FLAUTA OU BICO - QUAL O MELHOR PARA CO2


Recommended Posts

Olá pessoal.

Após alguns anos de desleixo, resolvi este mês esvaziar e reparar (novos vidros) o meu aquário (120x40x55).

Ao inicio fui usando o meu Kit CO2 da JBL, mas, ou porque o reator (sera) que estava ligado a um 2º filtro estava sempre "sujo", ou porque não via grande crescimento nas plantas acabei por o desligar.

Agora e antes de iniciar novo set up, penso voltar ao uso do CO2, acabando por adquirir um "JBL Proflora Direct CO2 Inline Diffuser", contudo tenho algumas dúvidas que gostaria de partilhar:

1º Uso garrafa de 500gr de CO2, que em casa ia recarregando de uma de 10kg que me deram (máquina de finos) em 2013. Acho que a garrafa grande ainda terá cerca de 6Kg disponíveis, mas ainda estará bom passados estes anos??

2º Desta feita, apenas irei usar o filtro principal (JBL 1501), mas, estando a usar o "JBL Proflora Direct CO2" qual a saída mais eficaz, a flauta ou o bico??

3º Irei manter as 2 lâmpadas T5 de 54W, será (in)suficiente para manter plantas sem as temidas "algas"??

Obrigado

Cumprimentos

Editado por farodriguez007
erros gramaticais
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

1 - desde que a garrafa não tenhas fugas e perdido o Co2, este está em condições para uso.

2- eu prefiro o uso de lilly pipes, no entanto as flautas costumam ser muito boas a criar movimento dentro do aquario. De qualquer maneira ambas as opções são boas, a eficiência depende do posicionamento.

3- as T5 2x54 watts crescem plantas de certeza, eu ainda tenho uma calha dessas em casa. Agora quanto a crescerem algas, dependem de como cuidares do teu aquário.

Eu não tenho problema em admitir que entre as calhas Led que tenho em casa e as T5, é a T5 que me costuma dar mais problemas de algas.

Mas isso tens é que encontrar o balanço entre luz, Co2 e fertilizacao.
Sem contar com boa manutenção regular do aquario.


O aquario em baixo usava 2x54 watts. Prova que com uma calha dessas cresces plantas. O aquario é 120x40x50 cm.
bf5eb1222e76cc106ab79c70482b35de.jpg

Enviado do meu PRA-LX1 através do Tapatalk

Aquadesign blog

Aquadesign by aquamaniac youtube

you can stop me...but you can't stop us all

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Muito obrigado pela pronta ajuda Bruno.

Bonito aquário esse.

Já agora aproveito a deixa e pergunto:

1º Consegues uma boa circulação com esse magnifico set up na parte central do aquário?

2º As plantas na parte central, crescem desde o nível inferior do aquário, ou elevas-te o solo (como)?

3º Quanto CO2 injetavas (bolhas por segundo (ppm?)) nesse aquário e durante quantas horas?

4º Vejo que a entrada de água é feita usando o "bico", está direcionado ao canto oposto (45º)?

5º Caso, mais tarde, pretenda alterar para iluminação led, qual seria o tipo e a quantidade adequada para o mesmo aquário?

 

Obrigado

 

Cumprimentos

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.