sacramento

O meu primeiro aquário - nano salgada - RSM130

Recommended Posts

Bom dia a todos!

Venho apresentar o meu primeiro aquário. Trata-se de um nano Red Sea MAX 130 que "herdei" de um amigo depois de um tank crash que matou tudo à excepção do casal de palhaços, um pistol que descobri estar entrincheirado na rocha aqui à semanas e os hitchhikers do costume na rocha viva.

Do dia que veio cá para casa (2 de Agosto) até hoje, fiz já alguns upgrades nomeadamente:
Osmoregulador Tunze 5017
Escumador Tunze 9001
2 Bombas Eheim compact 600
Wavemaker Jecod ECO SW2

O transporte cá para casa correu bastante bem e o aquário pouco se ressentiu, muito graças a ter-se aproveitado grande parte da agua.

Aqui o aquário depois de cheio novamente já cá em casa e com um layout feito "às escuras":
as3B3K7fHKy-SE_XfZBvinMP80_9DL_un--GQCsn

cMszKhCaLeFbZ2kYBvHyXESyunHNSIxP_98OOoFN

Nas duas semanas seguintes o aquário ciclou um bocado mas não muito e foram feitas TPAs semanais de mais de 10%:
Tzj3xU0Glw7cSKhTmJBpWL2ogfk_M_sr7p3Whhka

M5QlN6l1zuyd9G_SLzYjwowU8XB100Y33JLej9jd

Duas semanas passadas, resolvi adicionar rocha morta que veio no "Bundle" e alterei o layout:
kQzNBbuk2DXANgUTro1CxCeuF_-bvDyd7CRa_oTk

ddRHwRXVpL9CRp88jCKXNyGm1-SeRAzHQk-CPCIB

Aproveitei e nesse TPA para além da agua e osmoregulador vieram também 4 Trochus para começar a contruir a minha equipa de limpeza:
cHfOnr8hsQlsR_qweAFRAdAhIl5GnUtcfCrpC0fC

Nas semanas seguintes seguiu-se a reparação/substituição de alguns componentes avariados e em mau estado, como as bombas de circulação e as ventoinhas da tampa.

No ultimo TPA voltei a alterar o layout depois de ler sobre a penetração da luz na agua e por forma a tentar criar vários patamares para posterior colocação de corais e/ou uma anémona para dar uma casa ao casal de palhaços.

Aqui ficam algumas fotos do layout atual:
Frontal
gclbOPhutUDJTw6x-ax9WhX_ZONTf9BtQuW8OLvd

se5om4-CoJ3M5INaz_-yr2n_0mk0hGOuaGs1bk9M

SyWCNheauxD08qK593RdaagRRxebV1937n_iWKZu

LateralfwuxQ2r2LwyfLK3ByMLWn8t-0J6W7iXk2zrgAjcC

KxiVOqss5uooquwauPbrqPswly-FZYa0YtMYUuuF

Entretanto tenho reparado que alguns esporos do corais antigos parecem estar a crescer:
DPFryB84xtq_S7quXpvxqyuGejj3jxyDVdXI2wQv

Tive inclusive um pólipo que se formou mas acabou por se partir à dias:
Ywr2uFJRyFdd7ac154aspvZCY-NHTgL2OUPh7_XD

Edited by sacramento
  • Upvote 2

Bem-vindo ao mundo dos salgados @sacramento 

Numa das fotos reparei que estás com algumas algas...se a rocha não estiver colada eu retirava para fora  do aquário e escovava bem. Para isso não ficar descontrolado ( É mais fácil enquanto não tens corais).

Quanto aos corais, se ficou alguma coisa na rocha é provável que possa crescer ( corais como Xênias, zoanthus, palythoas) 

Cumprimentos

Catarina Santos

Esses aquários são muito bons, e dá para projectos engraçados.

A rocha se possível lava bem fora do aquário, se bem que mais cedo ao mais tarde vão sempre aparecer algumas alguitas .

O layout resulta, só acho que as rochas não deviam estar encostadas ao vidro, pois dificulta a manutenção.

Obrigado pelos comentários @Catarina Santos e @Aqualtis!

Quanto às algas o aqua ainda estava ciclar na altura.
Neste momento tem bastante menos já que os Trochus estão a dar cabo delas e não tenho tido mais ocorrências.

Quanto ao layout,  ja alterei um pouco, e tenho agora a rocha mais inclinada aumentando o espaço entre ela e o vidro de fundo e tenho ainda uma bomba (que quero ver se troco por outra Jecod ECO SW2) a fazer a agua circular por de traz da rocha. não tenho encontrado detritos nessa zona e os Trochus gostam bastante de dormir à sombra nessa zona :D

Agora é esperar mais um pouco para ver se estabiliza porque com a alteração do skimmer voltei a ter diátomos. Vamos devagarinho...

No meu próximo post vou apresentar a bicharada que vinha na rocha viva (tenho de ver se condigo tirar fotos em condições).

• Upvote 1

Paciência é das melhores qualidades para se manter um dalgado

Pois muito bem, tive um tempinho e andei a fazer uns videos do aqua e aproveitei para tira de la algumas fotos e assim aproveito para apresenar as novidades:

Entacmaea quadricolor (verde)
L6eY4ur78Woe4G8ajUgoAPIAEv7rkHosvHWyx8QepYCQl5_hW84B2yAf9ao5mCsgW8cbx3-IBklj9GlVi14D6IgCFecDpeH3bkvV4a5RNJtqF1NC6pHHBb-E

Ocellaris
wnxKfmjiNyR09Srm4I-pFCVCQHxPUus17Q-82ySd

Chromis Viridis
AwgC-bO7iraUPMCy8AW4Kvj2VqOvxF5bQF35AE8F

Trochus
eBVWDJ1iPYY1mnz63wCMaqEcGgSlaBfGsqytlojEqu8JyDhcp5sPCP9tDJrhMc1sa0vYRQ5g1i_9Al4A

Paguristes cadenati
yTVfu5CKerG1IqPLAyVfswWSQOYAlU7Ux4DqW9vuO0ddgkKp4djgNdCQCwBnuZECkZDLMyHufi278IQW

Espero que gostem apesar de algumas fotos não terem grande qualidade mas estou a trabalhar nisso ;)

• Upvote 1

Mais algumas fotos com melhor qualidade e mais um layout desta vez com mais espaços para os peixes se esconderem :D

Layout

Esquerda
Xv-kWmyVngFfpxX11fZ8Up3QvEjlvyf0ddoO4I_f

Frontal
fb3kWnholkLLZVoB5ofsVtzDUY08p2ZlIz8CQMkX

Direita
IEU4Fb1XlaovZEUFlOFxdYpfO-WNFRwem30W1tPY

"Zona Técnica" :D
e8rWomzERllrwe0pNg02EGxX32ziliy31i8wvE6r

Z_I2fup84JJUCROG96fp8_suKmFpLX6GfQWeCRF1

8mJzbP8ITuBGXtCHNgcMAzOBWsQziCwVrSlFUrdH

llZ5nBQLEJcxGsAvsKMg7v0UpAac1jUBEsu7DI9q

ARvQ1bZ0zaYrViQO8Aqdp2Zxj9R_hznK_ex1WKz5

vvusu0tRMj_CEMlVOSNxMsxiLJuH3GR6vc-O0EVe

7C8PSnawCWio2ZD0wROAdSlR6uuVayKJdL-thC21

434xeWomV_yqnkiKIp_7kKSfIn5EheCDKzopWjgU

DjZSShvEMaPuYliUleykr9CQxmu5eR-TNwzi5p3b

rSSdeTal8lPkY9nYnVamlFN6E8rxqpVuBIhdQCZ-

ZLmrrAUlOgLhaNfDHvaGYS8woT1gk9CmByqj_Mt7

gXo8vttQam-9j5xSufh_dRo7O8pkb8nl-AqPWnOa

JlbmPKNEKmOTbhpMQmVyFh0RNDo9c1_r-0wBO88f

J5AaTVdrmnZwpfC5PXBbsysbAn9p6IhcFwx9prNs

F9Pcs5FrRULWOn6_ErFt9xgMtr2I-t4dYYMM2hV0

Edited by sacramento
  • Like 2

O novo membro da família não é la grande fã de tira fotos...

ddYtqHJuov-n18ivSk4Wyc9WGtypF_VqVLOyTgwA