LEARNEA OU VERME ÂNCORA em peixes de água fria.


Azor

Recommended Posts

Boas Azor

Eu no segundo poste nos links que deixei

fala sobre,e também da cauda do peixe

começar a desfazer,acho que tem tudo

a haver com o mesmo probelema,ou

talvez não,e complicado,espero que

consigas resolver esse probelem e salvar

os peixes,boa sorte.

 

Cump: Álvaro Silva

 

a cauda do peixe não se está a desfazer, aquilo são feridas causadas pelos vermes. é uma infecção bacteriana causada pelo verme ancora. Como é uma ferida aberta, e os peixes estão fracos é preciso ter cuidado para não passarem as infecções para o interior do peixe, isto por palavras minhas que não sou veterinária. Mas a doença está mais que identificada, e com segurança e certeza por quem percebe bastante do assunto.

 

E o tratamento também está sugerido...agora é esperar que resulte.

 

Álvaro no fórum também já temos uma FAQ para as doenças, uma pesquisa intensa que eu fiz.

 

Mais o Ingrediente activo: diflubenzurona 130 mg por cada 100 ml., do medicamento da JBL é muito eficaz para esta doença.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ricardo, como vão as coisas?? Já iniciaste o tratamento?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai pondo mais fotos, assim consegue-se comparar as novas com as antigas e ve-se se o parasita se está a reproduzir muito ou se está estável.

Esta "doença" não ´das piores, é como um ter carraças, fazem mal mas são removíveis.

Não entres em pânico, isso trata-se bem.

Já iniciaste a remoção dos "vermes" com uma pinça?

Podes fazer isso mesmo não tendo o medicamento contigo desde que desinfetes a agua com sal grosso sem iodo, 1 colher de sopa com sal para cada 10L.

 

 

 

Ps: se tiveres caracóis perdes o risco de os perder por essa razão aconselho que antes de colocares o sal removas o máximo de caracóis possíveis para não morrerem e depois de diluído o sal podes voltar a coloca-los no aquário.

estou a acompanhar!!! :)

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Ricardo, antes de chegar o medicamento deves fazer o tratamento com sal grosso, 3 gr por litro para peixes de água fria. São 300 gramas no total. Vai-te impedir que a infecção bacteriana progrida.

 

Depois quando vier o medicamento da JBL podes subir 1º diário, tens de fazer tpa 100%, se bem que convinha adicionares a água á temperatura que estava, não superior a 1º. Olha que tens de manter a temperatura a 18º pelo menos, não podes aplicar a menos de 18º, de todo. Diz na bula, não aplicar a temperaturas abaixo dos 18º, toma nota cuidado com isso.

 

A que temperatura está a água???????????

PS: Aliás se variares a temperatura em demasia, acabas por ter a probabilidade de ficarem com mais uma doença, no caso estou a pensar em ictio, muito susceptível de aparecer com alterações de temperatura.

E outra coisa vai dando noticias diárias, se for caso disso, para vermos o que acontece e termos tempo de agir!

 

Vai pondo mais fotos, assim consegue-se comparar as novas com as antigas e ve-se se o parasita se está a reproduzir muito ou se está estável.

Esta "doença" não ´das piores, é como um ter carraças, fazem mal mas são removíveis.

Não entres em pânico, isso trata-se bem.

Já iniciaste a remoção dos "vermes" com uma pinça?

Podes fazer isso mesmo não tendo o medicamento contigo desde que desinfetes a agua com sal grosso sem iodo, 1 colher de sopa com sal para cada 10L.

 

 

 

Ps: se tiveres caracóis perdes o risco de os perder por essa razão aconselho que antes de colocares o sal removas o máximo de caracóis possíveis para não morrerem e depois de diluído o sal podes voltar a coloca-los no aquário.

 

estou a acompanhar!!! :)

 

Boas Rui, atenção:

 

Ricardo, antes de chegar o medicamento deves fazer o tratamento com sal grosso, 3 gr por litro para peixes de água fria. São 300 gramas no total. Vai-te impedir que a infecção bacteriana progrida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite pessoal,

 

peço desculpa não ter dito mais nada mas estive fora e sem acesso á internet...

 

O medicamente já chegou e vou iniciar o tratamento este fim de semana.

 

Entretanto aconteceram algumas coisas "estranhas" e que gostava da vossa opinião:

 

- Dos cinco vermes que consegui identificar anteriormente apenas consigo localizar dois, os outros desapareceram como por magia... Aliás eram os maiores e os que estavam nas feridas com pior aspecto...

 

- As feridas estão bem melhores incluivivé a da cauda está mais pequena e agora está um pouco mais escura, como se estiveve com uma crosta... é normal?

 

- Apareceram-me uns "ovos" no aquário que primeiro pareciam-me de caracois o que seria estranho pois ainda nunca vi lá nenhum.

 

IMG_20161216_202724_800x449.jpg

 

 

- Mas entretanto reparei nuns organismos muito pequenos (meio centimetro) a nadar no aquário. Serão filhotes??

 

IMG_0789_800x603.jpg

IMG_0801_800x601.jpg

IMG_0802_800x602.jpg

 

Poderão ser vermes âncora?? Se forem filhotes não irão morrer com o tratamento? Como faço?

 

- Como tem estado frio coloquei o termoestato e regulei para a temperatura minima dele (supostamente 20º) no entanto a água está sempre mais quente... qual a temperatura máxima que posso colocar em peixes de água fria? Devo retirar o termostato?

 

Vou colocando aqui as novidades...

 

Obrigado a todos!

Ricardo

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo

Isso a mim parece-me filhotes de peixes,acho que

não tem nada a haver com a doença dos peixes,

acho eu,mas espera por outras opiniões.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Optei por não iniciar ainda o tratamento por causa dos possiveis filhotes... retirei os dois vermes que ainda existiam com uma pinça e estou a gostar da evolução das infeções. Pelo menos a nivel de aspecto estão bem melhores.

 

Vou tirar uma fotos e depois coloco aqui...

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ótimas notícias, a acompanhar. Manda fotos para vermos.

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal,

 

acho que vou mesmo avançar para o tratamento... hoje verifiquei que estão novamente a aparecer lesões semelhantes... parecia que tinham mesmo desaparecido de vez...

 

A minha unica questão é o que faço com os filhotes? Eles agora estão numa maternidade dentro do áqua, são perto de uma dezena...

 

Retiro os filhotes do áqua para fazer o tratamento? Quanto tempo depois os posso voltar a colocar? Ou acham que posso fazer o tratamento com eles lá dentro?

 

Obrigado a todos pelas ajudas...

 

Cumprimentos

Ricardo

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não tens hipótese de colocar os filhotes numa caixa de plástico, com uma bomba de ar e pedra difusora, e arranjavas um filtro de esponja, são baratos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto tempo é que achas que têm de ficar isolados?

 

Enquanto durar o tratamento, vê a bula, em principio depois do tratamento fazes tpa e depois se não tiveres que repetir e os peixes estiverem bem adicionas os mais pequenos.

 

Sinceramente, não esperava que eles resistissem até agora, mas olha que se não tratas disso rapidamente, se calhar não consegues safá-los. Já devias ter feito o tratamento... :sorry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Filhotes mudados para um aqua provisório, TPA feita e filtro limpo... amanhã de manhã começo o tratamento...

 

Vou colocando aqui as novidades...

  • Votar + 1

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Só para vos dar um update...

 

O tratamento já vai na terceira semana e aparentemente os peixes estão curados... já não têm qualquer vestigio da doença...

 

Teoricamente acabam o tratamento no fim-de-semana...

 

Obrigado a todos pela ajuda.

 

Cumprimentos

Ricardo

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para vos dar um update...

 

O tratamento já vai na terceira semana e aparentemente os peixes estão curados... já não têm qualquer vestigio da doença...

 

Teoricamente acabam o tratamento no fim-de-semana...

 

Obrigado a todos pela ajuda.

 

Cumprimentos

Ricardo

 

Grande noticia!!! Conseguimos, olha que ...não é fácil conseguir um final feliz. :dance:

 

Folgo em saber, e já agora, se partilhasses esse teu aquário num outro tópico, é que era, para vermos os bichos, acho que merecemos isso! Que dizes? :cool2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vera,

 

assim que terminar totalmente o tratamento e fizer uma limpeza no aqua tiro umas fotos e partilho!!

  • Votar + 1

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...