Remontagem aquário 105 litros


Ricky Gomes

Recommended Posts

Boas pessoal. Quando iniciei este projecto do aquário de 105 litros, pouco percebia do assunto e tive imensas dúvidas e cometi também alguns erros. Vocês ajudaram muito a entender este hobby. Vou tendo dúvidas ainda como é normal. Todos os dias leio os novos tópicos para ir aprendendo mais e mais.

 

Agora remontei o aquário de 105 litros

 

(queria acrescentar aqui, que aproveitei cerca de metade da agua antes de remontar, o filtro esteve a trabalhar num balde onde estavam os peixes portanto o ciclo não resetou.)

 

Setup:

 

76x36x42 105 litros

 

Filtro externo 1200 l/h

Termostato 100w

 

Calha de 18w 1650 lumens - a calha tava a pensar adquirir uma chihiros, precisava de saber uma que se adquade ao meu aquario

 

Co2 de botijas descartáveis, próximo mês vou adquirir o extintor co2 e comprar o Redutor e o resto para completar o sistema e desfazer me das botijas descartáveis

 

Substrato ADA Amazónia 9kg mais 3kg

Pedras dragon stone

 

Monte Carlo

Rotala rotundifolia

Echinodorus bleheri

Sagittaria subulata

Cryptocoryne pigmea

Cryptocoryne wendtii brown

Alternanthera reineckii mini

 

11 neons

6 rasbora harlequim

6 barbos cereja 3m 3f

4 búzios helena

 

 

Agora precisava de conselhos sobre a fertilização. A partir de quando devo fertilizar?

 

Que calha chihiros devo comprar para substituir esta?

 

O que acham do layout? Acrescento alguma planta? O que ainda daria para mudar?

 

Aceito sugestões

 

Ps: na foto aparece um skimmer que estava a usar para retirar a poeira que o substrato largou e deixou a agua suja. Irei só usar o skimmer para podas

 

Abraço 7dd70add8dc1a4bf20da0b20cbd0afa4.jpg&key=00c81468f177e0e4115a47b864067bff743d784690c5d975f7af9237e2dfac87

 

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como pedido aqui estou! 🤣

A poeira é normal. Convém tentar remover alguma poeira das plantas, agitas um pouco a água perto das plantas com a mão.

Quanto a fertilização, para as plantas que tens, em princípio nos primeiros 2 meses não precisas de fazer nada.

Agora, o que me ensinaram a fazer com um plantado é na primeira semana fazer TPAs todos os dias durante a primeira semana, dia sim dia não na segunda semana, 2 TPAs na terceira e quarta semanas e a partir daí 1 vez por semana. Isto para compensar os nutrientes em excesso libertados tanto pelo substrato como pelas plantas a "meltar".

 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O layout, a pedra grandre do lado esquerdo chama muito á atenção, não sei se é por estar inclinada para o lado esquerdo ou se é por ser a maior e estar um pouco mais á frente. Eu tentava ver se fica bem inclinada para o outro lado, talvez um pouco mais para trás e com algumas mais pequenas á frente para quebrar um pouco, outra opção e retirar essa pedra.

Quanto á luz, os valores que se utilizam aqui no fórum como referência (Whatts e Lumens) a mim não me dizem nada, especialmente quando falamos de LEDs. Isto dito, eu quando fiz um aquário de 60L com montecarlo tinha 2 chihiros a funcionar.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E tinhas 8h de luz aceso? Como a chihiros tem fama de alta iluminação. Eu estava a pensar adquirir a A601. Para poder apostar em plantas mais exigentes também.

Em relação há pedra realmente está muito chegada há frente. Vou chega lá para trás e por umas mais pequenas há frente da grande e ver como fica.

Bem, agora é seguir com tpas regularmente. Coloquei um skimmer para ajudar a remover a tal poeira. Quando devo podar a monte Carlo? Digo isto porque já tenho uns pés já com uns 2 cm

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As luzes da Chihiros normalmente vêm com um controlador que permite alterar a intensidade da luz. Já não me lembro se tem 6 ou 10 níveis de intensidade, mas nunca as utilizei no máximo em ocasião nenhuma. Nunca utilizei outra marca para água doce, portanto também não posso fazer comparações.

Daquilo que me recordo, a montecarlo devia estar a expandir-se junto ao substrato, se for esse o caso, não é preciso podar ainda. Se estiver a crescer em direcção á superfície, é porque a luz provávelmente não é suficiente e deves tentar ou cortar e plantar o que cortas, ou tentar enterrar a ponta da planta no substrato para que ela se "agarre".

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.