Construir Aquário nano low-low-tech


MrOverclock

Recommended Posts

Viva pessoal.

Quando era adolescente tive em casa dos meus pais um aquário durante vários anos onde tivemos, criámos e trocámos muitos Gupys. Os anos passaram, mudámos de casa e o aquário não teve lugar na casa nova e teve de ir desmontado para o sótão. Hoje, já bem adulto, vivo com a minha companheira e os meus pais quiseram desfazer-se do aquário. Ofereci-me logo para ficar com ele e montei-o há 2-3 meses. É um aquário que tem para aí 35L e tenho lá 4 Guppys, 1 Cory, 2 Lemon Tetra, alguns caracóis de tamanhos diferentes e 3 camarões.

Devo dizer que isto é tão viciante que eu preciso agora de ter mais aquários. Um maior, que já estou a negociar, e talvez um mais pequeno, do qual vamos falar daqui para a frente.

Então passa-se o seguinte:

Estava aqui a pensar se seria possível montar um aquário pequeno (max 15 litros) e conseguir ter um ecossistema completo (ou quase) e estável sem qualquer tecnologia. Ou seja, sem bomba a fazer bolhinhas de ar, sem filtro, sem nada. Na melhor das hipoteses, teria um pequeno aquecedor, teria de alimentar os bichos e fazer uma troca de água de vez em quando.
A ideia será ter algumas plantas a cobrir a maior parte do fundo e alguns camarões. Não planeio ter neste aquário peixes, mas não está fora de questão, aguardo as vossas opiniões.

Acham isto possível? O que me falta?
Sei que preciso de um bom substrato para desenvoler as plantas,  terei de ter alguma luz natural, porque vou tentar não ter luz artificial e terei certamente que ter uma quantidade limitada de animais la dentro, sejam eles peixes ou camarões ou caracois, etc..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 34 minutos, MrOverclock disse:

Quando era adolescente tive em casa dos meus pais um aquário durante vários anos onde tivemos, criámos e trocámos muitos Gupys. Os anos passaram, mudámos de casa e o aquário não teve lugar na casa nova e teve de ir desmontado para o sótão. Hoje, já bem adulto, vivo com a minha companheira e os meus pais quiseram desfazer-se do aquário. Ofereci-me logo para ficar com ele e montei-o há 2-3 meses.

A tua história tem tudo a ver com a minha! Também tive o meu primeiro aquário na adolescência e quando juntei os trapinhos o aquário lá foi parar á arrecadação... 😀

Quando á tua questão, sim é possível ter um nano apenas  com Neocaridinas e caracóis, sem filtro e fazendo trocas parciais de água regularmente. Mas para isso tens que ter um substrato argiloso que permita as bactérias se agarrarem e que seja bem plantado para que as plantas façam o seu papel na oxigenação e alimentem-se dos nitratos.

De inverno deves precisar de algum tipo de aquecimento para manter a água acima dos 20°. 

No que toca à iluminação deves ter o suficiente para que as plantas consigam fazer a fotossíntese, seja ela artificial ou natural.

Se isto é o desejável para este ou qualquer outro formato de aquário? NÃO!!!  Aguas paradas tem tendência a ser pouco oxigenadas e vai obrigar a um esforço maior da parte de toda a vida dentro do aquário! Porque não consideras a utilização de um filtro de cascata? Só ia beneficiar todo o conjunto! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nessa tua resposta falas em alguns detalhes que vim aqui procurar, como o caso do tipo de substrato.

 

Quanto à questão, eu queria mesmo era poder ter o nano aquário independente de uma tomada elétrica.

Eu vi há uns tempos uns vídeos que não encontro de um Sr que tinha vários aquários pequenos, alguns deles nem 5 litros tinham (mais pareciam frascos) e que ele dizia não fazer qualquer troca de água, não tinham filtro nem ar, mas tinham muita vegetação e alguns tinham até gupys.

 

A princípio duvidei da veracidade, mas depois vi que ele tinha mais vídeos e até tinha documentada a evolução de alguns e comecei a querer acreditar... E agora gostava de tentar fazer o mesmo. Acho que vou investir na procura por esses canal novamente antes de começar o que quer que seja

 

Edit:

Encontrei. É este canal

 

 https://youtu.be/YbeOHN7pWxI

 

 

 

 

 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era disto que eu falava. Neste vídeo ele diz que não muda a água ao aquário há 2 anos. Não tem filtros, não tem nada. Apenas uma grande quantidade de plantas para o pequeno espaço. A minha ideia era fazer um aquário deste género, mas com o dobro do tamanho, ou seja, como se fossem dois testes lado a lado. (a minha ideia é ser eu fazer mesmo, por motivo nenhum em especial, apenas quero passar por essa experiência)

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente acho absurdo que esse tipo chame aquários a boiões com 1 a 2 litros de água!!! Depois as plantas que lá mantém é só plantas que até no escuro devem crescer! E finalmente mete como cobaias os pobres guppies... Se reparares bem a água está muito pouco cristalina... Gostava de saber qual será os parâmetros daquelas jarras a que chama de aquários... Enfim, palavras para quê! 

Se a tua ideia é testar um aquário sem recurso a filtragem mais vale pesquisares por aquaponia. Basicamente o princípio desta técnica é a de manter um ecossistema que cultiva vegetais em que as suas raízes não estão enterradas no solo mas sim dentro do aquário alimentando-se dos excrementos dos peixes filtrando e oxigenando a água em que eles vivem. 

https://www.groho.pt/post/como-comecar-sistema-aquaponia

O mesmo princípio também é usado nas piscinas naturais que em vez do uso do cloro tem nenúfares e peixes a fazer a filtragem e oxigenação da água. 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas;

Dá uma olhadela nisto: 

Como o próprio o descreve: "NO filter, NO CO2, NO Ferts 5 Gallon Nano Tank",  e neste momento já vai em 13 meses! 

No canal tens lá uma playlist com todos os updates, está muito interessante.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso eu já ando a seguir esse canal.

Era mais ou menos isso que tinha em mente, mas tinha pensado em algo ligeiramente mais pequeno, embora esse esteja bastante bonito até!

Editado por MrOverclock
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 13/12/2018 at 09:49, MrOverclock disse:

Por acaso eu já ando a seguir esse canal.

Era mais ou menos isso que tinha em mente, mas tinha pensado em algo ligeiramente mais pequeno, embora esse esteja bastante bonito até!

Então, e sempre é para avançar com isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então, e sempre é para avançar com isso?
Em princípio sim. Era para fazer um aquário mas mudei de ideias. Vou comprar um a um amigo que tem cerca de 280L e faço este projeto com o meu atual que tem entre 35 a 40L. Portanto, entre fechar negócio, ciclar o novo passar os peixes do velho para o novo, limpar o velho e montar novamente... Conto a daqui a 2 meses estar em condições de introduzir os primeiros habitantes

Enviado do meu Nokia 6.1 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.