[AJUDA URGENTE] Algas a propagarem rapidamente!


RFM89

Recommended Posts

Boas,

Sou novato no mundo da aquariofilia, pelo que preciso da vossa ajuda.
Tenho algas tipo pelos nas plantas, vidro, areão e em especial no musgo e de ontem para hoje a situação piorou muito!
Tenho tufos desses "pelos" a "nadar" pelo aquário.

Eu não consegui identificar o tipo de algas e na loja da especialidade não tinham produto algicida. No meu filtro (Fluval 106) tenho Sera Siporax Algovec, que é uma materia filtrante biológica que supostamente faz concorrência alimentar às algas e desta forma as elimina, mas não resulta. Ontem adicionei um saquinho de Fluval Clearmax, conforme foi indicado pela loja...
 

O meu aquário é de 60 litros, e tenho alguns néons azuis e cardinais (uns 25) e um bótia palhaço.

Os meus valores de testes são:

Amónia 0,0mg/l
Nitritos 0,0mg/l
Nitratos 10mg/l
PH 6.5

Temperatura da água: 27ºC.

Infelizmente não tenho teste de fosfatos e de momento não posso comprar.
Já reduzi a iluminação para 6h diárias e neste momento tenho a luz completamente apagada devido ao estado em que o aquário está a ficar...

 

Anexo fotografias do problema...

20190622-151151.jpg
20190622-151203.jpg
20190622-151214.jpg
20190622-151223.jpg
20190622-151228.jpg
20190622-151235.jpg
20190622-151241.jpg
20190622-151258.jpg/a>

 

Por favor, se alguém puder ajudar ficaria eternamente grato, porque não sei mesmo o que hei de fazer mais.

Editado por RFM89
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, já fizestes bem em reduzir as horas de iluminação, mas ainda é preciso mais informação. Fizestes o ciclo de azoto?

Esse aquário apanha luz solar direta ou indireta?

Fazes fertilização?

Tenta retirar ao máximo as algas das plantas (podes mesmo tirar para fora e limpar, tbm há um use banho de  água oxigenada mas não sei as proporções), faz um black out total ao aquário (durante uma semana) para as algas e esporos morrerem.