Isolar calha Chihiros A-501 (Faça Você Mesmo)


da678

Recommended Posts

Aquário: 76 cm x 38 cm x 50 cm. Aproximadamente 100 litros (reais).
Filtro: Eheim 2213
Iluminação: Calha Chihiros A-501 (W490 x D60 x H10mm) 8.000 Kelvins
--------------------------------------------------------------------------------
Material utilizado: parafusos e porcas inox 3 x 16 mm, esquadros inox 30 mm x 30 mm (não encontrei 20 x 20 mm), silicone transparente para aquário, fita de pintor. (tudo comprado na mesma loja de bricolage). Custo total = 15,30 €.
--------------------------------------------------------------------------------
Boas, comprei esta calha Led para substituir as lâmpadas T8 de 18w (60cm) que tinha no meu aquário.
Escolhi esta calha (A-501) de 50 cm e não a de 60 cm (A-601) devido á quantidade de lumens A-501 tem 4800LM a A-601 5800LM e queria também que os watts fossem inferiores ao sistema que tinha anteriormente (36 watts), estou a tentar ser poupado

Primeira impressão da calha:

Calha 1




Parece-me ter uma boa qualidade, excepto o acrilico que não veda bem, isto é não encosta completamente nas pontas da calha. Na foto seguinte vê-se que existe um espaço entre o acrilico e o rebordo da calha:

Calha 2




Pormenor das ligações das fitas de led:

Calha 3



Sendo assim e visto que pretendia colocar a calha dentro da tampa do aquário, lembrei-me de isolar a calha com silicone para aquário. 

Comecei por retirar os topos da calha:

Calha 9




De seguida coloquei fita de pintor ao longo do acrilico, deixando 3 a 4 mm de distância ao rebordo:

Calha 4



De seguida passei silicone e passei com o dedo para alisar o silicone:

Calha 5



Esperei dois ou três minutos e retirei a fita antes do silicone começar a secar:

Calha 6



No passo seguinte, isolei os topos da calha:

Topos com silicone:

Calha 7



E coloquei-os na calha com cuidado, acertando os buracos dos topos com os da calha:

Calha 9



Alisei o silicone, passando o dedo:

Calha 8



Coloquei silicone nos parafusos (4 de cada lado):

Calha 10




Aparafusei os parafusos que vinham com a calha, nos buracos exteriores
E coloquei os esquadros e aparafusei os outros parafusos:

Calha 11



Calha com os esquadros colocados:

Calha 12



Medi a tampa do aquário de forma a colocar ao meio da calha e efetuei a furação para aparafusar a calha á tampa.
Calha colocada na tampa do aquário:

Calha 13



Foto da tampa do aquário com a calha colocada:

Calha 14



Esta calha vem com um “comando com fios” onde se pode regular a intensidade da luz, eu neste momento estou a usar 2 niveis abaixo do máximo.

Calha 16





Foto do Aquário com a calha ligada:

Calha 15




Até agora a calha não apresenta humidade por dentro, funciona na perfeição :)

Eduardo Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Merecia sim :)

 

Há anos atrás, ainda tentei arranjar um tronco de videira, mas o que me arranjaram era bocados muito direitos...

 

Desisti... porque não encontrei nenhum sitio onde arranjar. Se alguém souber onde os arranjar, agradeço a ajuda :)

Eduardo Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

se precisar de abrir a calha novamente, basta passar com um x-acto,limpar o silicone antigo e colocar novo. :)

 

Eduardo Gomes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...

Não sei responder... sorry :)

Mas se isso me acontecer, garanto-te que não vai para o lixo, na pior das hipoteses aproveito para colocar fitas de Led. :)

 

Eduardo G.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Passado 2 meses, a calha continua a funcionar bem e sem apresentar sinais de humidade no interior (sem ter levantado a tampa na totalidade).

Vou ver se este fim de semana tiro uma dou duas fotos para colocar aqui. E também para confirmar a 100% que não existe humidade no interior.

Eduardo G.

Editado por da678
Link to comment
Partilhar nas redes sociais