Hugo AP Ferreira Posted March 10, 2018 Share Posted March 10, 2018 Boa noite, tenho um aquario de 120Cm (com Co2) no qual pretendo ter plantas exigentes e tapete com urticularia graminifolia. Ando à procura de calha led e recomendaram-me as Chihiro. Solicitava a vossa ajuda no sentido de perceber qual a calha led da chihiro que recomendariam entre a A-serie plus 601e a RGB 601 a minha grande duvida prende-se com os lumens. A RGB tem 1/4 dos lumens da 601 plus a 601 plus tem 14200 lumens e a RGB 601 tem 3580 lumens. Atendendo que teria de ter duas de cada, se optasse pela 601 plus ficaria com 28400 lumens. Com a RGB seriam 7160. A 601 plus, no ebay está a 62 €, a RGB a 76 € Atendendo ao que pretendo obter do meu aquario, qual recomendariam? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tozé Nunes Posted March 22, 2018 Share Posted March 22, 2018 Olá Hugo. Quando procuramos iluminação led para um plantado não podemos apenas nos basear na questão dos lúmens quando se fala em calhas RGB e calhas "brancas" pois os leds vermelhos e azuis emitem menos lúmens que os brancos mas isso não significa que para as plantas seja menos bom pois para a fotossíntese elas usam mais o espectro vermelho/azul do que os verdes aka brancos. Por isso mesmo é que antes havia as t5/8 para plantas tipo a grolux e nos últimos anos os fabricantes de calhas optaram pelas calhas RGB. Sem querer lançar mais confusão :) aconselho a leitura deste tópico que o Tiago Miravent e o Nuno Matos fizeram no ukaps: https://www.ukaps.org/forum/threads/ada-wasmas-zetlight-twinstar-chihiros-led-par-data-the-power-of-light.43178/ Se não te entendes com o inglês aperta com eles, pode ser que finalmente decidam publicar igual mas na nossa língua aqui! Adelaide Beehive- a Colmeia Scape no More! E se de repente... Crystal Beach Guesthouse Welcome to the JUNGLE Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts