alexbap

Membro
  • #Conteúdo

    23
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Tudo publicado por alexbap

  1. Está com muito bom aspecto. Quando essa envolvente verde crescer, então deve ficar mesmo muito bom. Só uma pergunta: Os Ancistrus aguentam o Inverno? Eu precisava de uns peixes para o fundo mas sempre pensei que os Ancistrus eram de água quente e se dariam mal no nosso clima.
  2. Obrigado Rui. E já agora em relação às outras perguntas? Alguma ajuda?
  3. Boas a todos, Mudei-me de casa e a minha casa nova trazia um lago com mais ou menos 3000 litros. descrição: Volume: 3000 litros aproximados. medidas: 3.5 x 1.2 x 0.7 m mas como se pode ver pelas fotografias, estou a falar de aproximações devido à forma do mesmo. Fauna: -6 peixes dourados (entre os 20 e os 30cm). -3 tartarugas grandes (+-30cm) embora uma delas eu suspeite que seja um cágado. Flora: A única planta que tenho é um junco no meio do lago. Equipamento técnico: -Uma bomba submersa cujo caudal não faço ideia mas é muito ( a olho parece tanto como uma torneira aberta no máximo) -Um filtro externo "Green Reset" de 40 litros. O filtro tem uma luz UV em que tenho quase a certeza que já não funciona. Sei de fonte segura que à mais de 6 anos não é mudada. -Luz UV externa que entretanto retirei não só por a lâmpada já não funcionar e retirava imenso caudal à bomba. Primeiro as questões: -Gostaria de adicionar mais plantas mas as tartarugas devoram tudo. Comprei um nenúfar e não durou um dia. Existe alguma forma de habituar as tartarugas às plantas para elas não as comerem? Também já experimentei umas flutuantes que me garantiram que cresciam tanto que nem as tartarugas as comiam mas a salada durou uns 3 dias. -Comprei a semana passada um vaso com uma planta de margem (Echinodorus julgo eu). Como a planta teria de ter a sua base submersa, venderam-me também um vaso flutuante e até ver a coisa está a correr bem. Já li por aqui que os "jarros" também se dão desta forma e no meu jardim tenho imensos. Estava a pensar em prender umas vasos à margem e lá colocar uns jarros. A minha dúvida é como se planta plantas para esta situação? Usa-se terra? A planta que comprei parece-me ter apenas gravilha no vaso. -Como podem ver nas fotografias tenho uma formação rochosa a meio do lango por onde escorre a água que vem do filtro, tipo cascata. Existem algumas plantas que lá possa colocar. No "Koi park" eles têm lá umas que quase parecem fetos agarradas às paredes mas disseram-me que só servem para interior. Com o nosso Inverno elas morreriam se estivessem no exterior. Há alguma alternativa? -Entre Garças e gatos visitantes, já perdi 3 peixes. Com que tamanho é que posso comprar mais peixes dourados sem correr o risco de os maiores lhes fazerem mal? E existe alguma forma de impedir ou pelo menos minimizar estas incursões? -Há algum peixe que aguente o nosso inverno que ajude a limpar o fundo? Tipo um pleco europeu? No koi tinha uns que me pareceram esturjões e eram relativamente pequenos mas tinha a ideia que aquilo crescia que se fartava. -O lago, contra todas as indicações tem duas árvores mesmo por cima dele. Mas já vinha assim e agora não vou cortar as árvores. Limpo diariamente as folhas da superfície mas mesmo assim há sempre umas quantas que vão para o fundo. Há algum aspirador barato para fundos? Obrigado! As fotografias:
  4. Muito obrigado Bruno. Como disse o meu aquario tem 240 litros e estou a contar adquirir um sistema de CO2 brevemente pelo que a qualidade da fertelização assim como o seu preço terão um peso muito grande na escolha.
  5. Bruno, o teu aquário está fantástico e depois de ver este teu tópico também fiquei com vontade de adquirir uma moonlight. Gostava era que fizesses uma descrição detalhada. Que lampadas tens? Potência e temperatura da luz das mesmas? Sistema de fertilização? Método e já agora marcas. E se fosse possivel também o substracto que usaste? Isso ainda continua low-tech? É que estou na eminencia de fazer um reset ao meu de 240L e são dicas que me davam jeito. Abraço e muitos parabéns.
  6. Desculpa João, não me apercebi que a pergunta era para mim. Na loja diziam que eram altum. Que não eram altum, tinha eu a certeza mas como gostei muito deles comprei-os na mesma. A razão de não me ter informado melhor na loja foi porque apesar de terem tido em tempos uma pessoa lá a trabalhar que sabia muito de aquariofilia, a que lá está agora já me deu provas de saber muito pouc do assunto. Isto já foi à uns dois ou três meses. Voltei lá esta semana para comprar mais e continuavam a chamar-lhes altum mas o preço tinha duplicado. Eu comprei-os a 15 euros e agora estavam a 30. Também os encontrei noutra loja aqui perto a 25 euros.
  7. Apesar de não haver respostas, penso que encontrei a identificação dos mesmos. De qualquer forma, se alguém com conhecimento me pudesse confirmar, agradecia. Pterophylum sp. "rio nanay Parecem-me iguaizinhos aos deste video. A boca dos meus é um pouco diferente, mais parecida com as deste video, mas a estirpe parece-me ser a mesma.
  8. Boas a todos, tenho dois escalares que gostava que me ajudassem a identificar a espécie. O que noto neles, para além do formato da boca, é a côr acastanhada e a proporção do corpo. São mais altos para o comprimento que os outros escalares que conheço. Além disso têm um brilho azulado eléctrico que faz lembrar o mesmo que se vê nos discos. Nunca tinha visto nenhum escalar com este brilho. Aqui ficam as fotos.
  9. Mais outro que gostava de entrar. Tenho 2 ramirezis.
  10. Obrigado Hugo. Vou fazer isso mas já agora qual é a proporção de lixivia que meto? Obrigado
  11. Boas a todos. A pedra ou placa do meu difusor de CO2 simplesmente entupiu. Este cerca de uma semana dentro do aquário sem CO2 e agora que o voltei a ligar está entupida. Reparei que estava um pouco suja, mas mesmo muito pouco e que também volta não volta andava por lá algum caracol. Alguém tem ideias como desentupir isto? Já a esfregeu com uma escova de dentes e continua na mesma. Obrigado
  12. Só mais uma coisa que me esqueci de referir e que parece que é muito questionada aqui no forum. O tempo entre a fêmea meter os ovos e as crias começarem a nadar, pelo menos fora do esconderijo, pode chegar a ultrapassar uma semana. Da primeira vez, pensava que os ovos já tinham morrido todos e já tinha perdido a esperança quando passados muitos dias, surgem todos cá fora a nadar com a mãe. Por isso se a vossa fêmea dum dia para o outro tiver perdido grande parte da barriga e passar a estar muito tempo dentro de um esconderijo não desesperem se passados 3 ou 4 dias ainda não virem nada, porque aqui em casa chega a passar bem duma semana até aparecerem cá fora. Atenção que no meu aquário não tenho acesso visual ao esconderijo deles por isso é possivel que eles já nadem lá dentro antes deste dempo mas de facto não tenho como descobrir sem estragar o esconderijo, que obviamente está fora de questão. Também pedia ao PMedeiros, se não se importasse, que mudasse o nome do tópico para "Criação de kribensis em comunitário" ou algo parecido, apenas para ajudar a quem procura informação no forum. Obrigado.
  13. Obrigado, Icedude. Em relação à loja na margem sul, e sem ter a certeza se estarei a desrespeitar alguma regra em relação à publicidade, posso-te dizer que gosto particularmente da Avipeixe, na rotunda do Centro Sul em Almada. Como todas as lojas não têm tudo mas regra geral são bem servidos com um atendimento muito bom com grande conhecimento. Em relação aos Kribensis, ainda tenho cerca de 10 pequenos que continuam vivos e de saude. Apesar de ainda pequenos e com muito pouca coloração já têm um corpo muito parecido com os adultos com todas as barbatanas já bem definidas e com formas praticamente finais. Já comem a comida dos adultos e já começam a aventurar-se numas rápidas incursões à superfície. Em relação aos outros peixes já nenhum mostra praticamente interesse pelos pequenos, apesar de só terem cerca de centímetro e meio a dois, se tanto. Já nadam muito bem e já conseguem arrancadas brutais. Em relação aos pais uma novidade. A mãe ontem fez nova postura, ainda com os ovos por eclodir. Imediatamente passou a atacar as crias anteriores com uma violencia que nunca lhe tinha visto com nunhum peixe. Parece que não se limita a enxota-los mas quer mesmo mata-los. Felizmente os pequenos já têm velocidade para ela mas tenho medo que algum seja apanhado desprevenido. Tive a tentação de os meter em maternidade mas por serem muito dificeis de apanhar e por uma questão de coerencia em relação à minha ideia para este aquário que era criar um micro habitat para os peixes onde deixaria a natureza seguir o seu curso, vou deixa-los em liberdade e torcer pelo melhor. O pai não mostra este comportamento, sendo totalmente indiferente às crias anteriores. Mas fica respondida à minha questão sobre se estes peixes cuidariam de duas posturas em simultânio. Parece que assim que nasce uma nova, a antiga é para abater ou simplesmente ignorada. Vou dando notícias à medida que as coisas forem evoluindo. Neste momento tenho algum curiosidade no comportamento que as crias já desenvolvidas terão com os irmãos mais novos que devem estar aí a rebentar. Entretanto algumas fotos actualizadas. Peço desculpa pela qualidade mas a máquina morreu por isso teve de ser com uma compacta barata que tinha cá por casa. Uma vista de um dos pequenos ao pé de um dos escalares. Pelos tamanhos dos grãos de terra dá para perceber que é muito pequeno. Um ou dois cm no máximo dos máximos. Um crop em tamanho real do mesmo alevim, E uma vista total do aquário para se ter uma ideia da companhia com que eles tiveram de lidar para chegar até aqui. Vêm-se 4 mas são 6 escalares, para além do resto, claro.
