Ajuda com medidor de ph digital


Recommended Posts

Boas

alguem sabe como se utiliza uma cena destas?

 

Pic_5213_4.jpg

 

Pic_5213_1.jpg

esta tampinha é para tirar quando se mede ou não?

Pic_5213_3.jpg

 

 

isto ve-se mal mas tem dois parafusos de afinação penso eu :? num diz pH7 noutro diz pH4/10

Pic_5213_2.jpg

 

 

Isto foi-me oferecido e nem sei se funciona... mostra uns numeros mas a dar pro surrealista :D

Pic_5213_5.jpg

 

Isto tera que ser calibrado não é? como calibrar? com que?

nem sei de que marca é... para procurar no site do fabricante. tem um H gravado nesse triangulo por debaixo do mostrador...

 

Va la.. deem uma ajudinha :wink:

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

É muito parecido com os da Hanna.

 

Para o calibrares deves ter em conta se queres medir phs abaixo de 7 ou acima de 7.

Por exemplo, se queres medir phs alcalinos tens de arranjar duas soluções de calibração, uma com ph 7 e outra com ph 10.

Colocas o aparelho na solução neutra e regulas o parafuso do 7 até o indicador mostrar 7,0. Depois pões o aparelho na solução de 10 e regulas o outro parafuso até o mostrador se fixar nos 10,0. E pronto, agora é só medir o ph. Claro que tens de retirar a tampinha mas depois deixar sempre tapada.

 

Boas leituras.

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é... é da Hanna. :?

liquido para calibrar a 4...$13

liquido para calibrar a 10...$13

liquido para calibrar a 7....$13

liquido para guardar...$13

 

è mesmo azar

no total $52 :D

por isso mo deram....

 

Isto ta complicado :wink:

 

não havera alguma solução padrão mais barata que se possa por ex comprar na drogarias ou farmacias????

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Eu não tenho, mas acho que sou capaz de te dar uma ajuda. Calibrar um aparelho medidor de pH é quase um procedimento universal, só varia a maneira e em quais botões se carrega :wink:

Eu penso ser assim (se alguém conhecer, ou tiver este aparelho, que se acuse se eu estiver a cometer alguma barbaridade):

 

Tens de ter duas soluções tampão com pH's específicos. Pelos vistos, no teu caso, deve ser uma de pH=7.00 e outra de pH=4.00 e/ou pH=10.00 (se estiveres a medir pH's ácidos usa a solução de pH=4.00, e para pH's básicos usa a de pH=10, o erro é menor, convem os limites dos tampões englobarem o valor de pH que se quer medir).

Tens de ter papel absorvente, tipo de cozinha (não uses papel higiénico), um pouco de água destilada, um copo para onde vais escorrer a água e outros dois para preparares as soluções.

Primeiro preparas as soluções dos tampões (vem explicado no pacote como é que se prepara) nos dois copos ou embalagens (se as quiseres guardar, para o caso de usares o aparelho várias vezes numa semana).

Depois tiras a tampa ao aparelho e dás uma boa lavadela com água destilada (convem usares um esguicho para o efeito ser melhor) com o cuidado de a água escorrer para o copo dos desperdícios.

Após este passo, secas ao de leve com o papel absorvente, tentando eliminar as gotas de água que possam ter ficado na ponta do aparelho.

Seguidamente, mergulhas a ponta do aparelho numa solução tampão (imagina, na de pH=7.00 primeiro). Vai-te dar uma leitura qualquer. Agora tens de ajustar com o parafuso do pH=7.00 até leres no mostrador digital 7.00. Simples não é?

Retiras a ponta do aparelho de dentro da solução tampão, e voltas a lavar com o esguicho com água destilada. Secando de seguida com o papel absorvente ao de leve para evitar males piores.

Voltas a mergulhar a ponta na outra solução tampão (de pH=4.00, por exemplo) e vai-te dar uma medida qualquer. Agora com o parafuso do pH=4.00/10.00 ajustas o valor do mostrador de modo a leres 4.00

Basta passares por água destilada novamente e secares. Depois é só colocares dentro da água que queres analisar (aquário, por exemplo) e leres o valor medido.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Se puderes confirmar o teste com outro colorimétrico, por exemplo, dá sempre jeito... :D Se der resultado, já sabes como é.

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ena pá.

 

Enquanto estava a escrever o meu testamento, já tinham dado uma data de respostas.

Soluções tampão à venda em farmácias não tou a ver... :wink:

Mas em princípio deves puder compra-las facilmente num revendedor de produtos químicos. Basta pedires por soluções tampão para medidores de pH.

 

Para fazeres uma solução de 500 mL (isto dura-te um porradão de tempo, se for bem guardado) de tampão pH=4.00 fica-te mais ou menos por 15 euros. O de pH=7.00 a mesma coisa. Se quiseres posso-te arranjar uma beca de tampões pH=4.00 e 7.00 (a gente não costuma usar muito o de 10.00, mas também devo conseguir arranjar). É questão de arranjar uns frascos onde se possa guardar isso, que arranjo-te de borla.

 

Fica bem.

Um abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Ivan esses procedimentos sem desligar o aparelho e cada vez que quiser medir?

Infelizmente, sim. Mas se tiveres sempre o cuidado de lavar bem a sonda do aparelho de todas as vezes, as soluções de tampão duram-te bastante tempo (para evitar contaminações). Convem também guardares as soluções de tampão em frascos rolhados em local longe da luz solar (não quer dizer que não possam apanhar luz, mas directamente e por muito tempo, qualquer coisa se degrada/perde as suas qualidades) e em sítios frescos.

Se as tratares bem, uns 50 mililitros de cada solução tampão, dão-te para calibrar o aparelho durante uns mesitos, mais ou menos. Pelo menos as nossas soluções tampão que usamos nos laboratórios duram uns quantos mesitos (isto é treta, a gente não tem é dinheiro :wink: :D)

 

Fica bem.

Um abraço. Qualquer coisa já sabes. É só perguntares.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fixe!!!

o de 10 não é necessario!

Orientas-me isso então para eu experimentar? so um bocadinho, se tiver a funcionar e for pratico depois procuro onde comprar.

Combinamos o resto por mp ou msn OK?

amanha que agora vou dormir :wink:

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.