uma encomenda com comida Hikari desde dia 13 de Dezembro). O peixe em questão come normalmente
 
Flora: Vários tipos de plantas flutuantes e 3 bolas de musgo (Marimo).
 
Observações: 
Tive alguns problemas com os parâmetros da água (não tenho encontrado os produtos das marcas que conheço e que sei que funcionam, os que comprei não estão a funcionar como previsto, também estou a utilizar testes para a água que não gosto muito, porque estou a espera de um kit decente desde dia 13 de Dezembro). 
 
Estou a pensar fazer uns banhos de sal para ver se o olho melhora, pelo menos enquanto não chega a minha encomenda com os outros produtos para a desparasitação, mas gostava de saber se já alguém teve um peixe com este problema e se o conseguiu resolver. Não sei se se trata de uma lesão, infecção bacteriana, ou de um parasita ou fungo, ou se foi apenas devido á má qualidade da água que tive.
 
Edited by João Cardoso (Kadoxu)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pesquisa por Exoftalmia.

Não sou nenhum especialista em deteção de doenças mas é o mais parecido que encontrei.

Share this post


Link to post
Share on other sites
há 8 horas, Brunomcc2000 disse:

Pesquisa por Exoftalmia.

Não sou nenhum especialista em deteção de doenças mas é o mais parecido que encontrei.

Exoftalmia é quando o olho sai da órbita. Neste caso, o que parece estar saliente é a massa branca que cobriu o olho, não o olho em si.

Tenho quase a certeza que se trata de uma infecção bacteriana e que só se trata com injecções... Ainda vou experimentar banhos de sal e um antibiótico, mas não sei se terá algum resultado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bem então não sei, tirando essa hipótese talvez puderá ter sido um objeto afiado onde possa ter batido com o olho ou algum outro peixe que lhe tenha atacado o olho, em ambos os casos pode haver um ferimento e uma infeção, na falta de certezas fazes bem tratar como sendo uma infeção não perdes nada em tentar.

Boa sorte.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Share this post


Link to post
Share on other sites