Julies - reprodução


Anita

Recommended Posts

Olá

 

Venho aqui pedir um esclarecimento aos entendidos nesta espécie:

 

Descobri há 3 semanas que os meus 2 julies eram um casal: encontrei um alevim com cerca de 0,8 cm a nadar perto da toca dos pais. Passada uma semana e meia apareceram mais 3, menores. Esta semana, mais 2, ainda menores...

 

Estou baralhada... Já pesquisei mas não encontro nenhuma informação especifica sobre as posturas. Como nascem alevins com intervalos tão curtos ?

 

Agradeço se alguém me puder esclarecer... Estou fascinada com os meus tanganikas, ainda mais com bebés a aparecerem de semana a semana...

 

Um abraço

Anita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse o Nelson, devem ser todos da mesma postura mas com tamanhos diferentes. Daqui a umas semanas irás ter novas posturas. O mais interessante nesta espécie é o seu sentido de família alargada em que os irmãos mais velhos protejem os mais novos.

No caso dos Neolamprologus Brichardi, esse factor faz com que se tornem numa praga

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas respostas

 

Nunca pensei que fossem da mesma postura, pois foram aparecendo em alturas diferentes, com intervalos de semanas...

 

Realmente o comportamento é espectacular, os peixes vigiam-nos a toda a hora...

Anita

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Anita

As respostas que o Paulo e o Nelson te deram estão correctíssimas, mas ainda pode haver uma outra causa para só os andares a ver às prestações, é que se a zona da toca for espaçosa e tiver muita rocha e principalmente se for rocha escura, podem estar lá 2 até mesmo 3 ninhadas diferentes e tu não os veres pois eles metesse agarrados à parte debaixo das pedras e passam despercebidos. Realmente eles só aparecem mais quando as ninhadas maiores começam a aventurar-se para mais longe da protecção dos pais e das pedras e deixando as pedras mais próximas do buraco para as ninhadas mais recentes. Os Julis não são muito protectores para com os irmão mais novos, mas vão dando espaços para os mais novos.

Bjs fica bem.

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Os alevins que apareceram são quase de certeza de reproduções diferentes. Esse é um fenomeno comum nos Julidochromis. Eles ou poem posturas maiores em espaços de tempo mais alargados ou então podem pôr pequenas posturas separadas por espaços de tempo pequenos que ás vezes não chegam ás duas semanas.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais