Água verde


ccva

Recommended Posts

Estou a montar um plantado que deve ter cerca de 1 mês e meio 2, com 75 l, acontece que está verde.

Aconselhada por um aquariofilista aqui do forum, tenho feito mudas de 30% diárias para combater as algas, mas que não está a ter muito resultado. Tenho uns "operários" que não têm que se esforçar muito para comer algas, pois pelos vistos basta abrir a boca cheers , e assim acabam por não limpar nada e passar o dia a brincar.

 

Já não sei o que fazer mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Usa CLEAROL da JBL, filtro exterior com uma boa dose de carvão activado, tpa´s, reduz o nº de horas de exposição á luz, controlo de nitritos, se elevados sao um bom meio para "as meninas" se desenvolverem.

 

Para alem de tudo isto pensa que as algas competem com as plantas para os mesmos nutrientes, assim sendo se tiveres o aqua com um numero razoavel de plantas elas proprias vao consumir os nutrientes na sua maior parte, deixando uma quota parte mais reduzida para as algas.

 

Em condições iguais as plantas levam a melhor sobre as algas.

 

Não sei se ajudei ou se no meio de tanta coisa ainda ficáste mais confuso.

Diz qq coisa, ok?

 

Abraços e boa sorte para essa praga "leonina" eheh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho sido eu a fazer TPA's, nem nada dessas coisas tem sido o meu namorado, mas temos feito todos os dias 30%, temos (se não estou em erro) 6h de iluminação. Da ultima vez os nitratos estavam a zero, desde ontem temos dois filtros, pois o exterior que tinhamos já era pequeno para tanta coisa lá dentro, ceramicas, carvão activado e o filtro, o que estava a originar pouca circulação de água, tivemos que comprar um outro, que por a acaso é interior. Hoje já reparei que a agua continua verde, mas manteve-se igual desde ontem, isto é normalmente no dia seguinte a água está mais turva e hoje isso não se verificou, estou com esperança que este novo filtro venha ajudar

 

Em relação às plantas até tenho bastantes que na sua maioria estão a desenvolver-se bem, mais uma coisa estamos a usar CO2 caseiro.

 

Acho que não está a faltar nada. Já tentamos tanta coisa que já não sei mais e não queriamos usar quimicos, pois já vi que não é cas coisas mais aconselhadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ccva,

 

Eu também tinha as mesmas ideias que tu - quimicos não, obrigado.

Mas... para o problema igual ao teu, e depois de tentar quase tudo...

 

Solução: Fui a uma loja de animais e aconselharam-me a experimentar um produto da Nutrafin (P-Clear ou B-Clear - ao leres o rótulo vês logo qual é) e 3/4 horas depois = água 100% cristalina. Fiquei completamente convertido. Desde então nunca mais a água deixou de ser cristalina (e já lá vão umas semanas/meses?), e quanto aos peixes acho que não houve qualquer problema. Não houve mortes (mesmo com alevins de guppy).

 

Eu que era reticente em utilizar quimicos na água...

Pelo menos comigo correu bem (muito bem mesmo).

 

Fica bem.

Cumprimentos,

Paulo Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho acompanhado este aquário e, sinceramente, estou sem soluções. Pensei que com umas boas TPAs diárias e com Carvão Activado se conseguisse minimizar a "Água Verde".

Depois falei com outro membro aqui do Fórum, mais entendido nestes casos e disse-me para utilizar a lã de vidro bem condensada no filtro, mudá-la todos os dias e fazer TPAs diárias de 50%. Vamos ver o que acontece.

 

Em relação a usar produtos para eliminar a água verde, sinceramente, desconhecia a sua existência! É uma questão de experimentar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Ricardo,

 

Só usei o B-Clear uma vez e nunca mais tive água verde.

Aquilo é mesmo fabuloso.

 

Só para teres uma ideia, eu também utilizei lã de vidro, carvão, TPAs aos montes e, nada... Foi mesmo só o "quimico" que conseguiu "limpar" a água.

 

Fica bem.

Cumprimentos,

Paulo Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Temos feitos tps's 50% e mudado a lã de vidro todos os dias, note-se que pelo menos no dia seguinte pior a água não está.

 

A unica coisa que me preocupa são os peixes, que andam em stress com estas mudanças diárias.

 

Obrigado a todos pelos conselhos, este fim de semana vou levar o ricardo lá a casa, e na segunda espero ter melhores noticias noticias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOas!

de expriencia propria, no meu aqua de 90L, bastou por aquela la filtrante que se ve a venda nos supermercados, bem comprimida no filtro, de modo a que todo o caudal de agua seja obrigado a passar por ela e vai-se mudando a la, (manter a esponja comprimida no fundo se n perdem-se as bacterias beneficas)

ja não via mais do que 5cm pra dentro do aquario e em 5 dias ficou clarinha.

tambem ja dei esta "receita" a varios membros aqui do forum e em todos os casos resultou.

 

nao sou contra os quimicos, mas antes de os usarem procurem uma solução mais ecologica e economica :arrow:

 

(p.s. CCVA o boneco que tens é do Mr. O, não é?)

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Também estive com esse problema recentemente, experimentei tudo (excepto quimicos), e nada resultou, estive com o aquario verde durante uns 2 a 3 meses, ja nem sei, perdi a conta.

Belo dia estava com tédio em casa e resolvi tirar-lhe a água toda, tirar as plantas todas e lavas as plantas. Bem até agora a água continua cristalina, agora o que me intriga é que eu estou a fazer exactamente o mesmo que fazia com a água verde, e desta vez não tenho água verde, é no minimo muito estranho.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ccva,

 

Não sei se te estava a enganar (ou se me estou a enganar).

Agora fiquei na dúvida se era B-Clear ou P-Clear (existem os dois - no rótulo diz que é para o problema da água verde).

 

Vê isto http://www.hagen.com/hagen/img/aquatic/add...pclear-demo.ppt

 

Foi o que me aconteceu (não em tão pouco tempo).

 

Repara que não dispensa a lã-de-vidro (eu acabei por deixá-la no filtro - depois de a lavar bem).

 

Extraordinário, não?

Cumprimentos,

Paulo Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

gatinha,

 

ontem já tirei algumas plantas e tentei limpar outras, o meu problema em rocar a água toda são os meu menimos, se morre um deles por causas destas mudanças choro durante um ano. Mas o que tu fizes-te às plantas é o que eu queria fazer.

 

Morde a foca,

 

sim a lã de vidro até ver parece 5*, só que nós não a estamos a lavar, está suja vai fora, numa fase menos verde penso nisso.

 

No ppt que deixas-te o link realmente parece que está a acontecer um milagre, acontece que o meu namorado já comprou um produto e já o colocou, não sei qual é mas diz que leva 3 dias, a ver vamos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

..., bastou por aquela la filtrante ...

 

penso que essa lã filtrante é o que estou a usar, não vêjo o aqua mais limpo, mas noto que já não está mais verde no dia seguinte.

 

 

(p.s. CCVA o boneco que tens é do Mr. O, não é?)

 

não faço ideia que boneco é este, apenas lhe achei piada :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

é o Mr. O :lol:

sao uns livros pouco conhecidos, mas que sao uma comedia. tenho alguns e quando encontro 1 novo acabo sempre por compra-lo.

 

MUitas vezes a la filtrante não funciona porque está mal colocada. o caudal de agua tem que passar todo por ela. No final de umas horas esta completamente espestada de microalgas, verdinha de todo.

 

Boa sorte nessa luta contra as microalgas.

Abraço

 

Matos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cláudia,

 

A lã-de-vidro é um complemento ao P-Clear (tens que usar os dois - foi o que fiz).

 

O que acontece é que o P-Clear agrega as particulas (que tornam a água verde) que são muito pequenas, tornando-as maiores, logo sendo "apanhadas" na matéria filtrantes que estás a usar. A lã-de-vidro é das matérias que melhor filtra a água.

 

Mas se já estás a usar outro produto, é melhor não fazer misturas.

Cumprimentos,

Paulo Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a mim parece-me ser um algicida combinado com um floculante...

 

o algicida mata as algas e depois o floculante agrega as particulas de modo a que sejam mais facilmente removidas pelo filtro....

 

não sou grande adepto dos algicidas nem dos floculantes...mas nao posso deixar de admitir que os floculantes são utilizados para tratar agua da torneira (se nao me engano, Oinq confirma sff :lol: ) e pelos vistos o algicida é eficaz...

 

o problema é que a agua verde é tipicamente devida a uma subida de amónia na agua do aquario e que estava a ser minimizada pela explosão de algas, se se tiram as algas...fica-se com valores de amónia no aquario que podem ser problematicos.

 

Tipicamente isto acontece quando se mexe muito no areão velho o que faz com que materias que estavam em decomposição no areão sejam decompostas na coluna de agua o que causa o "algae bloom" e depois de instaladas são mais complicadas de remover.

