KukoPT

Película de gordura na superfície.

Recommended Posts

Boas amigos.

Venho aqui relatar um problema e a respectiva solução.

 

Á cerca de um mês troquei de calha para uma chihiros a801plus, desde então tem-se formado uma película de gordura na superfície da água, para ver se resolvia o problema coloquei uma bomba de circulação, aspirei a superfície durante a tpa e nada resolvia. Hoje de manhã fiz a tpa semanal e decidi subir a calha dos 10cm para os 15cm da superfície da água. Á noite quando chego a casa olho para o aqua e nada de gordura.

 

Cumps.

 

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia @KukoPT

 

Normalmente o biofilme que podemos observar na superfície dos nossos aquários é o resultado das proteínas libertadas pela massa vegetal e também da matéria em decomposição no ecossistema. Não creio que a luz tenha um resultado tão imediato na resolução desse problema, a longo prazo sim pois estás a inibir as plantas de absorver tanta luz e acabas por lhes reduzir o metabolismo, como resultado da menor absorção também trará menos libertação de proteína. 

O importante é encontrar o ponto de equilíbrio, talvez esses 5 cm tenham feito muita diferença e podes vir a ter problemas de crescimento das plantas a longo prazo. Há certos elementos que ao alterarmos no ecossistema, principalmente luz, co2 e filtragem, só irão surtir efeito  algumas semanas após a mudança. A Natureza tem o seu ritmo e não podemos transformar isso. 

Para uma resolução mais direta desse problema eu apostava antes numa melhor "oxigenação" da água do aquário, e não precisas de ligar uma bomba de ar para o fazeres (depende da dimensão do problema), basta levantar o outflow do filtro para que ele provoque uma maior agitação de superfície e assim facilita, e muito, as trocas gasosas do ecossistema.

 

Abraço

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites