Recommended Posts

Publicado

Boas ,

Estava a pesquizar sobre tratamentos e encontrei isto:

" Parasitas Externos.

Difícil de diagnosticar estas doenças afectam os peixes deixando-os escuros e numa fase mais avançada sem comer, escondidos a um canto.

Tratamento:

Substância Activa : Formaldeido a 37%

Medicamento : Formalina (Formol)

Utilizar 2ml para 100 L nos dias 1, 3, 5, mudando 25% da água nos dias 2 e 4. Repetir passado uma semana se necessário. Nos casos extremos fazer 3 tratamentos em 3 dias. Aumentar a oxigenação e colocar a temperatura nos 28º, 29º. Para um tratamento mais eficaz mudar os peixes para outro aquário depois de tratados. ".

Gostava de saber se já alguém experimentou com sucesso em Discus e se o formol não destroi o filtro biológico ?

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg

Publicado:

tanto qt sei a formalina destroi o filtro biologico.

tenho é usado um medicamento que é a base de formalina ( apenas uma parte... contem outras substancias, mas n diz o quais sao ) hamado sterazin.

é bastante seguro e n me afectou o filtro biologico de nenhuma das vezes que o usei.

é tb bastante eficaz, no entanto nas doses que eles mandam n obtive grandes resultados. no entanto respeitando a posiologia que eles mandam e aumentando apenas um pouco a dose de medicamento obtive mt bons resultados.

é necessario ter uma bomba de ar com bom debito pq a formalina consome oxigenio. no entanto com bomba de ar a trabalhar n tive problemas nenhuns.

tou bastante satisfeito com o medicamento.

smflogo.gif
Publicado:

Olá,

Eu já usei e voltarei a usar formol se for necessário.

Como foi dito em cima destroi o filtro. No entanto se o filtro estiver bem ciclado não deverás ter níveis tóxicos de amônia ou nitritos. Além disso o formol evapora-se (da água) passadas algumas horas...

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

viva

para ficares bem informado faz uma pesquisa utilizando o nome RUI FERREIRA DE ALMEIDA que é um veterinário que tem escrito excelentes textos acerca de doenças aqui no forum.

Publicado:

Boas, Luis

viva

para ficares bem informado faz uma pesquisa utilizando o nome RUI FERREIRA DE ALMEIDA que é um veterinário que tem escrito excelentes textos acerca de doenças aqui no forum.

Muito obrigado pela dica.

Isto é mais uma prova de que mandar pesquizar têm várias formas de se fazer e a tua foi excelente e ajuda bastante.

Eu neste momento felizmente não tenho problemas com os meus discus , mas estou a informar-me para que quando eles aparecerem ser mais fácil. ( não deixes para amanhã o que podes fazer hoje ; não é assim?)

Mais uma vez muito obrigado .

Abraços

Miguel Angelo

Os meus Discus

Pic_8273_1.jpgPic_5050_40.jpg