 

A redução de nutrientes é o processo mais habitual,

 

eu deixava de alimentar os peixes e punha o aqua ás escuras durante 1 ou 2 dias... e fazia umas mudas de agua.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na passada sexta feira a amonia, os nitratos e os nitritos estavam a zero, e em testes anteriores tambem.

 

Na sexta feira colocamos o tal produto (que não me lembro do nome) e à noite a água estava bem mas verde, mas só fizemos uma tpa de 50% no sabado, e outra ontem, sempre com mudança da lã de vidro nos dois filtros que temos a funcionar, em cada tpa tentamos "aspirar" o máximo possível as algas do fundo do aqua.

 

Ontem já notei que depois da muda a água ficou melhor, e hoje de manhã continuava mais clara do que tem sido habitual.

 

Só tenho uma duvida, ao continuar a fazer as mudas de água o produto algicida vai desaparecendo, a questão é: não devo fazer mudas ou devo adicionar mais um pouco do algicida?

 

 

"... eu deixava de alimentar os peixes e punha o aqua ás escuras durante 1 ou 2 dias... e fazia umas mudas de agua."

 

Just_me

 

Deixar de alimentar os peixes? quantos dias? Um ou dois sem comerem? Essa parte faz-me um pouco de confusão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Por acaso não tens o áqua perto duma janela onde os raios solares insidam directamente sobre o áqua?

Se assim for o fotoperiodo não te serve de nada, mesmo que coloques apenas 3 horas/dia, as plantas recebem a luz directa e por sua vez é como se estivesse ligado por mais tempo.

 

Se não é o teu caso, aconselho-te a fazer o seguinte:

:twisted: Filtro externo (caudal suficiente para o teu áqua/volume)

:roll: Cerâmicas bem purosas

:) As respectivas esponjas

:wink:Rena Nitra-Zorb

:lol:Rena Phos-Zorb

:lol: Lã Acrilica

 

As massas filtrantes devem ser colocadas por esta ordem considerando que a entrada da água é feita de baixo para cima.

O uso de Rena Nitra-Zorb e Rena Phos-Zorb vai-te ajudar a filtrar os nutrientes em excesso e em pouco tempo vais ver a água bem cristalina...

Uso estas massas filtrantes à 1 semana e ao fim de 1 dia de uso a diferença foi bem considerável... Pensava eu que a minha água era cristalina! :lol: após 24h... parecia que os peixes estavam suspensos... e por momentos parecia que não existia água no áqua... lolololol

Mas o mais surpreendente foi quando olhei pelos lados do áqua... Transparência absoluta :shock: coisa nunca vista... mais uma vez repito... "julgava eu que tinha a água cristalina..."

Não sai assim tão barato (30€+-) mas... os resultados são bem visiveis...

DSC03679_small.jpg

 

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Filipe por mais um conselho a ter em atenção, pois ainda tenho muito que aprender neste vasto mundo da aquariofilia.

 

O meu aqua está no lado oposto à janela e mantenho os cortinados fechados e durante o dia baixo tambem o estor, por isso o problema não pode ser luz solar.

 

Felizmente ontem depois da TPA a água ficou muito mais limpa, e hoje de manhã continuava, o que é muito bom comparado com estes ultimos tempos, agora tenho que continuar a combater aquela praga e não deixar que ela volte.

 

Temos feito TPA's diárias de 50% e mudança da lã de vidro nos dois filtros que temos a funcionar em paralelo.

Hoje vamos começar a fazer a TPA só de 30% com esperança que não volte a piorar, hoje já consigo ver a outra ponta do aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

 

o meu aqua esta neste momento tambem com a agua um pouco verde e tenho estado a acompanhar este topico e a tentar encontrar uma solucao... :twisted:

 

o uso do Rena Nitra-Zorb e do Rena Phos-Zorb não vai tirar todos os fosfatos e nitratos que sao colocados pelo fertilizante?ou tira só o excesso? :P

 

abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de continuar mais limpo e menos verde ainda se vê por lá muita alga, agora estão é mais descloradas.

 

No tópico das fotos e videos publiquei uma foto do aqua, na foto a água está muit pior do que pessoalmente, mas ainda tenho muito trabalho pela frente até resolver o problema.

 

Com as mudas de água o algicida já deve ter desaparecido, será que posso por mais?

 

Passem pelo tópico para me darem a vossa opinião.

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...p=177647#177647

Link to comment
Partilhar nas redes sociais