[AJUDA URGENTE] Algas a propagarem rapidamente!


RFM89

Recommended Posts

Boas,

Sou novato no mundo da aquariofilia, pelo que preciso da vossa ajuda.
Tenho algas tipo pelos nas plantas, vidro, areão e em especial no musgo e de ontem para hoje a situação piorou muito!
Tenho tufos desses "pelos" a "nadar" pelo aquário.

Eu não consegui identificar o tipo de algas e na loja da especialidade não tinham produto algicida. No meu filtro (Fluval 106) tenho Sera Siporax Algovec, que é uma materia filtrante biológica que supostamente faz concorrência alimentar às algas e desta forma as elimina, mas não resulta. Ontem adicionei um saquinho de Fluval Clearmax, conforme foi indicado pela loja...
 

O meu aquário é de 60 litros, e tenho alguns néons azuis e cardinais (uns 25) e um bótia palhaço.

Os meus valores de testes são:

Amónia 0,0mg/l
Nitritos 0,0mg/l
Nitratos 10mg/l
PH 6.5

Temperatura da água: 27ºC.

Infelizmente não tenho teste de fosfatos e de momento não posso comprar.
Já reduzi a iluminação para 6h diárias e neste momento tenho a luz completamente apagada devido ao estado em que o aquário está a ficar...

 

Anexo fotografias do problema...

20190622-151151.jpg
20190622-151203.jpg
20190622-151214.jpg
20190622-151223.jpg
20190622-151228.jpg
20190622-151235.jpg
20190622-151241.jpg
20190622-151258.jpg/a>

 

Por favor, se alguém puder ajudar ficaria eternamente grato, porque não sei mesmo o que hei de fazer mais.

Editado por RFM89
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já fizestes bem em reduzir as horas de iluminação, mas ainda é preciso mais informação. Fizestes o ciclo de azoto?

Esse aquário apanha luz solar direta ou indireta?

Fazes fertilização?

Tenta retirar ao máximo as algas das plantas (podes mesmo tirar para fora e limpar, tbm há um use banho de  água oxigenada mas não sei as proporções), faz um black out total ao aquário (durante uma semana) para as algas e esporos morrerem.

Planta espécies de crescimento rápido para competirem com as algas.

Mas tens que tentar perceber qual a origem do surto porque senão voltam a aparecer.

Quanto às informação que nós disponibilizada tens aí outro problema esse botia não é peixe para um aquário desse tamanho.

Cumprimentos

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado pela ajuda!
 

O ciclo sim está feito já há algum tempo, o aquário apanha claridade, mas não luz solar directa. Apenas alguma luz proveniente de uma porta envidraçada. E tem ainda um cortinado pelo caminho.

De fertilizante, não tenho substrato mas costumo adicionar a cada 15 dias o Sera Florena, e só no inicio utilizei Sera Florenette.


Sim, o bótia terá de ir passear, mas foi a única solução que tive para os caracóis, que efectivamente desapareceram. Não faço CO2 e durante a noite tenho mesmo de ter a bomba de ar ligada, porque quando não tinha bomba de ar os peixes morriam de um dia para o outro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas RFM89

Para já eu fazia uma TPA,mas antes tentava tirar ao máximo com uma escova de dentes limpa e só usada para o efeito,e manualmente limpar o que for possível,depois fazer uma tpa grande,tenta colocares plantas de crescimento rápido para consumirem os nutrientes em demasia.

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Passei as plantas todas para uma caixinha com agua do aquario, um aquecedor e uma bombinha e coloquei no alpendre para amanhã terem claridade.

Limpei todo o aquario e o areão, deixei que o filtro aspirasse tudo. Fiz uma TPA superior a 50% de água e amanhã vou limpar o filtro para ter a certeza que todas as impurezas sairam...

O aquário tinha ainda mais algas do que imaginava, mesmo debaixo do areão e nos vidros... É uma espécie de um lodo verde escuro...
Não entendo mesmo o que se está a passar e de onde veio esta porcaria toda. A própria água cheirava a verdete, é mesmo muito estranho e o pior é que foi uma situação espontanea e que se propagou rapidamente, em cerca de 24h.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado na limpeza do filtro para não perderes a colonia de bactérias, limpas com água do aquário. Se não houver muita sujidade até deverias fazer essa limpeza na próxima semana porque já estás a mexer muito no ambiente do aquário.

Mas tend que conseguir perceber qual a origem do problema senão volta a acontecer o mesmo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas RFM89,

Tendo em conta os bons conselhos que já te deram, eu no teu caso após essa limpeza toda e tpa faria um blackout de 5 dias seguidos sem ponta de luz (aqua completamente tapado) as plantas têm reservas de nutrientes que sustentam esses 5 dias já as algas não por esse motivo o dito blackout...
Esse problema provém de deficiência de fertilização /iluminação.
10ppm de Nitratos é pouco, deverias manter entre 20ppm mínimo e 40ppm máximo. Revê os componentes do teu fertilizante, acredito que haja carência de algum nutriente, mas para isso deverias ter também um teste de Fosfatos, ou então leva um pouco da tua água a uma loja para que te façam um teste mais completo.

Todo o aquariofilista passa por essa fase, agora é a tua vez, não desanimes

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos conselhos.

Então hoje efectuei a limpeza do filtro e fiquei em choque com a sujidade que encontrei... Necessitei de tirar duas vezes água do aquário para conseguir limpar o filtro. As esponjas pré filtrantes estavam completamente tapadas de verde e obstruídas.

As algas que tenho são gelatinosas, verde forte e muito agarradas às plantas, dificilimas de remover...

Lavadas as plantas, coloquei de novo no aquário à excepção do musgo e hoje o blackout continua e vou fazer os 5 dias conforme as vossas recomendações.
 

Eu faço poucas TPA e mesmo assim os nitratos não sobem nem a pau. Cheguei a ter 0 na leitura de nitratos porque aparentemente as plantas consomem-nos rapidamente.

Um filtro UV era suficiente para exterminar este problema?

 

Obrigado a todos mais uma vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

So acho que estamos a esquecer um pormenor isto não me parece algas mas sim cianobacterias.
Faz uma pesquisa para ver como tratar.

Enviado do meu Galaxy S10e através do Tapatalk

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas RFM89

Lê aqui. http://myaquarium.com.br/artigos/aquarioplantado/removendo-cianobacterias-do-aquario/  pode-te dar uma ideia como resolver o teu problema.

 

Cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.