Ancistrus sp e albino


Jorge Soares

Recommended Posts

Boa tarde,
É possivel reproduzir ancistrus co m um macho albino e um sp(preto)?

Gostava tambem de saber se para a reproduçao é mais indicado ter so um casal no aquario ou podemos ter outros ancistrus?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Jorge,

Sim podes ter um casal formado por parceiros diferentes M/F1, também tive essa dúvida e ainda coloquei por aqui a questão, mas ninguém me respondeu, assim, andei por uns fóruns estrangeiros e a estudar um pouco de genética.

Desse cruzamento não irás ter nenhum peixe 100% puro, terás cerca de 50% Albinos, 50% de pretos só que os descendentes M/F2 terão na sua combinação genética as dois tipos, SP e Albino.

Se mais tarde cruzares um destes descendentes, por ex. preto com outro igual poderão ainda nascer cerca de 25% albinos devido ao gene albino existente em M/F2.

É mais ou menos isto, pois não sou expert na "coisa", da minha experiência enquanto não há casais formados podes ter vários ancistrus no aquário que eles vão competir pela atenção das fêmeas, depois de formado o casal as posturas são mais certas estando apenas esse casal no aquário.

Cumps

Trash

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

IMG_20170421_221742.jpgOlá Jorge. Respondendo a tua pergunta posso dizer que é possível e digo-o baseado apenas na minha experiência. Eu tinha um casal de ancistrus albinos que nunca tinham procriado e apos a morte da fêmea um amigo meu ofereceu me uma fêmea adulta "normal" e eles deram-se às mil maravilhas logo à primeira vista e tiveram diversas criações. E o que posso dizer é que as crias nascem pretas mas que nalgumas delas as pintas brancas são substituídas por umas mais cremes. Não faco ideia do que acontecerá aos netos deste casal pois ainda não atingiram idade adulta nem eu desejo isso sequer por falta de espaço.
Espero ter ajudado.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Tenho um casal a criar no meu aquário sendo que o macho é albino e a fémea não tenho tido 75% de albinos e o resto negros, penso que o gene do macho seja mais dominante e influencia mais a cor da descendência. Ou seja o resultado final vai depender de qual dos progenitores é albino.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On ‎23‎-‎05‎-‎2017 at 10:32, PHILARIO disse:

Tenho um casal a criar no meu aquário sendo que o macho é albino e a fémea não tenho tido 75% de albinos e o resto negros, penso que o gene do macho seja mais dominante e influencia mais a cor da descendência. Ou seja o resultado final vai depender de qual dos progenitores é albino.

Cumprimentos

Oi,

É isso mesmo, vens confirmar mais ou menos a explicação que dei atrás, mas não é pelo facto de o gene do macho ser mais forte, embora tenhas um casal com albino e preto, a fêmea também já não devia ser "pura" também já partilhava um gene de albino, por isso tens cerca de 25% de pretos.

Cumps

Trash

Link to comment
Partilhar nas redes sociais