  14. No meu comunitário com 240 litros tenho um casal de kribensis que já vai na 3º postura em cerca de 3 meses. Na primeira os pequenotes duraram cerca de 1 semana. Iam desaparecendo de dia para dia. Acho que os nariz de bêbado são demasiado rápidos mesmo para os super-protectores pais. A segunda postura estava a ir bem mas ao fim de 1 semana desapareceram todos de repente numa manhã. Desconfio que devam ter ido pelo filtro que me esqueci de proteger. Nesta 3º ninhada também foram desaparecendo ao longo dos dias mas há cerca de 10 alevins que já duram à 3 semanas e estes têm-se mantido. Apesar de ainda muito pequenos já nadam muito bem e já se esquivam dos maiores. Os pais, apesar de ainda os protegerem, estão cada vez mais desleixados. Quando meto comida já não hesitam em deixar os pequenotes desprotegidos embora voltem à sua proteção no fim da refeição. Apesar de tudo a mãe é muito mais protectora nesta fase que o pai. Apesar de ainda terem estas crias e ainda manterem comportamentos protectores desconfio que os pais se preparam para uma nova postura. A barriga da mãe já está bem grande e rosada e hoje começou a entrar com frequencia na sua gruta de eleição para as desovas. Vamos lá a ver como se comporta com os alevins da postura anterior. Já tive a tentação de meter uma maternidade para os pequenos mas para já vou mantendo-os no comunitário à solta. Não só aguça os instintos e hábitos protectores dos pais como acabam por estabelecer um equilibrio de comportamentos em todos os outros peixes muito interessante de observar. Neste momento tenho 2 ottos, 2 Saes, 6 escalares, 3 coridoras, 6 nariz de bêbados e 2 kribensis. -Também de realçar que ao contrário do que pensava, os escalares não oferecem particurar interesse pelos alevins. Acho que a agressividade dos pais na sua defesa aliado ao tamanho dos escalares que não os permiter passar despercebidos perante os pais, faz com que nunca se tenham mostrado uma verdadeira ameaça. Já os 6 nariz de bêbado como são muito rápidos dão verdadeiras dores de cabeça aos pais kribensis. -Também de referir que apesar de firmes na defesa dos filhos, os kribensis nunca foram verdadeiramente agressivos para os outros peixes limitando as suas perseguições ao exotanço para longe das crias. Podes ver as fotos do aquário e da primeira postura neste link http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=166281 E seguem-se duas fotos da 2ª postura com cerca de 4 dias
  15. Precisava do vosso conselho entre estes dois difusores. É para um aquário plantado com 240L brutos. Pessoalmente gosto mais do de canto, visto que dá para disfarçar melhor no aquário mas não sei se terá eficiencia suficiente em relação ao outro. Caso o de canto sirva, qual o diâmetro que me aconselham? Eles têm-no com 2, 3 e 5 cm. Obrigado! http://www.wate-r-evolution.com/shop/difus...-da-aquili.html http://www.wate-r-evolution.com/shop/difus...-da-aquili.html
  16. Visto que não tenho recebido ajudas, era possivel aos moderadores passarem este tópico para o sub-forum das fotos e videos? Assim ia metendo as actualizações. Entretanto ao fim dum mês, a primeira ninhada do aquário nasceu. Os Kribensis, que eu já desconfiava que tinham acasalado, tiveram à poucos minutos uns 30 ou 40 filhotes que entretanto já foram mudados de local. O pai com os respectivos, e a mãe.
  17. Montei hoje o sistema caseiro de CO2 e apesar de ter demorado um pouco a largar bolhas, já está a funcionar regularmente. Tenho lido que se deve desligar durante a noite. Como é que faço isto com este sistema DIY? Estou um pouco preocupado, até porque esta noite nasceram as primeiras crias do meu aquário. Uns 40 kribensis ao fim de 1 mês de ter montado o aquário.
  18. Obrigado Ruy. Em principio esta semana irei comprar os macros e conforme o preço, talvez vá para esses da tropica. Só uma questão em relação ao CO2 caseiro. Como o móvel do meu aqário é exactamente à medida do aquário, não tenho espaço para meter a garrafa do CO2 ao lado do aquário. Assim sendo, o único local seria dentro do movel por baixo do aquário. Esses CO2 caseiros têm pressão para elevar o CO2 até uma altura de 1.15m que é a altura que vai do chão até ao vidro do aquário?
  19. Boas a todos, Sou novo nisto da aquariofilia e embora tendo tentado aprender o mais possivel apenas lendo os tópicos dos outros ainda tenho algumas dúvidas pouco esclarecidas. Antes de mais o meu aquário LINK comunitário 240 L - plantado Como referi no tópico tenho alguns problemas com as plantas e para já, um sistema de CO2 está completamente fora de questão por questões orçamentais. Assim sendo algumas das minhas dúvidas são: 1-Que testes devo adquirir ou realizar para perceber quais os níveis de CO2 e nutrientes do aquário? Já tenho algumas noções de macro e micro nutrientes mas ainda não percebi como posso saber os níveis e necessidades dos mesmos no nosso aquário. 2-Não havendo sistema de CO2 (pelo menos até ao Natal) será que aqueles produtos como o Seachen Flourish excel ou identicos poderam colmatar, pelo menos em parte, esta situação? Mesmo que não sendo um substituto para o CO2 pressurizado, será que trariam alguma mais valia para as minhas plantas pelo menos até adquirir o CO2? 3-Esta semana adquiri o Seachen Flourish, que pelo que percebi é um composto de micros com alguma (ligeira) quantidade de macros. Que outros fertelizantes terei de comprar? Sabendo que o aquário tem à volta de 200/220 L reais qual a marca com a relação preço/qualidade que me aconselham? Para já fico-me com estas questões. No tópico do meu aquário há lá outras que agradecia que me ajudassem nas mesmas. Obrigado a todos! Alexandre Baptista
  20. Só mais umas questões que ficaram esquecidas: -A tiras deram-me um PH de 6.5 e os testes das gotas deram 7.2 no aquário e 7.6 na torneira. Existe algum fonte de água própria para aquários perto de Lisboa com águas um pouco mais ácidas? A maior parte dos peixos que gostava de ter preferem águas um pouco ácidas e estes 7.2 estão-me a estragar os planos. Aguém da zona de Almada ou Lisboa com experiencias semelhantes? -Ao fim de quanto tempo é que devo limpar o filtro externo? -Que percentagem do balde do filtro é que deve ter filtragem biológica? -Também li que os aquários no início teriam os valores da amónia altos. No entanto medi a amónia da água da torneira e deu-me o mesmo do aquário ou seja praticamente zero. É suposto ser assim?
  21. Boas a todos, Aproveitando algum material mais antigo, resolvi montar um comunitário de 240L brutos e apesar de ter lido imensas coisas para aprender o mais possivel, ao fim de 3 semanas montado continuo com algumas dúvidas. Aquario:120x40x50 Litragem: 240L brutos; +-200L reais Filtro: Externo Fluval 303 (870 L/h) Iluminação: 3x T5 54W 115cm (1x 6500ºK; 2x 10000ºK) Aquecimento: Eheim 200W Material filtrante (por ordem no filtro): -Canudinhos; -uma espécie de malha verde sintética que não sei o nome(filtro mecânico um pouco mais fino que os canudos) -lâ fina -Filtro biológico EHEIN bioMech(1L-710gr) -ultima camada fina da mesma lâ fina Solo: Areão branco à frente; substracto fertil "JBL AquaBasis pluss" (por baixo) + "ADA Aqua soil Africana" Flora: Anubias barteri var. angustifolia Anubias barteri var. nana Limnophila aquatica (penso que sejam estas. Umas verdes e outras castanhas) Vallisneria (não sei a variedade) Fetos de java Musgo de java Hygrophila corymbosa 'Siamensis' (não tenho a certeza se é esta. Foto comparada com o site da Tropica) Nymphaea lotus Lilaeopsis mauritiana (também não tenho a certeza se será esta) Fauna: 2 ottos 2 Caes 2 Kribensis (casal) 7 nariz de bêbado (com o tempo espero juntar casal de ramirezis, 4 escalares e uns 6 bêbados) Hardscape: rocha vulcânica, xisto e troncos ( de lojas) Temp: 27º PH:7.2 Amónia: 0/0.25 Nitritos: 0 Nitratos: 0/5 Enquadramento: 1º dia - Montagem do aquário com hardscape, flora, filtro e iluminação 2º dia - Começaram a aparecer uns fungos tipo algodão nos troncos. Após consultar o forum verifiquei que a situação era normal e não me preocupei 3º dia - Adicionei bactérias "Sera bionitrivec" 1ª semana - Fungos em força sobre todos os troncos. PH a 6.5(medido por tirinhas). - Adicionei 2 ottos e 2 Caes para conbate dos fungos 2ª semana - Ainda sem kit de testes mas confiante pelo comportamento dos Ottos e Caes juntei o casal de Kribensis 3ª semana - 7 nariz de bêbados. - Fertelização com Seachem Flourish - Kribensis desde o 3º dia no aquário em "danças" de acasalamento, especialmente a fêmea -Aquisição de Kit de testes da API com 1ª medição dos vários valores da água. amónia 0, nitritos 0 e nitratos 0 a 5 e PH 7.2(diferente dos 6.5 que as tiras continuam a indicar) Foto: Agora as dúvidas: A -Só nesta 3ª semana é que comprei um kit de testes da "API". No 1º dia deu-me amónia 0, nitritos 0 e nitratos 0 a 5. Ao fim de 3 dias (hoje) deu-me igual mas a amónia a 0.25. Isto são valores normais? Não deveriam os nitratos estarem mais altos? E porque é que a amónia subiu de 0 para 0.25? Poderá ser da variação muitíssimo subtil que a palete de cores dos testes tem para estes 2 valores? B - As plantas estão longe de ter um aspecto saudavel. As Limnophila e as Hygrophila corymbosa, assim como o musgo, cresem que se fartam mas nalgumas plantas, as folhas novas já vêm ligeiramente amarelas nas extremidades. Para já não queria comprar nenhum sistema de CO2 por isso estava a pensar no Seachem Flourish Excel. Será que ajuda? E em relação aos macros? Existe alguma solução simples já com tudo para principiantes? E como é que poderei saber se a água tem nutrientes suficientes para as plantas? Quais os testes a realizar? -As valisnérias que deveriam ser umas plantas fáceis largam muitas folhas apresentando muito mau aspecto. Os fetos então estão uma miséria mas como estiveram cobertos do tal fungo durante as primeiras semanas não sei se não poderá ser esta a causa. C -Como tenho lido que a luz, CO2 e nutrientes devem estar em equilibrio e visto que não tenho CO2 e não sei os nutrientes, desliguei nos ultimos 2 dias uma das luzes deixando apenas uma de 10000ºK e outra de 6500ºK. Também diminui o tempo de iluminação de 14h para 10 h. Será que fiz bem? P.S. Apesar destes problemas, os peixes apresentam-se com um comportamento óptimo sem qualquer sinal de stress ou mau estar. Comem todos sem problemas, os bêbados formam um cardume muito divertido e sempre unido e a fêmea kribensis passa a vida a tentar engatar o macho que a julgar pelas recusas deve ser gay. No entanto de à 3 dias para cá, têm andados a esgravatar por debaixo de um dos xistos por isso a esperança continua. Agradeço antecipadamente ajudas e obviamente comentários Alexandre Baptista
  22. Eu tive um problema semelhante no meu (120x40x50) que está neste momento num vidreiro a ser reparado. Concretamente o problema era uma rachadela no sentido transversal do vidro inferior. A conselho dele, a substituição do vidro era complicada e arriscaria o resto do aquario logo a solução proposta por ele foi a colocação de um vidro por cima do outro previamente rachado. Ele levou-me 34 euros que foi apenas o preço do vidro. Quando o for buscar para a semana meto aqui uma foto. O vidreiro é da zona de almada e foi aconselhado por um logista de aquários cujos aquários da loja foram feitos por este senhor que tem bastantes aquarios já feitos para particulares, restaurantes, etc. Se fores da zona e estiveres interessado posso dar-te a direcção.