Tomás Hall

Membro
  • #Conteúdo

    18
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por Tomás Hall

  1. Boa tarde, Estou a colocar aqui este tópico porque ando com umas dúvidas em relação a alimentação que dou aos meus peixinhos. Tenho uma aquário comunitário com várias espécies (molly’s; neon’s; platy’s; guppy’s e a “equipa de limpeza”) e já os tenho a algum tempo mas nunca consegui aqui no fórum perceber com clareza como deveria prosseguir em relação a alimentação. Atualmente dou-lhes flocos da SERA e um granulado também da SERA (que diz que é para camarões mas os peixinhos gostam e comem) e 1 vez por semana, às vezes mais, dou lhes as bloodworm’s congeladas e uma ervilha cozida e sem casca que me aconselharam a fazê-lo. So lhes dou comida uma vez por dia e numa quantidade completamente a olho tentando sempre fazer com que todos consigam comer. Já me disseram que a marca SERA não é boa e já ouvi e li muitas coisas em relação a isto mas é difícil perceber o que está certo e errado. Gostava, se pudessem, de me dizer se estou a fazer bem as coisas ou não. Obrigado
  2. Boas Ando a ficar super preocupado e stressada, já só penso nisto e gostava que me conseguissem ajudar. Tenho um aquário de 100L, li muito sobre aquariofilia e fiz tudo como fala aqui no fórum com ciclo, os produtos necessários, as respectivas TPA’s etc... Os parâmetros estão todos bem, menos o PH e a dureza que estão um pouco baixos e quando digo baixos é para os Guppy’s. (PH: 6.4/6.5 +-) No domingo que passou fiz a TPA como faço todas as semanas, (mais ou menos 35/40%) e troquei algumas matérias filtrantes que julguei já muito sujas e gastas. Tenho 1 guppy macho 3 fêmeas (que me parecem grávidas) e 2 alevinos que já nasceram no meu Aqua (sem eu sequer me aperceber, de um dia para o outro vi-os por lá) Na terça de manhã morreu o guppy macho que tinha, a cauda já tinha vindo a ficar mais “morta” e nesse dia acabou mesmo por morrer mas disseram me na loja que essa remessa de guppy’s que receberam vieram doentes e que estavam a começar a morrer. Eu ok tudo bem, mas ontem uma guppy começou a ficar estranha, mais sossegada, não comeu muito e andava mais pelo fundo, achei que seria trabalho de parto mas hoje foi o problema, a cauda começou a ficar meia “roída”, está muito calma, quase não comeu e perdeu o ponto preto por isso assumo que tenha perdido os filhotes, e deita do anus (imagino) uma espécie de fio de gel translúcido. Se calhar também pode ser da minha cabeça mas parece que apareceram umas marcas vermelhas no corpo dela como se fossem hemorragias internas. Todos os outros peixes estão bem inclusive as outras guppy’s e os alevinos. Tenho medo que se espalhe no aquário, tentei fazer tudo bem e com rigor e tenho medo que seja trabalho deitado ao lixo. O que será ? E o que posso fazer ? Ajuda POR FAVOR ! Ps: mal consiga tento por fotos mas vai ser difícil.
  3. Sim mas os outros peixes inclusive os outros guppy’s estão todos bem por isso e que acho que não seja da água mas por outro lado fico preocupado por causa da fêmea. Tenho medo que esteja doente ou que esteja stressada por causa dos outros peixitos. E a primeira gravidez que acompanho de perto no meu aquário. Desculpem tar a ser chato.
  4. Existem no AKI por exemplo colas em gel de cianocrilato. Mas diz que são supercolas como as que conhecemos normais e não fazem nenhuma referência a meio aquático ou aquários. Posso usar essas ?
  5. Sim mas os outros peixes inclusive os outros guppy’s estão todos bem por isso e que acho que não seja da água mas por outro lado fico preocupado por causa da fêmea. Tenho medo que esteja doente ou que esteja stressada por causa dos outros peixitos. E a primeira gravidez que acompanho de perto no meu aquário. Desculpem tar a ser chato.
  6. Desculpem tenho mais uma dúvida, está tudo a acontecer ao mesmo tempo !! 😕 tenho uma Guppy que já está grávida a algum tempo, acho que mais que 1 mês mas não posso especificar. E de à 2 dias para cá começou com sintomas de gravidez, anda mais parada, pelo fundo, acho que hoje não comeu grande coisa mas não há maneira de dar à luz os alevinos... agora olho para ela e posso estar a stressar, mas já nem a certeza tenho que esteja grávida. O que poderá ser ?
  7. Desculpem tenho mais uma dúvida, está tudo a acontecer ao mesmo tempo !! 😕 tenho uma Guppy que já está grávida a algum tempo, acho que mais que 1 mês mas não posso especificar. E de à 2 dias para cá começou com sintomas de gravidez, anda mais parada, pelo fundo, acho que hoje não comeu grande coisa mas não há maneira de dar à luz os alevinos... agora olho para ela e posso estar a stressar, mas já nem a certeza tenho que esteja grávida. O que poderá ser ?
  8. Estou exatamente igual, só que não tenho os Tetras e tenho Molly's e Otto's. Os Néons também mantêm-se todos bem, uma Guppy também já teve os filhotes e as outras duas estão prenhas, só mesmo o macho é que acabou por morrer. A minha irmã foi hoje à loja onde o comprei e a Senhora que mos vendeu disse que a remessa de Guppy's macho que recebeu veio toda doente e que estão a morrer. Fico triste pelo meu Guppy mas também um pouco aliviado por não ser no meu aquário. Se tiverem algum conselho para os próximos dias tendo em conta estas atualizações agradecia. Só mais uma dúvida, pedi à minha irmã para comprar algumas Anubias Nano para colar ao meu tronco, a Srª disse que existia uma cola própria para as colar ao tronco, sabem se isto é verdade? E se sim, onde a posso comprar? Cumps
  9. Então nao faço nada em relação ao PH? Eu sei que os neons precisam de um PH mais baixo que os Guppy's e o PH está mais proximo do ideal para neons, mas os Guppy's parecem uma espécie mais sensível.
  10. Eu digo isto porque todos os outros peixes estão bem, inclusive os outros guppy's. Tenho 3 fêmeas e 2 juvenis e todos andam bem, só o macho é que começou a parecer me estranho. Sei que tenho de subir um bocado o PH para os guppy's e vou comprar o produto já este fim de semana mas depois também tenho medo que essa subida afete os neons.
  11. Boas, Há uns dias comprei uns peixinhos entre eles um Guppy macho muito bonito, tinha uma cauda bem grande com um padrão muito colorido e vistoso. Parecia bastante saudável, andava sempre atrás das fêmeas e comia bem. Mas passado uns tempos reparei que a cauda começou a ficar mais pequena, as cores começaram a desaparecer e o comportamento mudou, já não anda sempre atrás das fêmeas e parece-me que perdeu um bocado de apetite. Todos os outros peixes, inclusive as guppy´s fêmeas, estão bem, não sei o que possa ser e queria saber se alguém me pode ajudar? Obrigado
  12. Para já continua a ser Biobox, ainda não tive problemas e os parâmetros da água andam bem, para além de que agora, da forma como o aquário está montado ia ser muito difícil mudar o filtro. Mas tenho outra dúvida, desta vez referente aos peixinhos. Há uns dias comprei uns peixinhos entre eles um Guppy macho muito bonito, tinha uma cauda bem grande com um padrão muito colorido e vistoso. Parecia bastante saudável, andava sempre atrás das fêmeas e comia bem. Mas passado uns tempos reparei que a cauda começou a ficar mais pequena, as cores começaram a desaparecer e o comportamento mudou, já não anda sempre atrás das fêmeas e parece-me que perdeu um bocado de apetite. Todos ou outros peixes estão bem, não sei o que possa ser e queria saber se alguém me pode ajudar?
  13. O BioPad é uma matéria filtrante que ponho no filtro, é branca e parece algodão... eu quando pus as matérias pus as que indicavam no site da Juwel para o meu filtro.
  14. Boa tarde, antes de mais agradecer todas as respostas e todas as ajudas. Neste momento estou com uma dúvida, já a coloquei aqui mas penso não ter percebido muito bem. Este fim de semana vou fazer uma nova TPA, e estava a pensar mudar uma das matérias filtrantes, a BioPad, que se têm de mudar com mais frequência, mas tenho medo de fazê-lo pois receio que com isso retire grande parte das bactérias do aquário. Existe alguma coisa que possa fazer para prevenir isso ou não há problema ? Também a matéria BioCarb não sei se ei de mudar, estou com alguns problemas em definir o intervalo de tempo que deixo as diferentes matérias. Supostamente nas caixas das matérias têm o intervalo de tempo mas não quero fiar-me nisso, mas acho que têm de ser trocadas, pelo menos a BioPad veio branca e já esta a ficar muito suja. Qualquer ajuda é preciosa. Só um PS, na quinta feira, comprei três guppy's para o meu aquário, fiz a devida climatização, os parâmetros da água estão bons, a temperatura está correta e todos os outros peixes parecem bem mas um dos guppy's na sexta já estava meio estranho e hoje de manhã apareceu morto no aquário. Eu imagino que ele já não tenha vindo bem da loja, mas se alguém me puder dizer se foi outra coisa agradecia. Mais uma vez muito obrigado.
  15. Muito obrigado por toda a ajuda, têm sido muito útil, mas tenho mais uma questão em relação a TPA... se vou pôr água de lado 2/3 dias para a fazer depois a mudança de temperatura não é ma para os peixinhos ? E hoje vou fazer a TPA de 50% da água, limpo as matérias filtrantes ? Troco-as ? Não sei bem o que fazer, eu uso Sera Nitrivec, tirando a água tenho de pôr outra vez algumas gotas ?
  16. Boas malta, antes de mais se calhar pedir já desculpa por estar a criar um tópico que não devia e se calhar com dúvidas que já foram respondidas mas o fórum é extenso e é difícil conseguir ler tudo e cada caso é um caso. O que se passa foi que comecei a interessar-me por este hobby da aquariofilia e esforcei-me para tentar me informar como é que as coisas devem ser feitas e foi uma surpresa quando me apercebi que é bem mais complexo do que estava a espera. Isso não me assusta e por isso é que resolvi publicar aqui com os problemas que ainda tenho. Já li bastante o fórum por isso não estou completamente às cegas mas há muito coisa que me deixa confuso. Antes de mais acho importante explicar em que ponto é que estou: Um amigo meu tinha um aquário que não usava, é um Juwel de 100L, tem uma tampa com duas lâmpadas o filtro é interno e também da Juwel (Bioflow Super), a bomba não funcionava e comprei uma de 300L/h. Este filtro não sei se alguns de vocês conhecem mas leva um conjunto específico de materiais filtrantes (bioPad S, biocarb S, bioPlus fine M, Nitrax M). Vinha também com um termostato, tudo Juwel. Comprei também uma bomba de ar, disseram me que não era necessário mas achei que ficava engraçado e que melhorava um pouco a água. Trazia alguma decoração mas ainda vou fazer alterações. Como é a minha primeira experiência com estes animais tentei não exagerar na complexidade do que ia fazer e devido às informações que me deram mantive-me pelos peixes de água doce e também não quis plantar nada, embora vá colocar algumas plantas verdadeiras que me disseram que é possível. Pronto, comecei por lavar bem o aquário com água e também as pedras que são o meu fundo, enchi o aquário, pus o filtro e o termostato a funcionar e deitei os dois líquidos que me indicaram na loja, os dois da SERA e também da SERA comprei uns testes em fitas que medem 6 parâmetros, imagino que os mais normais e importantes, também porque o investimento para o outro tipo de testes era muito maior. Entretanto comprei uma raiz para decoração que está à 5 dias +/- submerso em água para que deixe de boiar (estou com medo que nunca deixe de boiar) e não fiz muito mais por causa do ciclo do azoto (que me levanta alguns problemas). No meio deste processo tive um problema, a minha irmã que nada percebe nem quis perceber comprou sem eu saber 3 Tetra Neons e colocou os na água e eu sem saber o que fazer mantive-os lá pois também não havia grande opção. Desde então tenho vindo a alimentá-los com flocos da SERA que foi o que me deram na loja. Assim sendo o aquário está cheio à 3 semanas mais ou menos e tenho vindo e fazer os testes da água com alguma frequência, o que levanta problemas pois em quase todos os parâmetros os valores parecem me bem mas nos Nitritos e Nitratos não existe grande variância como li que ia haver aqui no fórum e tenho medo que os testes não sejam muito precisos. Resumindo, neste momento as minhas maiores dúvidas são: Como é que posso estar mais por dentro do ciclo de azoto e se estou a fazer alguma coisa mal ? Quando e como devo realizar a TPA ? E que quantidade ? E na altura da TPA como proceder com as matérias filtrantes ? E se tenho de voltar a pôr os líquidos numa proporção correta à água que tiro ? Se os peixes estão em risco tendo em conta que parecem bem ? Se é necessário comprar os outros tipos de testes para a água ? Se o tronco vai mesmo parar de boiar ? HAHAHA Se vou ter algum problemas com as plantas que comprar ? Se fiz mal em comprar a bomba de ar ? Como há coisas que não são explicadas muito ao pormenor aqui no fórum e são poucas as lojas onde os funcionários parecem confortáveis com o assunto agradecia que fossem o mais específicos possíveis nas dúvidas que expus e mais uma vez peço desculpa por uma mensagem tão alongada e chata se calhar. Agradecer já antecipadamente qualquer resposta mesmo que não seja a tudo porque é difícil de certeza, se for só a uma questão já é uma grande ajuda. Obrigado
  17. Pois o esperar é que é chato... queria ter o mais rápido posssivel o aquário pronto e bonito. Sabem me dizer se é imperativo que fique todo submerso, ele deve estar para aí 75% submerso pois não tenho recipientes maiores, estava a pensar vira ao fim de um tempo. Haverá problema ?
  18. Boas alguém me pode tirar uma dúvida relativamente a este assunto dos troncos. Comprei uma raíz numa loja de animais e ele boia. É normal ? E se for o que tenho de fazer ?