Limpeza substrato


fpessoa

Recommended Posts

Boas caro amigo,

 

Dou a minha modesta opinião.

 

Só com sifonagem imediatamente seguida de uma troca parcial de água.

 

Agora a tua pergunta antevê algo que não está bem e talvez não tenhas sido rigoroso na descrição.

 

Que vês no substrato?

 

Se tiveres um filtro como deve ser e com o IN e OUT devidamente colocados não tens que sifonar/limpar o fundo porque esses residuos são todos levados para o filtro.

 

Eu no meu aquario, de vez em quando até faço movimentos circulares com uma vareta na agua do aquario para levantar algum desse "desperdicio" que se deposita em zonas mais mortas e vejo logo a pouca porcaria toda a ser sugada para o INflow.

 

Atenção que não é movimentar ao ponto de o susbtrato mexer. Com cuidado e devagar fazes movimentação e ves logo a porcaria a levantar voo. A partir daí se o filtro for bom suga logo tudo.

 

Abraço

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pela ajuda, o filtro é um tetra ex 700, os detritos são algumas fezes dos peixes ou alguma matéria morta, não é muito mas como o substrato é preto notasse. Vou aspirar superficialmente a ver se sai

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas fpessoa,

 

Nada melhor do que uma limpeza geral todos os fins-de-semana durante a tpa para que nada se acumule, nem detritos, nem restos de comida e nem algas ou verdete, como disse e muito bem o amigo PAFS sifonagem em movimentos circulares para limpeza da maior parte da sujeira.

 

No meu caso, uso um tubo que chegue ao fundo (da eheim) e uma magueira 12/16, ao retirar a água da tpa já estou a aspirar o fundo retirando tudo e exactamente o que eu quero ;)

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...