Kinguio não permanece no fundo do aquário.


ThelioL

Recommended Posts

Possuo um Kinguio que está com um comportamento diferente dos demais. Ele fica a maior parte do tempo na superfície. Quando nada em direção ao fundo e pára de nadar, não consegue ficar no fundo; volta imediatamente à superfície.

 

Gostaria de saber se alguém já teve algum peixe com essa característica, se isso é alguma doença e, se for, como tratá-la.

 

Antecipadamente grato,

 

Thelio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Podes fornecer alguma informação sobre o teu aquário?

Convinha saber o tamanho, que filtro tens, quais os habitantes do mesmo, parâmetros da água se souberes (pH, nitritos, nitratos, amônia, etc). Fazes trocas de água regularmente?

Que tipo de alimentação estás a dar? O peixe continua a comer? Notas se engordou ou emagreceu nestes dias?

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

parece-me à 1ª vista a doença da bexiga....

 

além de dares as informações ja pedidas, acrescenta a alimentação que dás e qts X ao dia!

Se não aprendes a confiar nos demais, dificilmente conseguirás que eles confiem em ti.

Cumps,

Flecha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caros amigos,

 

meu aquário é pequeno, com cerca de 40 litros. Mede 55 cm de largura X 30 cm de altura X 26 cm de profundidade. Nele habitam 8 Paulistinhas (Brachydanio rerio), 2 Colisas (Colisa lalia), 3 Kinguios e 2 Carpas, todos pequenos. A alimentação é oferecida 2 vezes ao dia (de manhã e à noite). Ofereço somente ração seca (flocos), variando apenas a composição (básica, artêmia, camarão). Sifono o fundo e troco cerca de 10 litros de água uma vez por semana. Utilizo filtro externo da marca Whisper, cujo elemento filtrante é limpo semanalmente e trocado a cada quinze dias juntamente com o carvão ativado. Procuro manter o PH entre 6,8 e 7,0. Não costumo medir os níveis de Nitritos, Nitratos e Amônia. O Kinguio em questão alimenta-se normalmente e não apresenta desvio de comportamento (em relação à movimentação). Porém ele não consegue manter-se abaixo da superfície da água. Ele nada em direção ao fundo mas ao parar de nadar emerge imediatamente, como uma bóia. Observo um pequeno aumento de volume no abdomem. De todos os peixes que habitam o aquário, esse é o único que apresenta esse problema. O ambiente parece-me equilibrado, tendo ocorrido a última morte cerca de 3 meses atrás.

 

Agradeço a atenção.

 

Thelio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Por acaso tenho um corydora aeneus (limpa-fundos) que também anda com um comportamento desse género, mais tempo na superficie do que no fundo, anormalmente mais....

Pelo que tenho lido, concordo com as respostas....

 

Abraço...

Pedro Pedroso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Utilizo filtro externo da marca Whisper, cujo elemento filtrante é limpo semanalmente e trocado a cada quinze dias juntamente com o carvão ativado.Thelio

 

Não sei se poderá ser por isso, mas não deves limpar nem trocar os elementos do filtro tantas vezes, assim não deixas sobreviver as bactérias necessárias ao ciclo biológico. O carvão activo também não deves usar sempre. Só para limpar a água em casos de emergência, ou limpar quimicos como medicamentos etc.

 

Abraço!

Eu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais