Reprodução de kribensis


Recommended Posts

Olá,

 

Kribensis é-me muito familiar! :D

 

Tal como já foi dito, um casal para um aqua de 100 é suficiente e dois (penso eu!), já serão demais...; vai haver guerra após casais formados! :evil:

 

O macho ir à frente ou atrás, não era significativo. Sempre que um se ausentava para abrir caminho ou expulsar possíveis intrusos, lá ficava o outro a tomar conta do infantário. 8)

 

A cor da barriga, como tambem já li..., poderá não ser para o macho/fêmea "saberem" que está na hora do "pró qu'é que é!", mas sim, para os alevins reconhecerem os pais ao espreitarem de baixo para cima... :oops:

Quando não sentem confiança/segurança, os putos ficam quietinhos... :)

 

O facto de alguns desaparecerem...

Sim, são comidos por outros peixes..., mas por pequenas distrações dos pais. Como já contei, assim que perdem contacto com os "kotas", os pequenotes ficam quietinhos no fundo. Os "velhotes" olham para trás e tambem não os vêm porque eles estão imobilizados..., continuam a sua jornada e..., menos um! Daí, a tal lógica da cor na barriga... :wink:

No caso de filtros sem esponja..., "duuhhh"!!! :x Não é preciso dizer, né? :)

 

Os melhores locais para depositarem os ovos..., as belas cascas de coco, serradas a meio e com uma abertura tipo entrada da palhota..., tal como o companheiro DomLeitão já referiu ou..., os "vasos"/potes (o que lhe queiram chamar) deitados... :roll:

 

Quantas e quantas ninhadas fui brindado, por estes lindos ciclídeos..., no comunitário!!! :D

 

Penedo..., :)

Quando a cor de ameixa se torna bem escura, é sinal que (a ameixa está madura! :lol: ) está perto... :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Podia ter editado para completar o anterior mas, prefiro colocar um novo... :wink:

 

Então, comentei tanto daquilo que me foi oferecido e esqueci-me da bela dança da fêmea em "S"??? :wink:

É isso mesmo..., quando a "dona" acha que está na hora, provoca o macho com "danças" frenéticas junto do rapaz... :P

 

Bem, talvez não seja bem assim.

O que é certo é que existem e são espectaculares. Se o objectivo é salientar ao macho que está na hora..., se é pura exibição..., se é coisa de "mulher"... :oops:

 

O que é importante/interessante é que as fêmeas quando estão "prontas/com vontade" do "coiso e tal", acercam-se do macho com o corpo em forma de "S", e espasmos a salientar essa situação. :(

 

Para quem ainda nunca viu, a ideia é tipo:

Como se ela estivesse furiosa e a provocá-lo. Cabeça para um lado/cauda para o outro..., toda ela rígida..., barbatanas peitorais a 200 à hora mas sem sair do lugar...; falta mais alguma coisa para tirar um rapaz do sério?? :wink:

 

Saudações..., :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só mais um toquezinho... notaram que o "zooexótico" levou mais um macho para acertar as contas (2+2). Os kribs devem ser mantidos em pares, tanto porque são monogâmicos, como porque as fêmeas solteiras tb guerreiam entre sí como os machos. O ideal é mesmo ter tantos machos como fêmeas, ao contrário de muitas outras espécies.

 

Abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 anos depois...

Boas.. sou um novato na aquariofilia mas adquiri recentemente um casal de kribensis!

 

É claro que adoraria que estes se reproduzissem, o "problema" é que acho que tenho peixes a mais no meu aquario comunitário de 60cm..(!!!!)

 

Passo a citar... 2 bótias palhaço, 2 rasboras arlequim, 1 corydora albina, 5 neons, a somar ao recente casal de kribensis.

 

Kek devo fazer? esquecer a reprodução? criar condiçoes para que estes se reproduzam? (colocando a já mencionada casca de côco?)

 

Espero anciosamente pela vossa ajuda.

 

Cumps! :snipersmile:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais