Supershrimp - Opae ula


bodasantos

Recommended Posts

s-l300.jpg

Bom dia a todos,

Alguém sabe se existe algum fornecedor/vendedor da espécie Opae ula em Portugal ou arredores? Ou algum de vocês mantém esta espécie?

Não está fácil encontrar camarões destes para montar um aqua. Pergunto-me até se eles existem na europa, pelo menos fora do reino unido, uma vez que os raros fornecedores ou já não estão em atividade ou não os enviam para fora.

Tendo em conta a suposta tenacidade, longevidade e facilidade de manutenção da espécie, é difícil compreender como é que não há pessoal a criar e a divulgar estes super camarões.

Agradeço qualquer partilha de conhecimento relativa a esta espécie.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

16 hours ago, bodasantos said:

Não está fácil encontrar camarões destes para montar um aqua. Pergunto-me até se eles existem na europa, pelo menos fora do reino unido, uma vez que os raros fornecedores ou já não estão em atividade ou não os enviam para fora.

Tendo em conta a suposta tenacidade, longevidade e facilidade de manutenção da espécie, é difícil compreender como é que não há pessoal a criar e a divulgar estes super camarões.

Penso que a dificuldade em encontrar em Portugal estará associada a ser uma espécie de água salobra, que me parece ser pouco comum em Portugal.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 29/10/2019 at 09:41, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Penso que a dificuldade em encontrar em Portugal estará associada a ser uma espécie de água salobra, que me parece ser pouco comum em Portugal.

É claro que as espécies de água doce estão mais implantadas, até porque é mais fácil vender camarões que se adaptem à maioria dos aquários já existentes. 
No entanto, e uma vez que os aquários de invertebrados são cada vez mais comuns, é estranho esta espécie não ter expressão aparente na maior parte da Europa.
Não se pode comparar o nosso cenário (europeu) com o asiático ou americano (de onde a espécie é originaria - Havai), mas daí a não existirem criadores/vendedores em países como a Alemanha, faz-me alguma confusão.
Quem tem aquários dedicados a uma única coloração de caridinas, e chega a dar 30€ por camarão, não teria interesse num aqua de Opae ula's?
Os únicos entraves que eu consigo considerar são o que torna esta espécie tão interessante. Uma esperança média de vida de até 20 anos, resistência a todo o tipo de condições adversas muito acima da média para um camarão, taxas de reprodução lentas, manutenção mais do que fácil e gastos praticamente nulos com alimentação/iluminação/filtragem/etc.
Não é uma boa espécie para vender mas é ótima para manter como hobby ou para aficionados. Tanto quanto sei apenas existe o fenótipo selvagem, pelo que só aí há todo um mundo novo para descobrir e desenvolver.  

eco-esferas.jpg

Em meados dos anos 90 as "eco esferas" foram bastante faladas, e entretanto descobri que ainda são vendidas, mas dar 100€ por uma bola de vidro com 3 camarões lá dentro (normalmente condenados a morrer lentamente), não é uma alternativa viável. 
Até agora a única alternativa que encontrei para adquirir esta espécie em portugal é investir 250/300€ numa "eco esfera" de tamanho médio, partir o vidro, montar um aqua e rezar para que os camarões (uma dúzia se tanto) não sejam todos machos ou fêmeas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, parece que afinal é possível encontrar a espécie Halocaridina rubra (opae ula) à venda na europa. 

Halocaridina rubra - Alemanha

Apesar de o preço não ser muito convidativo (7€/camarão), os portes devem ficar por volta dos 12€ (via DHL), o que torna esta alternativa bem mais atrativa do que as "eco esferas"). 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais