• advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
Tomás Hall

Um Novo Hobby - Ajuda

Recommended Posts

Boas malta, antes de mais se calhar pedir já desculpa por estar a criar um tópico que não devia e se calhar com dúvidas que já foram respondidas mas o fórum é extenso e é difícil conseguir ler tudo e cada caso é um caso.

O que se passa foi que comecei a interessar-me por este hobby da aquariofilia e esforcei-me  para tentar me informar como é que as coisas devem ser feitas e foi uma surpresa quando me apercebi que é bem mais complexo do que estava a espera. Isso não me assusta e por isso é que resolvi publicar aqui com os problemas que ainda tenho. Já li bastante o fórum por isso não estou completamente às cegas mas há muito coisa que me deixa confuso.

Antes de mais acho importante explicar em que ponto é que estou: Um amigo meu tinha um aquário que não usava, é um Juwel de 100L, tem uma tampa com duas lâmpadas o filtro é interno e também da Juwel (Bioflow Super), a bomba não funcionava e comprei uma de 300L/h. Este filtro não sei se alguns de vocês conhecem mas leva um conjunto específico de materiais filtrantes (bioPad S, biocarb S,  bioPlus fine M, Nitrax M). Vinha também com um termostato, tudo Juwel. Comprei também uma bomba de ar, disseram me que não era necessário mas achei que ficava engraçado e que melhorava um pouco a água. Trazia alguma decoração mas ainda vou fazer alterações. Como é a minha primeira experiência com estes animais tentei não exagerar na complexidade do que ia fazer e devido às informações que me deram mantive-me pelos peixes de água doce e também não quis plantar nada, embora vá colocar algumas plantas verdadeiras que me disseram que é possível.

Pronto, comecei por lavar bem o aquário com água e também as pedras que são o meu fundo, enchi o aquário, pus o filtro e o termostato a funcionar e deitei os dois líquidos que me indicaram na loja, os dois da SERA e também da SERA comprei uns testes em fitas que medem 6 parâmetros, imagino que os mais normais e importantes, também porque o investimento para o outro tipo de testes era muito maior. Entretanto comprei uma raiz para decoração que está à 5 dias +/- submerso em água para que deixe de boiar (estou com medo que nunca deixe de boiar) e não fiz muito mais por causa do ciclo do azoto (que me levanta alguns problemas). No meio deste processo tive um problema, a minha irmã que nada percebe nem quis perceber comprou sem eu saber 3 Tetra Neons e colocou os na água e eu sem saber o que fazer mantive-os lá pois também não havia grande opção. Desde então tenho vindo a alimentá-los com flocos da SERA que foi o que me deram na loja. Assim sendo o aquário está cheio à 3 semanas mais ou menos e tenho vindo e fazer os testes da água com alguma frequência, o que levanta problemas pois em quase todos os parâmetros os valores parecem me bem mas nos Nitritos e Nitratos não existe grande variância como li que ia haver aqui no fórum e tenho medo que os testes não sejam muito precisos. 

Resumindo, neste momento as minhas maiores dúvidas são:

Como é que posso estar mais por dentro do ciclo de azoto e se estou a fazer alguma coisa mal ?

Quando e como devo realizar a TPA ? E que quantidade ? E na altura da TPA como proceder com as matérias filtrantes ? E se tenho de voltar a pôr os líquidos numa proporção correta à água que tiro ? 

Se os peixes estão em risco tendo em conta que parecem bem ?

Se é necessário comprar os outros tipos de testes para a água ?

Se o tronco vai mesmo parar de boiar ? HAHAHA

Se vou ter algum problemas com as plantas que comprar ?

Se fiz mal em comprar a bomba de ar ?

Como há coisas que não são explicadas muito ao pormenor aqui no fórum e são poucas as lojas onde os funcionários parecem confortáveis com o assunto agradecia que fossem o mais específicos possíveis nas dúvidas que expus e mais uma vez peço desculpa por uma mensagem tão alongada e chata se calhar. Agradecer já antecipadamente qualquer resposta mesmo que não seja a tudo porque é difícil de certeza, se for só a uma questão já é uma grande ajuda. 

Obrigado  

 

 

 

 

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Resposta rápida: está tudo bem, nada de alarmante! Mas cuidado!

 

Resposta mais detalhada:

O tronco deverá acabar por afundar mas se lhe puderes meter uma pedra em cima para o forçar acho melhor.

 

Podes e deves tentar colocar já uma planta. Procura por uma de baixa manutenção. As plantas ajudam a consumir os nitratos, mas não fazem milagres.

 

Fizeste bem em comprar a bomba de ar, se gostas de ver as bolhinhas foi o melhor que fizeste. Eu prefiro ter bolhas em vez de ter muita corrente e turbulência no topo da água

 

Com 3 Néons em 100L arriacava-me a dizer que quase não têm grande impacto nos nitritos e nitratos da água. Mas vai fazendo os testes e analisando com frequência.

Se os teus testes conseguirem medir nitritos, já tens nitritos a mais, no entanto ainda agora montei um aquário com 200L e meti-lhe 5 Néons ao fim de uma semana. Na 3a semana do aquário é que os nitritos subiram um pouco. Entrei em pânico. Fiz trocas de água de 20% dia sim dia não até os valores voltarem a zero. Como os valores também não eram muito elevados e foi só durante uns 4 ou 5 dias sobreviveram os 5. E entretanto já meti mais peixes e continua estável.

 

Resumindo: nada de pânico! Se os nitritos e nitratos subirem de repente basta trocar água a cada dois dias ou todos os dias caso continue a subir muito de um dia para o outro.

 

Os Néons são peixes que se dão melhor em cardume. Assim que estabilizes o aquário podes adicionar mais outros tantos. Eles sentem-se mais confortáveis em grupos grandes e 5, como no meu caso, são poucos.

 

Penso que não me esqueci de nenhuma dúvida.

 

Vai mantendo a situação atualizada por aqui

 

 

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Boas Tomás Hall

Deves colocar mais plantas de baixa manutenção,plantas são sempre uma ajuda e uma mais valia para um aquário, podes escolher muitas plantas para baixa manutenção olha aqui,https://tropica.com/en/plants/ sobre os testes de fitas não e muito viável,mas já que os tens lá terá que ser,para ficares mais dentro do ciclo do azoto tens aqui, 

podes fazer tpa,s semanais entre os 20%e os 30%se houver algum acidente que tenhas que fazer uma tpa maior faz,como deves fazer com a água das tpa,s,um ou dois dias antes da tpa colocas a água a descansar para sair o coloro,no dia em que fizeres a tpa tiras a água do aquário,e colocas as mesma quantidade no aquário que tirastes, sobre o tronco,se colocares uma pedra debaixo do troco preza com uma braçadeira de plástico,o tronco vai ficar lá,daqui a uns tempos se vires que o tronco já não sobe e só cortares a braçadeira,e tirares a pedra para fora,sobre a bomba de ar era escusado,mas já a tens o que fazer,nada,se comprares plantas de3 baixa manutenção não vais ter problema nenhum.

Cumprimentos 

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Só para te tranquilizar, acho que já foi tudo respondido nas 2 mensagens anteriores.
Podes colocar plantas como anubias, bucephalandras, foxtail (excelentes para estabilizar o aquário) e outras de baixa manutenção.
Com o tempo esse tronco muito provavelmente, além de taninos também poderá largar uma substância branca meio gelatinosa, fungos, aí como já tens fauna, convém aspirar para não aumentar a carga orgânica em decomposição.

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado por toda a ajuda, têm sido muito útil, mas tenho mais uma questão em relação a TPA... se vou pôr água de lado 2/3 dias para a fazer depois a mudança de temperatura não é ma para os peixinhos ? 

E hoje vou fazer a TPA de 50% da água, limpo as matérias filtrantes ? Troco-as ? Não sei bem o que fazer, eu uso Sera Nitrivec, tirando a água tenho de pôr outra vez algumas gotas ?

Editado por Tomás Hall

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Boas Tomás Hall

Se a água da tpa estiver muito fria,aqueces uns três o mais litros e distribuies com o resto da água e fica mais perto da água que tens no aquário,deixa de haver um choque,as matérias filtrantes só são limpas a quando limpas o filtro,não as trocas,sobre a Sera Nitrivec não acho que seija necessário colocares mais,podes fazer as TPA,s semanais,e não colocas mais gotas.

 

Cumprimentos  

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Boas Tomás

Então como estão as coisas,esta tudo a correr bem?

Cumprimentos  

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais
On 2/4/2019 at 7:37 PM, Tomás Hall said:

o filtro é interno e também da Juwel (Bioflow Super), a bomba não funcionava e comprei uma de 300L/h. Este filtro não sei se alguns de vocês conhecem mas leva um conjunto específico de materiais filtrantes (bioPad S, biocarb S,  bioPlus fine M, Nitrax M)

Boas só acrescentar ao que já foi dito (se não me falhou a leitura 😅) que esse filtro não é adequado. O mais adequado será um externo mas enquanto tiveres esse uma bomba de 300l/h não vai ser suficiente (não é uma regra porque depende de muitos fatores mas no mínimo 5x a litragem do aquário). O biocarb penso que deve ser carvão ativado por isso deves retirar e se for usado como percebi pela leitura mais rápido o deves fazer, o carvão ativado serve para retirar medicamentos e outras impurezas da água mas quando estiver saturado volta a largá-las dentro do aquário.

Cumprimentos

Partilhar este post


Link para o post
Partilhar nas redes sociais

Regista-te ou entra para comentar!

Para deixar um comentário é necessário estar registado. É muito fácil!

Criar uma conta

Regista-te e vem fazer parte desta comunidade! É fácil!

Registar-me

Entrar

Já estás registado? Entra aqui!

Entrar agora