Oranda com olho branco


Recommended Posts

INFORMAÇÕES GERAIS DO AQUÁRIO :
 
Dimensões do aquário: Recipiente de plástico com 60L (óbviamente é apenas temporário)

FiltroFiltro de mochila que faz cerca de 700l/h

Matérias filtrantes: lã filtrante e argila expandida

Iluminação: Floodlight LED 30W.

 
PARÂMETROS DA ÁGUA:

Temperatura da água (ºC): 20ºC

pH: 7

Amônia: 0

Nitrito: 0

Nitrato: 30

TPA's (Trocas Parciais de Água): Tenho feito cerca de 10-20% dia sim dia não. Parei para fazer desparasitação (comecei com Esha 2000). 

 
INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS:

Fauna: 2 x Orandas juvenis e 10 x Planorbis

Aspecto físico: 1 das Orandas apresenta um olho baço com alguma saliência da massa branca que cobre o olho. Tem também alguns problemas nas barbatanas.

Aspecto comportamental: Comportamento parece normal.
 
Aspecto das fezes: Há uma semana tinha sinais de parasitas internos, com fezes brancas finas e longas. Depois de começar a desparasitação começou a apresentar sinais de constipação intestinal (fezes escuras e compridas que demoram a soltar-se.
 
Alimentação: Contra minha vontade, estão a ser alimentados com Flakes da Tetra (estou á espera de uma encomenda com comida Hikari desde dia 13 de Dezembro). O peixe em questão come normalmente
 
Flora: Vários tipos de plantas flutuantes e 3 bolas de musgo (Marimo).
 
Observações: 
Tive alguns problemas com os parâmetros da água (não tenho encontrado os produtos das marcas que conheço e que sei que funcionam, os que comprei não estão a funcionar como previsto, também estou a utilizar testes para a água que não gosto muito, porque estou a espera de um kit decente desde dia 13 de Dezembro). 
 
Estou a pensar fazer uns banhos de sal para ver se o olho melhora, pelo menos enquanto não chega a minha encomenda com os outros produtos para a desparasitação, mas gostava de saber se já alguém teve um peixe com este problema e se o conseguiu resolver. Não sei se se trata de uma lesão, infecção bacteriana, ou de um parasita ou fungo, ou se foi apenas devido á má qualidade da água que tive.
 
Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Brunomcc2000 disse:

Pesquisa por Exoftalmia.

Não sou nenhum especialista em deteção de doenças mas é o mais parecido que encontrei.

Exoftalmia é quando o olho sai da órbita. Neste caso, o que parece estar saliente é a massa branca que cobriu o olho, não o olho em si.

Tenho quase a certeza que se trata de uma infecção bacteriana e que só se trata com injecções... Ainda vou experimentar banhos de sal e um antibiótico, mas não sei se terá algum resultado.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem então não sei, tirando essa hipótese talvez puderá ter sido um objeto afiado onde possa ter batido com o olho ou algum outro peixe que lhe tenha atacado o olho, em ambos os casos pode haver um ferimento e uma infeção, na falta de certezas fazes bem tratar como sendo uma infeção não perdes nada em tentar.

Boa sorte.

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais