Jose Lavado Posted November 15, 2017 Author Share Posted November 15, 2017 Caros Foristas A apresentação dos peixes no Lago. Oferecidos e postos no lago enquanto estava de férias, quando cheguei e olhei lá para dentro, foi isto que vi. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jose Lavado Posted November 30, 2017 Author Share Posted November 30, 2017 Caros Forista Gostaria de pedir-vos um conselho. Como referi alguns posts atrás, o fundo deste lago é composto por várias Elodeas e Ceratophilum (ainda não coloquei as Vallisnerias). Ainda assim, existe uma alga filamentosa, parece um "manto de cabelos" verde, que cobre um bom espaço, entre e agarrado ás plantas. Não seria um problema, mas quando a bomba puxa a água para a cascata, esta alga é sugada e puxa as plantas mais próximas do tubo, o que não me parece muito saudável para as plantas. Como vêm no post acima, ofereceram-me 3 peixinhos (parecem-me kinguios), que se têm estado a dar bem neste novo lar (fazem 1 mês de casa nova dia 4 de Dezembro). Pensei em introduzir um (ou mais) peixe/s para comer estas algas (só as algas) mas deixarem os peixes residentes em paz, e também não serem atacados por estes. O que me aconselham? Link to comment Share on other sites More sharing options...
tpt Posted March 10, 2018 Share Posted March 10, 2018 Para comer algas e resistir ao nosso clima apostaria na Jordanela. Têm a fama de serem muito resistentes. Cheguei a ter um casal num aquário e adorei. Não tenho a certeza se se darão bem com kinguios já crescidos. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Pimenta Posted April 23, 2018 Share Posted April 23, 2018 Novidades? Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jose Lavado Posted April 26, 2018 Author Share Posted April 26, 2018 (edited) Caros Foristas Caro Rui Pimenta, obrigado. De facto quando as novidades são poucas, esqueço-me de por vezes vir aqui, e dar "noticias". O lago vai bem, como está cheio de água, e está muito exposto ao Sol, a mesma não é tão transparente como "água da torneira", mesmo assim, consegue-se ter uma visibilidade de cerca de 50cm de profundidade. As algas, a existirem estão no fundo e não vejo. Acredito que esteja controlado, pois quando tiro o tubo de aspiração de água (para a cascata), este está limpo destas. Os kinguios, houve um que foi vitima de u8m predador (a minha cadela), os outros estão bem, com cerca de 15cm, e muitas (10 que tenha visto) crias. Coloquei 2 vasos com Tiger Lotus, que ainda só têm 1 a 2 cm de altura...Aguardo a chegada das rãs. Introduzi 5 resistentes Ancistrus Sp. (aguentaram 10 dias de viagem, nos CTT), que como são peixes de fundo, não sei como se encontram, mas quero acreditar que estão vivos e de boa saude. Como Palustres, Agriões e Poejos, que como a terra fica um pouco rija, não crescem muito, mas estão bonitos. Já só vou tirar fotos novas com as Lótus. Cumprimentos a todos Edited April 26, 2018 by Jose Lavado Adicionar informação Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Pimenta Posted April 26, 2018 Share Posted April 26, 2018 há 2 horas, Jose Lavado disse: Caros Foristas Caro Rui Pimenta, obrigado. De facto quando as novidades são poucas, esqueço-me de por vezes vir aqui, e dar "noticias". O lago vai bem, como está cheio de água, e está muito exposto ao Sol, a mesma não é tão transparente como "água da torneira", mesmo assim, consegue-se ter uma visibilidade de cerca de 50cm de profundidade. As algas, a existirem estão no fundo e não vejo. Acredito que esteja controlado, pois quando tiro o tubo de aspiração de água (para a cascata), este está limpo destas. Os kinguios, houve um que foi vitima de u8m predador (a minha cadela), os outros estão bem, com cerca de 15cm, e muitas (10 que tenha visto) crias. Coloquei 2 vasos com Tiger Lotus, que ainda só têm 1 a 2 cm de altura...Aguardo a chegada das rãs. Introduzi 5 resistentes Ancistrus Sp. (aguentaram 10 dias de viagem, nos CTT), que como são peixes de fundo, não sei como se encontram, mas quero acreditar que estão vivos e de boa saude. Como Palustres, Agriões e Poejos, que como a terra fica um pouco rija, não crescem muito, mas estão bonitos. Já só vou tirar fotos novas com as Lótus. Cumprimentos a todos Muito bom saber, mas como estão as tuas plantas aquáticas no geral? As oxigenadoras deram-se bem? Tira foto como está agora o lago para se poder ver, não é preciso esperar pelas lótus :D Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jose Lavado Posted June 11, 2018 Author Share Posted June 11, 2018 Caros Foristas Agora que já há novidades, mostro-as. Como podem ver na foto, as Lotus ja deram folha, têm apenas 2 meses, e as rãs (penso que 2) ja voltaram. Os meus Kinguios, estão grandinhos ( próximo de 15cm) tiveram crias, que ainda é dificil de ver, mas numa das fotos que vos apresento vê-se a cabecita de um a aparecer. No total são 7 crias, sendo que 1 é totalmente negro e 2 malhados de negro e laranja... Como ganharam estas cores não sei... A água é turva mas tem visibilidade até cerca de 50cm de profundidade. Os Ancistrus...não sei deles, mas sendo peixes de fundo, não consigo ver. As plantas devem estar a fazer o seu trabalho. Fiz uma mudança parcial para colocar os vasos das lotus, e as plantas (tanto as Elodeas como as Valisnerias) tinhas umas "borbulhas" acastanhadas, mas tinham bastantes rebentos saudáveis... Cumprimentos a todos 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Pimenta Posted June 11, 2018 Share Posted June 11, 2018 Muito bom José, ficou muito fixe o teu lago. Isso o verdete não te preocupes, deixa as oxigenadoras crescerem e essas algas desaparecem :D abraço Link to comment Share on other sites More sharing options...
alexbap Posted June 13, 2018 Share Posted June 13, 2018 Está com muito bom aspecto. Quando essa envolvente verde crescer, então deve ficar mesmo muito bom. Só uma pergunta: Os Ancistrus aguentam o Inverno? Eu precisava de uns peixes para o fundo mas sempre pensei que os Ancistrus eram de água quente e se dariam mal no nosso clima. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jose Lavado Posted July 9, 2018 Author Share Posted July 9, 2018 Caros Foristas Como referi no post anterior, as Vallisnerias têm uma "borbulhas" castanhas e moles. Há vários rebentos saudáveis, mas não sei se duram. Juntei 3 fotos para, que souber e puder, dar a sua opinião.As Elodeas, ao contrário do que pensei, creio que não têm este problema, pois apareceu uma ramificação a boiar e estava perfeita. Junto fotos das crias que anunciei no mesmo anterior post. Na foto conto 14, mas já apareceram 2 que sinda eram muito timidos. Também já apareceram 2 rãs, bem grandinhas... Citação On 13/06/2018 at 22:44, alexbap disse: Só uma pergunta: Os Ancistrus aguentam o Inverno? Eu precisava de uns peixes para o fundo mas sempre pensei que os Ancistrus eram de água quente e se dariam mal no nosso clima. Como são de fundo, não sei dizer a certeza, pois não consigo mesmo ver mais de metade da profundidade do lago, mas até hoje, só apanhei um a boiar, em Junho, e pouco maior do que quando foi para o Lago. Ou seja, ou morreu antes e estava preso em algo, e soltou-se nessa altura, podendo haver mais nesta situação, ou foi o único que não sobreviveu até agora e os outros lá estão. Desde já o meu obrigado pela ajuda que têm dado. 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Pimenta Posted July 10, 2018 Share Posted July 10, 2018 Muitas folhas das minhas também ficam assim, mas lançam rebentos novos e crescem saudáveis. Tens o fundo completamente forrado de oxigenadoras? A água com as plantas deveria estar mais limpa, talvez os peixes te andem a comer sem tu saberes, os kinguios são terríveis... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jose Lavado Posted August 30, 2018 Author Share Posted August 30, 2018 (edited) Caros foristas Uma pequena actualização. Pelas fotos não dará para ver bem, mas dá para ver o tamanho das elodeas (já quase chegam à superficie), as rãs já tiveram crias, e agora são 2 adultas e (parece para já) 4 crias que já não têm cauda, peixes... muitos. Os nenufares, desde que chegaram e atingiram estas dimensões (que não é nada de especial) permitiram uma limpeza de água, que tenho visibilidade de aproximadamente 1m de profundidade. Não consigo tirar foto mas, pelo menos 1 Ancistrus sobreviveu, consegui vê-lo entre os vasos das Vllisnerias, e esse fundo está de facto limpo, e um (de 10 que comprei) "Ramshorn snail" vermelho., que também vi a limpar uma das paredes. Já agora pergunto, qual o impacto neste "ecossistema", que teria a introdução de uma ou 2 tartarugas? Obrigado Cumprimentos Edited August 30, 2018 by Jose Lavado Faltava o agradecimento e cumprimentos,. 2 Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rui Pimenta Posted August 31, 2018 Share Posted August 31, 2018 Muito bonito o lago José, a água com o crescimento das Elodeas já está muito melhor. Quanto á introdução de tartarugas o melhor é esquecer isso, na minha opinião :) 1 Link to comment Share on other sites More sharing options...
tmaster Posted September 28, 2018 Share Posted September 28, 2018 (edited) houvi falar em tartarugas? tenho 5 que foram em pequenas para o meu lago e desde que la estão nunca mias rebentou uma folha nos nenufares,cortam-nas logo assim que espreitam. tive de tirar os vasos este verão pois ja estao com uns 10cms e viram os vasos de 3 ou 4 kg de patas ao ar. Ou elas ou as 4 carpas de 20cms.... resumindo,não ha planta que resista a carpas grandes e tartarugas Trachemys scripta scripta ou elegans. Edited September 28, 2018 by tmaster Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts