Reprodução de kribensis


Recommended Posts

Boas ppl!

Tenho apenas um casal de kribensis no meu aqua de 100L plantado. O aqua tem muitas pedras, troncos e plantas. Os dois kribensis estão neste aqua há 3 dias e ainda n foram à superfície comer... alimentam-se preferencialmente no fundo. Só lhes tenho dado comida em flocos, mas já encomendei ovos de artemia para eclodir e lhes dar e larvas de moskito. A minha questão é a seguinte: o k devo fazer mais para lhes proporcionar um bom ambiente para o acasalamento? devo colocar no aqua um peixe de fundo (estava a pensar em 1 ou 2 corydoras)? Se colocar um peixe de fundo (corydora) n corro o risco de depois dos alevins nascerem (e apesar do instinto protector dos progenitores k n largam os alevins) os peixes de fundo os comerem?

Antecipadamente grato pela ajuda prestada, com um abraço:

José Pedro Cruz

Pedro Cruz (APC87)

Pic_4001_29.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José!!

 

Se o teu aquario só tem os 2 kribensis e se queres fazer reprodução de kribensis ou simplesmente oferecer-lhes o melhor ambiente possivel, então compra mais kribensis, ou outros ciclideos africanos do mesmo porte. Os kribensis, na altura da reprodução, são bastante agressivos. Normalmente com os Corydoras eles nao chateiam, mas se tiverem filhotes, podem chegar a matar os Corys só pela possivel ameaça.

Quanto aos Corys comerem os alevins.. nao penses nisso!! Os corys são os peixes mais inofensivos que conheço! Se quiseres faz a experiencia.. compra 3 corys. Logo vês o resultado. Já tive Corys com os Kribensis e deram-se bem. (Atenção: os Corydoras são peixes de cardume... nao compres 1). Para os Corydoras não dês flocos.. eles nao comem.. há comida de fundo especifica para estes animais. Atenção ao sal.. nem os Corys, nem os Kribensis gostam de sal.

Ainda bem que tens pedras e plantas no aquario.. um biotipo africano nem sequer tem plantas (é só rochas) o que acho pouco consistente.. já que os kribensis gostam de trincar as plantas. Para evitar isso dá-lhes daqueles comprimidos de fundo vegetais! Eles agradecem!

Poe a temperatura a 27º e um Ph de 7.0

Eles comem MUITO pouco por isso nao desperdices muita comida!

 

Mais perguntas é só dizer! :shock:

 

Espero ter ajudado!

 

Mephis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quantos Kribensis aconselha a colocar? U macho e varias fêmeas ou mais machos?

 

Recebi na loja Kribensis Azuis e são tão bonitos que acho que não resisto a levar uns quantos para o meu comunitario... :shock:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Kribensis azuis?! pode colocar uma foto desses Kribs... é pq nunca vi Kribs de outras cores?! não será outra espécie de Pelvicachromis?

Quanto à questão do numero de Kribs a colocar e por experiencia própria indico que estes peixes monogamos se colocar um macho e várias femeas juntos ele vai acasalar apenas com uma femea e dar porrada nas outras todas, tente formar casais.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

O Dids39 já disse tudo! Os Kribensis são mogogamicos, isto é.. encontram uma femea, formam casal e dedicam-se um ao outro até ao fim da vida! O ideal é ter sempre casais no aquario. Cuidado porque eles são muito territorialistas. Uma vez que se apoderem de um cantinho, nao deixam mais nenhum kribensis se aproximar... Arrajem esconderijos para que haja lugar para todos!

Quanto a esses Kribensis azuis.. nunca tinha visto!! Devem ser cruzamentos com outros ciclideos?!?! Só pode!! Ou então são mutantes! :shock:

 

Mephis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fui à ZooExotico e comprei um macho e uma fêmea destes kribensis que eles chamam-lh azuis. Eu tb perguntei na loja s eram dakeles peixes q lhs colocavam corantes e coisas parecidas. Eles disseram q não e q os peixes tinham vindo com o nome de Pelvicachromis pulcher blue. Quando cheguei a casa parecia q conhecia akeles lábios mt amarelos de ambos os peixes e comparei com uma foto do calendário da Sera. Para meu espanto estes Kribensis são Pelvicachromis taeniatus. Esta espécie é mt bonita, principalmente a fêmea e ambos tb possuem um padrão mt bonito na cauda.

 

Abraços, Carlos Mourão

Abraço,

Carlos Mourão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fui à ZooExotico e comprei um macho e uma fêmea destes kribensis que eles chamam-lh azuis.

 

Gostei muito desta observação... "que eles chamam azuis"... :x-mas:

Pois se estão á espera de azul Neon, ficam com certeza desiludidos.

 

O nome é Pelvicachromis pulcher blue, não é o taeniatus porque se fosse nós diziamos que era o taeniatus. também não é colorido artificialmente, talvez daí a cor não ser forte, é um reflexo cinzento azulado...

 

Por vezes é frustrante mandarmos vir alguma coisa nova porque há logo alguém a tentar deitar abaixo. Lá porque não viram, não quer dizer que não exista.

 

E tenho para mandar vir Pelvicachromis taeniatus dehane, Pelvicachromis taeniatus molive, Pelvicachromis taeniatus lobe, Pelvicachromis taeniatus ogele, Pelvicachromis taeniatus nigeria red, Pelvicachromis taeniatus bandewouri e Pelvicachromis taeniatus nigeria yellow... também me vão dizer que é a mesma coisa???

 

Querem que continue a mandar vir coisas novas para a loja ou ficamos todos com as espécies mais comuns e baratinhas e ficamos todos contentes porque conhecemos tudo???? bigsmile

 

www.zooexotico.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto levei ontem um macho e duas fêmeas destes Kribs para o meu comunitario... bigsmile

 

Se eles são monogâmicos, lá vou levar hoje outro macho para evitar que o outro arranje uma amante!! :D :x-mas:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tardel, o responsável pela loja zooexotico não necessita de se irritar com as observações colocadas no forum, se reparar bem e todos nos ja tivemos esta experiencia... não é assim tão raro irmos a lojas que têm os nomes trocados dos peixes e a indicação é dada pelo importador, o facto de eu ter perguntado se não se trataria de outra espécie de Pelvicachromis é porque normalmente as restantes são bem mais coloridas do que o Kribensis e o seu corpo é bastante parecido mas não igual, ninguem desconfia dos peixes que está a vender a questão é a seguinte: se olhar para um Kribensi normal e para os que tem de variante azul ou vermelha a forma do seu corpo é totalmente igual? só a coloração é que é diferente? se assim for tem toda a razão! o espanto é que não se consegue achar fotos em lado nenhum desses peixes.

Outra coisa... é optimo introduzir no mercado espécies mais raras e consequentemente mais caras e se assim o fizer está a contribuir da melhor forma para o desenvolvimento da aquariofilia, até porque o amante do hobby prefere pagar mais por essas especies do que por as comuns que se arranjam em qq lado, de resto se apostar na diversificação de espécies acabará por obter uma vantagem competitiva em relaçãoo à sua concorrência que como sabe, na zona onde está instalada a Zooexotico é bastante forte, só não queremos é que se chateie porque colocamos as questões que temos!

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Dids39. Não precisa de se irritar pq não estou a pô-lo em causa. Eu gostei mt da loja e dos peixes, assim como também o meu cunhado gostou. Já agora, eu fiz-m sócio e chamo-me Carlos Mourão. É óbvio q eu akredito no nome que voces deram ao peixe, a até pensei mandar-vos um mail ou até ir à vossa loja, (facto q só poderia fazer na 6ª feira), m a dizer-vos q tinha encontrado um peixe com a mesma coloração, ou coloração mt parecida, q era o Pelvicachromis taeniatus. Concordando outra vez com o Dids39, tenho a salientar q o lapso possa ter sido do importador.

 

Cumprimentos, Carlos Mourão

Abraço,

Carlos Mourão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voçes não se chateiem!! hehehehehe...

 

Concordo com a importação de peixes de especies desconhecidas!! Só assim a aquariofilia enriquece e progride! Devo dizer também que o ZooExotico devia dedicar-se um pouco mais aos peixes e esquecer os repteis.. hehehe.. isto já é a minha reptilofobia a falar por mim!! Nao suporto iguanas, cobras, aranhas.. isso é tudo muiiiiito esquisito!! Quanto aos peixitos.. nao fazem mal a ninguem!

 

Ainda não fui à vossa loja mas estou curioso!! Pelo menos a publicidade funcionou!! hehehehe... Vá lá.. nao se vão chatear comigo também, né?!

 

Feliz bigsmile Natal

 

Mephis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas alguém ficou chateado?

Vocês AINDA não me viram chateado! bigsmile

 

Se eu ficasse chateado quando alguém me entra na loja e me diz que aquele peixe não é o que está na etiqueta então andava sempre furibundo.

 

Portugal é um país de experts e temos que saber lidar com isso. Eu sou sempre o primeiro a calar-me e a dar a razão ao cliente. Eu até nem percebo nada de aquariofilia.

 

E se não sou eu que me engano é o importador... agora o cliente é que tem que ter razão... Mas pronto, apareçam... :x-mas: Como dizia o outro, digam mal ou bem, mas digam qualquer coisa.

:D

 

Só que há maneiras de dizer as coisas e... não, não vou desistir dos répteis... Até agora nos 4 sectores que tenho da loja (Aquariofilia, Répteis, Roedores e Cão e Gato) o sector dos répteis é, sem dúvida o que vai á frente tanto em animais como em produtos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O casal de kribensis ainda está sozinho no aqua de 100L. Já estão mais adaptados e já nadam por todo o aqua e comem na superfície, apesar de comerem pouco. Acasalamento é k até agora ainda nada... :roll: mas a fêmea já apresenta uma barriguinha muito coradinha (roxa-avermelhada) e anda sempre atrás do macho...

Agora é ter paciência como diaria o meu amigo MotarSolitario! :cry::shock:

Um abraço!

Pedro Cruz (APC87)

Pic_4001_29.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu trio... tenho q levar outro macho... tb está porreiro e ocuparam uma parte do aquário que está cheia de troncos com Anubias, Fetos de Java, etc...

 

Elas tb estão muito mais inchadas e com o abdomen avermelhado.

 

Se nascerem filhotes os pais protegem os filhos ou temos que proteger os filhos dos pais e restantes peixes???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de alguma zaragata talvez causada por mim, peço desculpa pela forma como me expressei (ao afirmar q a espécie era Pelvicachromis taeniatus) que realmente não foi a mais correcta, mas basiei-m no site www.thekrib.com e no calendário da Sera e na minha visão :shock: . O facto de ser pulcher ou taeniatus não importa, pois o pessoal só ker peixinhos.

Mais uma vez peço desculpa e...

 

...cumprimentos, Carlos Mourão

Abraço,

Carlos Mourão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, por experiencia própria já reproduzi Kribensis em aquario comunitário por duas vezes, da primeira deixei os alevins com os pais e todos os peixes dentro do comunitário, conclusão... sobraram dois que ainda cá andam, da segunda postura esperei que os ovos ecolissem e depois retirei todos os alevins ainda antes de começarem a nadar e coloquei-os dentro de um camaroeiro dentro do aquario onde foi feita a postura, depois (duas semanas) passei-os para um aquario onde tenho todos os meus alevins de outras espécies (maioritáriamente apistogrammas), alguns ficaram pelo caminho mas neste momento tenho cerca de 100 com 1cm de comprimento, resumindo se a postura for num aquario comunitário o ideal é optar pela segunda opção mas melhor do que isso é ter um aquario só para o casal apenas com alguns tetras e umas corydoras ou plecos pois os Kribs são muito timidos e depois da postura retirar todos os peixes exepto os Kribs que cuidaram dos filhos sem qq problema (tb se pode optar por deixar só a mãe uma vez que alguns machos tendem a comer os filhos)

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José Pedro, concordo com o Motar :cry: , tem paciência...e vais ver q és recompensado.

 

ZooExótico, o meu casal tb ocupou uma gruta no meu aquário e não deixavam ninguém (peixes :roll: ) aproximar-se.

S a reprodução fôr igual ao do Kribensi comum, os pais irão tratar dos filhotes e irão tentar afastar outros peixes q s aproximem.

A primeira vez q tiv uma postura no meu akuário comunitário, nem os dânios-zebras s escaparam...todos os peixes levaram ferroadas da fêmea e ela continuou a cuidar dos bébés (s a memória não m falha :shock: !)

 

Espero qd chegar a casa ter lá uma surpresa destes kribensis azuis :lol: ,lolol.

 

Boas sortes nessas reproduções, Carlos Mourão

Abraço,

Carlos Mourão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E o teu macho também fica com o queixo (entre a boca e a guelra) com uma risca vermelha forte???

 

Lembrei-me agora que tenho 3 platidoras com 12cm cada... Devem dar cabo dos alevins em pouco tempo... Elas comem comprimidos de comida de fundo inteiros! :roll:

 

Ainda vou ter que comprar outro aquário...

(maldito vício :cry::shock: )

 

www.zooexotico.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehehehe.. os platidoras são famintos! Quantos mais comprimidos deres,

mais elas comem!! Parece que nunca se fartam! Realmente é preciso ter cuidado! Os kribensis defendem os seus filhotes mas contra peixes de 20 cms.. pode haver algum descuido, especialmente porque são três platidoras! :arrow:

 

Já agora.. fica aqui uma foto do comilão:

 

platidora.jpg

 

Mephis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora vivam,

 

No dia 11 o meu casal de Kribensis agraciou-me com os seus primeiros filhotes - é lindo de se ver. Presumo que não virei a ter grandes problemas, pois apesar de o aquário ser pequeno +/- 50 l e com um Ph a rondar os 7,6, este só é compartilhado com dois Néons e 1 limpa vidros.

No entanto assisti a um comportamento que me deixou curioso e preocupado - o macho fazia ameaços (ou não) de comer alguns filhotes, pelo q não sei se o chegou a concretizar ou não, só que de uma das vezes, apercebi-me que engoliu um e, pasmem-se :) passados cerca de 20 segundos voltou a expeli-lo vivo.

Já alguém tinha assistido a uma coisa como estas?

 

Um abraço,

 

Salgado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Salgado, eu já tinha assistido a um parecido e tb já assisti a qd um filhote s separa do grupo e o macho dá por isso, vai atrás dele, chupa-o para a boca e coloca-o de novo no grupo.

 

Boa sorte com essa ninhada, os kribensis são lindos d se ver...

Abraços, Carlos

Abraço,

Carlos Mourão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos

 

Gostava de deixar aqui algumas palavras sobre os Kribs.

 

Já os reproduzi várias vezes há uns anos atrás e deixem-me que vos diga que é um peixe espectacular de se reproduzir.

 

Eu usava cascas de coco (dvorados primeiro por mim) com um furo somente suficientemente grande para eles se anicharem.

 

Depois de o ocuparem (os casais), e de lá procriarem e desaparecerem durante uns dias... Reapareciam duma forma espectacular, não me recordo bem quem ia à frente..mas se a memória não me atraiçoa..o macho liderava o grupo seguido dos alevinos (ou será alevins ?!? troco-me sempre todo nesta palavra), e a fechar o grupo seguia femea, semre que um dos "putos" se perdia e os pais davam conta, eles abocanhavam-no e recolocavam-no no "pelotão" como se de uma hierarquia militar se tratasse...este comportamento era feito por eles, quer houvesse companheiros de aquário quer não... :wink: e durava ainda algumas semanas (é claro que qdo já não cabiam na boca o tamanho deles já era suficientemente grande para darem sozinhos com o grupo)....mas era uma nuvem que percorria o aquário de uma forma espectacular... :)

 

Q saudades....... :D

 

Só tenho pena de alguns dos momentos mais bonitos dos meus aquário não pudessem ter sido registados em fotos ou filmes....

 

Por isso acho que seria muito giro que vcs que neste momento os estão a criar deixassem aqui umas fotos para alguns como eu matar as saudades :) dos nossos casais e acompanhar a evolução dos vossos :lol:

 

Boa sorte e qualquer duvida não hesitem em colocar ;)

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas!

 

Digam-me só uma coisa, os Kribs têm algum problema com o sal na água?

 

E já agora, uma maneira de distiguir o sexo dos kribs é a forma das barbatanas, e em relação à mancha vermelha na barriga? é uma caracteristica da fêmea, ou é sinal que estao dispostos à procriação(como li algures)?

 

Desde já...obrigado!!!

Bué da Fish's!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais