Tropica Specialized e Premium (Fertilizantes - Metodologia)


Paulo F. Soares

Recommended Posts

Bom dia,


Se repararem é muito comum ler-se em todo o lado da web que o fertilizante da Tropica "Specialized" é considerado um fertilizante de Macros, e que o "Premium" é de Micros.


Acresce a este facto a tristeza de nos darmos conta que incluso lojistas apregoam esta tese não sabendo explicar de que forma estes dois artigos devem ser utilizados.


E depois temos aqueles que sem qualquer conhecimento de causa, e apenas porque leram algures que um é Macro e outro é Micro, vão espalhando estas teorias e o vento depois faz o resto que é manter e perdurar os mitos.


A WEB está cheia deles (mitos da aquariofilia) até ao desgaste da mente. Mitos e contradições. Basta saltar de um forum a outro e damo-nos logo conta de 1001 opiniões divergentes.


Por me dar conta desse facto, sobretudo das teses e contradições, que à muito deixei de dar relevância ao que se vai dizendo e achei por bem sempre falar com Deus como se diz na gíria. No caso em apreço já à muito tempo que falei directamente com a Tropica e esclareci todas as minhas duvidas.


Os que me conhecem à mais tempo , já se deram conta de que sou assim, e que incluso já cheguei a fazer colagens de trocas de emails com fabricantes, porque não podemos confiar nos "ditos" da WEB e em descrições genéricas de páginas.


Numa página de um fabricante como por exemplo a Tropica, mesmo com todo o brilhantismo, mérito, esforço e qualidade que se lhes tem que ser reconhecida quando na descrição se refere ao seu produto fertilizante, não pode nem conseguiria teorizar ou escrever uma BULA cientifica aplicável a todos os aquários deste mundo!


Por isso o que faz é encontrar um parâmetro minimo recomendável a partir do qual o aquariofilista deverá ajustar para o seu caso em especifico.



Penso ser do senso comum que nenhum fabricante conseguiria encontrar uma receita fixa e unica para os mais variados aquários plantados, bem como as diferentes necessidades de cada planta, a Luz que cada um usa a seu bel prazer, substratos, aditivos, e toda a parafernália que conhecemos. Seria impensável.


Portanto a partir daqui é uma questão de simples exercício mental e não esperar que se chegue à WEB e estejam lá as repostas e soluções aos nossos problemas e métodos.


Dito isto, e por uma questão de ética profissional não vou fazer colagens completas de trocas de correspondência entre mim e a Tropica mas posso, tal como irei fazer a seguir, indicar apenas um extrato (mesmo em Inglês tal como o recebi ) sob de que forma devem ser utilizados os fertilizantes da Tropica, de acordo com a metodologia e recomendações expressas e escritas pela Tropica, por quem trabalha diariamente com o produto, que são eles.


Primeiramente vou colar parte de um certificado laboratorial europeu e atestado pela Tropica do que contém cada frasco dos Fertilizantes e logo aqui vão perceber que a distinção entre Macros e Micros tal como vem sendo apregoada está errada.

E quem tiver "olho clinico" topa logo de que forma os dois fertilizantes interagem entre si.


()Não colo o certificado completo porque tal como referi existe uma ética profissional a respeitar.


Composição dos fertilizantes:


Slide1_zpsqwj1atnm.jpg



(Citando) Metodologia de fertilização Tropica:


"Hi Paulo


Thank you for adding all the info - this make it possible for us to know, what i s going on in your specific tank.


You are absolutely right on your doses of Tropica fertilisers. The recommended dosage is aimed to average tank-holders, with not so many plants.

You - and all the scapers - are not average, having much more plants in your tanks. This in consequense mean dosing more fertilisers.


All your paremetres look right, and your tank sounds like running without problems. Good work!


You are now entering a phase, where you need to keep an eye on what your plants are telling you - which is what you do, observing symptoms of deficiency in Echinodorus bleheri and Staurogyne repens. Good work, again!


About fertilising heavily planted, High Tech tanks (like yours), we suggest to use primarily, or only, the Tropica specialised fertiliser, since this is actually an "all-in-one" fertiliser.

Then also use the Tropica premium, to regulate the dosage of N and P (since these are not included in the premium). WE simply exchange a percentage of total amount (=Specialised) with same percentage of premium.

EX: total amount, if you want to give as 120 ml. but you feel N and P is plenty - then exchange 1/3 of amount. This gives you 80 ml. Specialised and 40 ml. of premium, thereby lowering N and P, without lowering all others.

This can f.ex. be needed, if relatively many fish inhabit the tank!!


I hope this give you the info, needed to adjust your dosing of fertiliser to your tank as the tank develop.

Basically it is an on-going, never-ending process.....but it´s also fun!

Good luck."



Temos que ser bem chatinhos, insistentes e abordar os responsáveis pelos produtos que temos no mercado, colocar questões, e mais questões, e aprofundar bem as temáticas e não andar a perder muito tempo nos 1001 fóruns deste mundo, com informação secular e nada atualizada.


Insistindo e abordando sempre com educação quem vende até que nos esclareçam.

Esse é o caminho. Nos fóruns apenas colocamos as nossas experiências pessoais.


A minha experiência pessoal com a metodologia da Tropica resulta em pleno.


E espero que vos seja útil este tópico. Da minha parte estou cá sempre para contribuir, e ajudar no pouco que sei desta coisa de aquariofilia.


Abraços a todos.

  • Obrigado(a) 1
  • Votar + 5

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Ou seja, depreendo que quem tenha problemas de plantas com falta de potássio, ou seja, folhas com buracos, irá usar o premium ferilizer. Portanto deve-se fertilizar com o specialized fertilizer, e assim que dermos conta de deficiência de potássio, podemos acrescentar o premium fertilizer, que não contém nem nitratos nem fosfatos. Mas ambos teem micros. Portanto um complementa o outro em caso de necessidade de potássio.. Obrigado Paulo pela informação.

Editado por Jferreira
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao ler este tópico surgiu-me uma dúvida, costuma-se aconselhar o pessoal a ir adicionando macros e um dia de intervalo para adicionar micros, mas este tropica ao usar estamos a adicionar os macros misturados com os micros...Não entendo o porque de quando fertilizamos npk diy devemos adicionar os micros desfasados dos macros....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao ler este tópico surgiu-me uma dúvida, costuma-se aconselhar o pessoal a ir adicionando macros e um dia de intervalo para adicionar micros, mas este tropica ao usar estamos a adicionar os macros misturados com os micros...Não entendo o porque de quando fertilizamos npk diy devemos adicionar os micros desfasados dos macros....

 

Bom dia,

 

Um dia de intervalo não. É num dia Macros e no outro Micros.

 

Mas lá está.. porquê?

Porque alguem alguma vez se lembrou de "inventar" essa história porque secalhar exagerou na quantidade de sais e ocorreu precipitação dos mesmos. Depois é a velha história da web e das correntes que se vão propagando e perpetuando no tempo sem qualquer razão lógica. Ou pelo menos algum quimico que venha comprovar que adicionando ambos no mesmo dia ocorre precipitação.

 

A água de rede não os tem todos misturados? E nos solos não estão lá todos misturados? As plantas sabem ir busca-los.

 

 

Portanto deve-se fertilizar com o specialized fertilizer, e assim que dermos conta de deficiência de potássio, podemos acrescentar o premium fertilizer, que não contém nem nitratos nem fosfatos

 

 

 

Exactamente. Ou da forma inversa supondo que tens Nitratos ou fosfatos a mais e precisas baixar.

Tens que diminuir a dose de Specialised, e ao faze-lo estás a diminuir os restantes (todos), logo vais aumentar o Premium para manter os niveis de todos os outros excepto o NO3 e PO4.

 

Ex: Aquario leva 10 Push de Specialised e 5 Push de Micro.

 

Observa-se que é necessário reduzir Specialized porque tem nitratos em excesso.

Reduz por exemplo 5 push de Specialised e aumenta 5 Push de Premium.

 

Fica: 5 Push de Specialized e 10 Push de premium.

 

Nem as lojas explicam isto aos clientes.

 

"Este é Macro ! E este é Micro" ... depois dá as barracas que se vê..

 

E atenção que cada PUSH da Tropica é 1.2 Ml e não um mililitro como nas restantes marcas.

 

8 Push igual 9.6 ml (quase 10 ML).

 

Dose que recomendo para elevado plantado com CO2 dos Tropica 1 Push por cada 10 Litros.

 

Sendo que a partir desta média faço uma divisão de 60/40. Em 100 litros adicionava 6 Push de Specialised e 4 Push de Premium.

 

Depois é ir vendo a reacção das plantas e adaptar mas regra geral se o CO2 e a luz estiverem balanceados esta medida serve.

 

Sem comentários.

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Jferreira,

 

Eu faço fertilização EI, apenas adquiro os sais pré misturados e depois adiciono a agua destilada.

 

TODOS OS DIAS, fertilizo da mesma maneira aplicando o seguinte:

 

15ml de Micros

15ml de NP

15ml de K (este decidi efetuar à parte para melhor controlo de algumas algas)

7ml de Excell

 

Não há intercalagem nem nada.... Aqua de 300L brutos, aprox 240L água. Injecção de CO2 a 30ppm.

 

Ao 7º dia faço TPA e repito a dose.

 

Conclusão?

 

Cada aquário tem a sua biologia, até porque temos a "fertilização" que provém da fauna e é o próprio aquariofilista que tem de perceber onde e como deve ajustar a fertilização.

Não há nenhuma receita mágica que sirva todos os aquários.

 

No meu aquário de camarões não faço qualquer fertilização, tenho tapete de monte carlo, staurogene repens e lobelia cardinalis mini. Tudo cresce sem algas e sem problema algum. Obviamente de forma mais lenta do que se fertilizasse e adicionasse CO2, mas o equilibrio biológico está lá e as plantas sabem como o processar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Mais um excelente Post grande PAFS,

elucida bastante em relação a ferts(sem se tornar difícil de compreender ao user "novato")...

estou a ponderar fertilizar com Tropica, porem estou com uma duvida...

no caso de não ter CO2, tenho também de fornecer o "C" por fertilização correcto?ou ferts só mesmo com CO2?

 

desculpem se estou em off-topic...

Melhores Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bom dia,

 

Para dar por encerrado a minha participação venho deixar as minhas notas finais sobre este modelo de fertilização, porque para complementar bem este tópico faltava algo que andei a estudar faz já uns meses e entendo que aquilo que se segue servirá de bom guia para as pessoas que vierem a utilizar este fertilizante.

 

Primeiro gostaria de dizer que para o Tropica Specialized aconselho os utilizadores a porem de parte as calculadoras que estão disponíveis na web e não se regulem por lá para fertilizarem os aquários com o Tropica. Tenho para mim que as formulas de calculo dessas páginas não deverão estar lá muito bem actualizadas pois inserindo os valores de dosagem/ML aquilo dá uns somatórios em PPM semanais que na minha opinião não podem coincidir com a realidade, caso contrario estaríamos a dar fertilização em massa bruta quando na realidade não é. Já tentei perceber a coisa mas não consegui. É a minha impressão apenas.

 

Em jeito de nota para entenderem o que andei a fazer, foi retirar dados de imensos Set Ups / Rotinas da própria Tropica, mas sobretudo de aquários daqueles grandes nomes da aquariofilia, como por exemplo George Farmer, O. Knott e outros que até são desconhecidos, e numa tabela de Excell fui apontando as litragens reais dos aquários, e a dosagem de cada individualmente atendendo também à luz e se com ou sem CO2 etc.

 

Não vi nem consegui ter a percepção que qualquer dos aquários analisados usasse Osmose pelo que esta está fora da equação bem como valores de KH ou GH ou PH. Tambem penso ser irrelevante mas aqui fica a nota.

 

E deste modo numa tabela algo complexa mas que acabou por se tornar fácil porque resumi aos factores LUZ+CO2+Fert consegui chegar aos valores de dosagem que são os que correspondem aos dois mais usados em todos as montagens e até que há aquariofilistas que usam sempre mas sempre o mesmo valor. Um deles de nome internacional nos seus vários aquários onde para litragens diferentes acaba por dar sempre a mesma dose de fertilização semanal da Tropica.

 

As medidas abaixo são uma boa guia de referência a partir da qual podem sempre ajustar e compreendem sempre o uso de CO2 pressurizado em aquarios densamente plantados.

 

Até 40 a 50 Lumen Litro

 

0.05 por litro.

Ex: Aquario de 140 Litros reais a dosagem diária será de 7 ML. (6 PUSH / dia)

 

Mais que 50 Lumen Litro 70 Lumen Litro:

 

0.08 por litro.

Ex: Aquario de 140 Litros reais a dosagem diária será de 11 ML. (9 PUSH / dia)

 

 

 

Espero que vos seja útil e até um dia destes.

 

Abração a todos.

Editado por PAFS
  • Gosto 2
  • Votar + 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Paulo,

Antes de mais este tópico está fantástico. 

Preciso da tua ajuda/opinião. 

Iniciei uma nova montagem e estou a utilizar estes fertilizantes.

Na minha 1º semana comecei apenas com 5ml do premium 2x /semana.

Na minha 2º semana comecei apenas com 4ml do premium 4x /semana.

Estou na 3º semana. Que tipo de esquema aconselhas a começar a seguir?

Os valores de N e P já estão a 0.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Bom dia

Desculpem estar a postar neste tópico mas a minha dúvida tem a ver com o tema...tenho um aquário com cerca de 160 litros reais, o meu tem poucas plantas e são todas de exigência mínima, estava a pensar comprar o fertilizante da Tropica mas para esta quantidade e tipo de plantas deveria comprar os 2 tipos de fertilizante ou só um deles?

Co2 de momento só estou a colocar daquelas pastilhas efervescentes, só exigem Co2 mínimo

Cumprimentos

Editado por copy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Tozé Nunes featured e pinned this tópico
  • 1 ano depois...

Boa noite 

Segundo o certificado colocado em cima, feitas as contas, se dosearmos o recomendado pela marca, adionamos 1,2 ppm de potássio semanalmente. 

Na marca ADA, o Bright K adiciona cerca de 20 ppm de potássio semanalmente. 

Caso doseie como o Paulo Soares recomenda, 0,08ml por L, dá cerca de 6ppm de potássio semanalmente, o que fica longe dos 20ppm da fertilização ADA.

Sei que as marcas lançam os produtos a pensar nos seu sistemas e portanto o potássio extra do sistema Tropica é fornecido pelo substrato. Segundo análises feitas aos substratos conseguimos ver que o substrato da Tropica tem muito mais potássio que o aquasoil da ADA. https://www.golias.net/akvaristika/experiments-substrates-analysis.php
 

A questão que coloco é: para quem usa o fertilizante da Tropica com outros sistema de substrato adiciona potássio extra?

Memso que complete com o Premium a quantidade a adicionar é enorme para chegar aos tagets da ADA e não me parece razoável. 

Editado por RMartins
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, 

E porque é que queres chegar ao target da ADA? O sistema deles é unico. 

Para um aquario de 100 litros reais são perto de 10 Push o que dá 12 ML / dia.

Isto com densidade elevada de luz e muita massa vegetal. 12 ML dia é so fazer as contas e já ves o semanal. Se o teu aquario consumir mais de 2 PPM de Potassio por dia é obra!

Bem haja

 

 

  • Gosto 1

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Paulo 

O objetivo da minha publicação não era chegar aos targets da ADA, mas sim tentar perceber se com uma quantidade baixa de potássio as coisas funcionam bem.
Pois vejo montes de exemplos de aquários bem sucedido, que até utilizam uma fertilização muito enxuta, mas no potássio têm como alvo os 20ppm. Tenho como lógica que se praticarmos uma fertilização enxuta ao nível de nitratos e fosfatos não precisamos dos níveis "EI" de potássio.
Se calhar, como tu dizes, são "correntes que se vão propagando e perpetuando no tempo"... 

Tenho-te como um exemplo bem sucedido com baixos níveis de potássio, entre outros que encontrei em fóruns internacionais. 

Neste momento, para 150L líquidos e com 20 lumens/L, dou 4ml de Specialised e 4 de Premium, o que faz 3,38ppm de potássio semanais. 


Já agora, o teu frasco de Specialised tem uma espécie de pó preto em suspensão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais