Troncos/galhos qual escolher?


Recommended Posts

Muito bom dia tal como dito no meu último post eu estou reformulando o meu aquário e pensei que algo que devia por um tronco, é bonito, acrescenta naturalidade, mas só que os que estão à venda são caríssimos.... Então lembrei-me que recentemente foi cortada uma anoneira e uma nespereira daqui de casa, sinceramente não sei se o nome é diferente no Brasil, mas gostava de saber se sabem se é viável usar essa madeira, tbm possuo goiabeiras e pitangueiras mas os galhos são muito finos.

Desde já agradeço.

Ricardo Novita

 

Enviado do meu Redmi 5 Plus através do Tapatalk

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ricardonovi

Começo por isto que tu dizes, 

sinceramente não sei se o nome é diferente no Brasil ) no Brasil não sei,visto que este Fórum e bem Português,sobre essas árvores só conheço a Nespereira.e posso-te dizer que já tive num aquário um pequeno tronco de Nespereira e não houve qualquer problema,para que tenhas algumas respostas,e esperares que haja alguém que conheça essas árvores,e te diga se podes ou não.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ricardonovi
Começo por isto que tu dizes, 

( sinceramente não sei se o nome é diferente no Brasil ) no Brasil não sei,visto que este Fórum e bem Português,sobre essas árvores só conheço a Nespereira.e posso-te dizer que já tive num aquário um pequeno tronco de Nespereira e não houve qualquer problema,para que tenhas algumas respostas,e esperares que haja alguém que conheça essas árvores,e te diga se podes ou não.

Cump: Álvaro Silva

Pus esse pequeno reparo pois pensei que provavelmente tbm haveria brasileiros no fórum, sou madeirense xD, mas muito obrigado pela resposta, vou procurar então o tronco se é que ainda está por aí.
Entretanto andei a procura e encontrei este tronco não faço a mínima ideia do que seja n se está em condições para ser usado, mas se alguém tiver opiniões que partilhe :-)
Melhores cumprimentos
Ricardo Novita17d3cc3e4f23d5b8cc97629269a683d6.jpg62227a4888fe06e4365b5f6f19e03643.jpg

Enviado do meu Redmi 5 Plus através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ricardonovi

Madeiras em Portugal em geral dão todas, septo as madeiras resinosas,como Pinheiros,Eucaliptos,e outras que seijam resinosas ou que tenham qualquer resina,ai na madeira penso que alem destas que aqui mencionei,haverá outras talvez de origem de países tropicais,como o Brasil,e ai sim no Brasil sim há boas madeiras troncos,para aquários,essas das fotos se não são resinosas dão para colocares no aquário,outra coisa se vais montar o aquário não te esqueças de fazeres o ciclo do azoto ate ao fim,boa sorte.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ricardonovi
Madeiras em Portugal em geral dão todas, septo as madeiras resinosas,como Pinheiros,Eucaliptos,e outras que seijam resinosas ou que tenham qualquer resina,ai na madeira penso que alem destas que aqui mencionei,haverá outras talvez de origem de países tropicais,como o Brasil,e ai sim no Brasil sim há boas madeiras troncos,para aquários,essas das fotos se não são resinosas dão para colocares no aquário,outra coisa se vais montar o aquário não te esqueças de fazeres o ciclo do azoto ate ao fim,boa sorte.
Cump: Álvaro Silva
Muito obrigado pela rápida resposta, acho que vou então aproveitar este tronco como já está seco, é só fazer tratamento mais básico, sobre o ciclo do azoto obrigado por relembrar, é algo que nao me esquecerei e até quando for para loja para tratar das plantas já vou comprar um bioativador para acelerar o ciclo.
Sendo esta uma remontagem estou a fazer as coisas todas com calma e o mais correto possível, visto que na primeira vez estava bastante mal preparado, agr estou a tentar evitar os erros, eu irei atualizando no tópico principal.
Melhores cumprimentos
Ricardo Novita

Enviado do meu Redmi 5 Plus através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando tiveres duvida não hesites vires aqui ao Fórum perguntar haverá sempre alguém que te pode ajudar,sobre o ciclo,não tenhas presa deixa o ciclo

chegar ate ao fim,um ciclo mal feito,ou não feito vai dar muito problemas,e morte de peixes.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ricardonovi

A melhor maneira de tirares a casca dos trocos e numa fogueira ou no fogão da cozinha passares os troncos pelo lume,ajuda a descolar a casca,e depois com unhas ou faca retiras o resto,depois e raspar alguns pedaços que não tenham saído,lavares bem,se quiseres ferver os troncos numa panela em que caibam,se não água a ferver em cima,e lavar bem,se quiseres deixar de molho durante uma ou duas semanas para o tronco ensopar de água,e a sim afundar melhor.

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certíssimo, muito obrigado!!

Boas ricardonovi
A melhor maneira de tirares a casca dos trocos e numa fogueira ou no fogão da cozinha passares os troncos pelo lume,ajuda a descolar a casca,e depois com unhas ou faca retiras o resto,depois e raspar alguns pedaços que não tenham saído,lavares bem,se quiseres ferver os troncos numa panela em que caibam,se não água a ferver em cima,e lavar bem,se quiseres deixar de molho durante uma ou duas semanas para o tronco ensopar de água,e a sim afundar melhor.
Cump: Álvaro Silva


Enviado do meu Redmi 5 Plus através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, ricardonovi disse:

Será que alguém tem dicas de como retirar a casca do tronco?

Com uma daquelas maquinas de lavagem de água descascas os troncos num instante! Pesquisa por Karcher.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais