1 Tentativa de Plantado " Sky Is The Limit"


Nuno C.

Recommended Posts

Boas, se eu pudesse levantar a minha calha também o teria feito, mas não é possivel.

Creio que estás a confundir GDA com Green Spot e esta sim, a sua principal causa é a falta de fosfatos e co2, uma vez daquilo que tenho lido, a green dust não tem causa conhecida.

Enviado do meu NOS Roya através de Tapatalk

Editado por Nuno C.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Permitam-me um pequeno reparo porque quem não tiver experiência e ler isto fica com uma ideia errada.

 

Não é falta de fosfatos mas sim o desiquilibrio existente entre este e o nitrato.

 

Ela surge porque se tem nitratos elevadissimos e pouco fosfato comparativamente (Taxa de 10:1). Este desiquilibrio abre a cancela para que a alga progrida. Porque ela está sempre lá. Em pouco volume mas está.

 

Como sabem não é muito incomum encontrarmos aquarios com nitratos na ordem dos 30 a 50 ou mais e com fosfatos na ordem das casas decimais.

 

E aqui temos a opção consoante os valores do Aquario. Ou reduzimos nitratos ou aumentamos fosfatos. Não é apenas aumentar fosfatos. O equilibrio pode ser encontrado de outras maneiras.

 

São coisas diferentes.

 

Quanto ao CO2 tambem poderá ser mas aí há outro factor em jogo. A Luz. O CO2 trabalha com a LUZ. Quanto mais Luz mais Co2 necessário. Menos Luz menos CO2.

 

Daí que muitas vezes baste diminuir o fotoperiodo ou elevar mais a calha e o assunto fica resolvido sem ter que mexer no CO2.

 

Porque andar a mexer no CO2 dá acesso directo à BBA. A unica maneira de induzirmos BBA num aquario é através do Co2.

 

Abraços a todos.

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Permitam-me um pequeno reparo porque quem não tiver experiência e ler isto fica com uma ideia errada.

 

Não é falta de fosfatos mas sim o desiquilibrio existente entre este e o nitrato.

 

Ela surge porque se tem nitratos elevadissimos e pouco fosfato comparativamente (Taxa de 10:1). Este desiquilibrio abre a cancela para que a alga progrida. Porque ela está sempre lá. Em pouco volume mas está.

 

Como sabem não é muito incomum encontrarmos aquarios com nitratos na ordem dos 30 a 50 ou mais e com fosfatos na ordem das casas decimais.

 

E aqui temos a opção consoante os valores do Aquario. Ou reduzimos nitratos ou aumentamos fosfatos. Não é apenas aumentar fosfatos. O equilibrio pode ser encontrado de outras maneiras.

 

São coisas diferentes.

 

Quanto ao CO2 tambem poderá ser mas aí há outro factor em jogo. A Luz. O CO2 trabalha com a LUZ. Quanto mais Luz mais Co2 necessário. Menos Luz menos CO2.

 

Daí que muitas vezes baste diminuir o fotoperiodo ou elevar mais a calha e o assunto fica resolvido sem ter que mexer no CO2.

 

Porque andar a mexer no CO2 dá acesso directo à BBA. A unica maneira de induzirmos BBA num aquario é através do Co2.

 

Abraços a todos.

Certo PAFS.

Bem esclarecido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Permitam-me um pequeno reparo porque quem não tiver experiência e ler isto fica com uma ideia errada.

 

Não é falta de fosfatos mas sim o desiquilibrio existente entre este e o nitrato.

 

Ela surge porque se tem nitratos elevadissimos e pouco fosfato comparativamente (Taxa de 10:1). Este desiquilibrio abre a cancela para que a alga progrida. Porque ela está sempre lá. Em pouco volume mas está.

 

Como sabem não é muito incomum encontrarmos aquarios com nitratos na ordem dos 30 a 50 ou mais e com fosfatos na ordem das casas decimais.

 

E aqui temos a opção consoante os valores do Aquario. Ou reduzimos nitratos ou aumentamos fosfatos. Não é apenas aumentar fosfatos. O equilibrio pode ser encontrado de outras maneiras.

 

São coisas diferentes.

 

Quanto ao CO2 tambem poderá ser mas aí há outro factor em jogo. A Luz. O CO2 trabalha com a LUZ. Quanto mais Luz mais Co2 necessário. Menos Luz menos CO2.

 

Daí que muitas vezes baste diminuir o fotoperiodo ou elevar mais a calha e o assunto fica resolvido sem ter que mexer no CO2.

 

Porque andar a mexer no CO2 dá acesso directo à BBA. A unica maneira de induzirmos BBA num aquario é através do Co2.

 

Abraços a todos.

Boas, uma questão, já que fala nisto... Se houver falta de fosfatos, mas houver tudo o resto (luz, co2, macros e micros) as plantas absorvem os nutrientes e crescem de igual forma de como se os tivessem? Falo porque as minhas plantas crescem muito lentamente, mesmo as de crescimento rápido. Não tenho co2 e a luz é fraca, estou à espera de uma nova. E de momento nem sequer estou a fertilizar e estive com nitratos elevados (tenho andado a baixá-los). Mas mesmo assim, mesmo sem fertilização, co2 e luz fraca, as de crescimento rápido deviam de crescer facilmente. As minhas de crescimento rápido não têm grande coisa. Cresce melhor a Rotala Rotundifolia que tenho (embora cresça mais em altura, mas a folha seja pequena) lol.

 

Mas pronto, estou à espera de nova iluminação e depois de satisfeito, a próxima aquisição será o redutor para o co2. Mas não pode ser tudo junto pois o gasto ainda é substancial... :P

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Permitam-me um pequeno reparo porque quem não tiver experiência e ler isto fica com uma ideia errada.

 

Não é falta de fosfatos mas sim o desiquilibrio existente entre este e o nitrato.

 

Ela surge porque se tem nitratos elevadissimos e pouco fosfato comparativamente (Taxa de 10:1). Este desiquilibrio abre a cancela para que a alga progrida. Porque ela está sempre lá. Em pouco volume mas está.

 

Como sabem não é muito incomum encontrarmos aquarios com nitratos na ordem dos 30 a 50 ou mais e com fosfatos na ordem das casas decimais.

 

E aqui temos a opção consoante os valores do Aquario. Ou reduzimos nitratos ou aumentamos fosfatos. Não é apenas aumentar fosfatos. O equilibrio pode ser encontrado de outras maneiras.

 

São coisas diferentes.

 

Quanto ao CO2 tambem poderá ser mas aí há outro factor em jogo. A Luz. O CO2 trabalha com a LUZ. Quanto mais Luz mais Co2 necessário. Menos Luz menos CO2.

 

Daí que muitas vezes baste diminuir o fotoperiodo ou elevar mais a calha e o assunto fica resolvido sem ter que mexer no CO2.

 

Porque andar a mexer no CO2 dá acesso directo à BBA. A unica maneira de induzirmos BBA num aquario é através do Co2.

 

Abraços a todos.

Muito bom esse esclarecimento , estava convencido que a grande causadora da GSA era a falta de fostatos e não um desiquilibrio entre estes e os nitratos.

 

 

Boas, uma questão, já que fala nisto... Se houver falta de fosfatos, mas houver tudo o resto (luz, co2, macros e micros) as plantas absorvem os nutrientes e crescem de igual forma de como se os tivessem? Falo porque as minhas plantas crescem muito lentamente, mesmo as de crescimento rápido. Não tenho co2 e a luz é fraca, estou à espera de uma nova. E de momento nem sequer estou a fertilizar e estive com nitratos elevados (tenho andado a baixá-los). Mas mesmo assim, mesmo sem fertilização, co2 e luz fraca, as de crescimento rápido deviam de crescer facilmente. As minhas de crescimento rápido não têm grande coisa. Cresce melhor a Rotala Rotundifolia que tenho (embora cresça mais em altura, mas a folha seja pequena) lol.

 

Mas pronto, estou à espera de nova iluminação e depois de satisfeito, a próxima aquisição será o redutor para o co2. Mas não pode ser tudo junto pois o gasto ainda é substancial... :P

Olá no teu caso o problema maior é mesmo a falta de co2, mesmo tendo a iluminação fraca o que acontece é o que descreves plantas a crescer em direcção á luz e com folhas mais pequenas que o normal, em relação ao crescimento tens de ter co2 se queres acelerar isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá no teu caso o problema maior é mesmo a falta de co2, mesmo tendo a iluminação fraca o que acontece é o que descreves plantas a crescer em direcção á luz e com folhas mais pequenas que o normal, em relação ao crescimento tens de ter co2 se queres acelerar isso.

Boas, sim, eu sei que tenho tenho que ter co2. A cena é que isto acontece mais nas plantas de, supostamente, crescimento rápido do que as outras. lol

 

Vamos ver como me corre quando tiver a nova iluminação. Só depois comprarei o redutor para avançar com o sistema de co2.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não será porque as plantas de crescimento lento têm uma menor necessidade de co2 em relação ás plantas de crescimento rápido? O que faz que só notes o que descreves na plantas de crescimento rápido.

 

Enviado do meu NOS Roya através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não. As plantas de crescimento rápido que tenho supostamente dão-se em qualquer ambiente, mesmo sem co2, o mínimo de luz e sem nutrientes.

Taiko, podes listar as plantas que tens?

 

Ou para não dispersar abre um tópico sobre esta tua situação com esse detalhe.

Editado por helkur
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Taiko, podes listar as plantas que tens?

 

Ou para não dispersar abre um tópico sobre esta tua situação com esse detalhe.

Tenho as seguintes plantas...

 

Flora a Introduzir no novo aquário:

Plano de Fundo:

- Egeria Densa;

- Hygrophila polysperma (penso que seja este... foi-me dada e nem a pessoa sabia o que era lol);

- Ludwigia repens 'Rubin';

- Rotala rotundifolia.

 

Meio:

- Cryptocoryne x willisii;

- Penthorum sedoides (tenho um resto que sobreviveu no aquário que penso que seja desta).

 

Troncos/rochas:

- Microsorum pteropus;

- Anubia Nana 'Petite'.

 

Tapete:

- Marsilea hirsuta.

 

Portanto, adicionando ao que disse antes, a Marsilea está lá por estar porque não desenvolveu (não morreu mas também não desenvolveu). Pudera, com luz fraca... Mas pode ser que venha a ter sorte com a nova iluminação de power LED's. A Hygrophila polysperma acho que está a crescer, embora ao ritmo (se não mais lento) do que a Rotala rotundifolia, por exemplo. A Egeria Densa não me parece estar a desenvolver. Mas é capaz de ser cedo para dizer isso com certeza pois foi plantada há coisa de uma semana. Visto que elas estão todas a crescer lentamente, pode ser que seja o caso... As dos troncos (fetos de java e anubias) é que estão a crescer muito bem, tendo em conta que são de crescimento lento.

 

Mas pronto, não vale a pena abrir novo tópico, pelo menos por agora. Vou esperar ter a nova iluminação e ver o progresso e depois logo posso concluir alguma coisa e pedir orientação, se for o caso. ;)

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola amigos,

 

Eu não vou emitir opiniões sobre plantas faceis, médias ou dificeis ou de crescimento rápido ou lento porque entendo que isso não existe nessa assumpção.

 

E digo-vos porquê.

Carbono é toda a fonte de vida. Sem ele não havia vida no planeta. Por isso na minha modesta opinião toda a planta precisa dele. Umas mais outra menos. Mas todas precisam. Há quem diga que tem plantas em aquarios sem injecção de Co2 e por tal motivo concluem que essas são faceis.

 

Nada mais errado concluir isso assim. Não tem injecção mas isso não significa que o Co2 não esteja a entrar.

Porque CO2 está lá. Está no ar. Do ar dependendo de "N" factores que a pessoa não dá conta / atenção pode estar a introduzir CO2 sem o saber ou dar-se conta.

Por exemplo uma excelente aeração. Um ponta da folha a sair da tona de água a sugar Co2.. plantas/folhas mais perto do topo, um skimmer a trabalhar.. uma filtragem excelente que faça muito boa circulação de água etc..

 

E depois temos que há plantas ditas faceis que se tornam martirios para uns e as ditas dificeis que acabam por ser faceis para outros. Poruqe tudo depende de "N" factores que temos que considerar e que não se resumem a LUZ+CO+fert.

 

Até à bem pouco tempo nunca percebia porque a Ammania Bonsai e a Staurogyne e a Helfery não cresciam tão bem como as restantes plantas. Até ao dia que decidi arranca-las, podar, e replantei na zona do aquario onde há menos circulação, menos Co2 e a mesma luz.

 

E assim pela primeira vez obtive resultados. Neste momento a Helfery que é dita LENTA cresce mais que uma qualquer Echinodorus que lá tenho. Conclusão.. (?) Não sei.

 

Poderia concluir, que até a circulação da água ou concentração de nutrientes em determinada zona pode ditar o maior / menor crescimento de uma planta. Coisas tão simples como estas. Também a temperatura da água pode ditar diferenças. Uma coisa que achamos sem grande relevância. Ter por exemplo 25 ou 29 graus faz toda uma diferença. Entramos na quimica da água.. e depois temos tambem o KH.. GH.. que influem no crescimento das plantas..

Veja-se portanto a quantidade de factores a ter em conta.

 

Conversei com a Tropica sobre esta temática e o que eles dizem é que de acordo com os parametros de cultivo deles assim dão uma indicação do nivel de dificuldade que serve apenas como um mero guia para o aquariofilsta.

A Tropica tem todo o seu cultivo a 25 graus e KH 5 e apenas usa lampadas de 6500 K.

 

Eu para obter bons vermelhos quer na Echinodorus, quer na Reineckki tenho que usar uma lampada de espectro 4200 K. Se meter apenas 6500 K não sai vermelho mas alaranjado. Etc etc.

 

Portanto partindo do principio que tenho o aquario com os parametros afinados (LUZ+CO+Fert), se uma planta não corresponde o que faço, é plantar a dita em pequenas porções pelo aquario e ver onde "arrebita" mais.

 

Onde arrebitar mais é onde replanto o resto. E assim vou fazendo alterações ao layout ao longo da vida do aquario até que não mexo mais.

 

Já cheguei a mudar de tapetes integrais. Tipo a MC não crescer, arranquei, plantei Eleocharis no mesmo sitio e cresceu lindamente. Ou apenas como tambem já me aconteceu plantar determinada planta, ela não cresce, arranco, compro a mesma planta mas nova na loja e planto de novo e cresce (?).

 

Vá-se lá saber porquê.. Complicado demais a temática das plantas. Não me atrevo a aventar possibilidades de razões ou a falta delas para crescimentos.

 

Factores a mais.

 

Desde que tenhamos CO2+Fert +Luz se crescem mais rapido ou não é uma questão de paciencia. ;)

Se cresce lento mas bonito pois seja! Não mexer. !

 

Abraços

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu concordo com o Nuno C, sobre a fAlta de CO2. Mesmo com mais luz acho que em termos o crescimento não será acelerado. Enquanto não tens CO2 podes ir adicionando Excel que pode ajudar.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voltando ao meu tópico deixo-vos aqui algumas fotos do meio da semana infelizmente a GDA já se faz notar com alguma intensidade, não tanta como tinha mas de qualquer forma bastante notória.

 

6nvvyw.jpg

e9j2vn.jpg

akubyv.jpg

jtaxz8.jpg

 

Visto isto, a partir de sábado vou começar a utilizar o método recomendado pelo Sr. Paulo ( A.K.A. PAFS) tpas 2 em 2 dias 10 a 20% a vêr se a coisa estabiliza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, posso dizer que, dando agora para ver melhor o aquário (lol), gosto bastante da tua montagem. Simples, mas brutal! A Monte Carlo é brutal! E essa Rotala Macrandra é simplesmente linda! Quem me dera ter uma dessas. Talvez mais para a frente, quando ganhar mais calo no assunto. :P

Editado por taiko

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, posso dizer que, dando agora para ver melhor o aquário (lol), gosto bastante da tua montagem. Simples, mas brutal! A Monte Carlo é brutal! E essa Rotala Macrandra é simplesmente linda! Quem me dera ter uma dessas. Talvez mais para a frente, quando ganhar mais calo no assunto. :P

Obrigado, embora ainda não se encontre ao meu gosto acho que para um primeiro plantado até está agradável á vista :P

Eu também gosto muito do tapete de Monte Carlo é muito bonito, a parte má é na altura da poda que aquilo deixa folhas pequenas pelo aquário todo. A Rotala também é lindíssima e gosto particularmente do contraste que faz no aquário.

Para experiência nada melhor que experimentares por ti mesmo varias plantas, que sempre aprendes como elas crescem e se desenvolvem, afinal é assim que todos nós ganhamos calo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, posso dizer que, dando agora para ver melhor o aquário (lol), gosto bastante da tua montagem. Simples, mas brutal! A Monte Carlo é brutal! E essa Rotala Macrandra é simplesmente linda! Quem me dera ter uma dessas. Talvez mais para a frente, quando ganhar mais calo no assunto. :P

 

A Rotala é muito facil de manter. Podes introduzir à vontade.

 

Tem um senão mas com solução:

Se a luz não for intensa ela vai galgar por ali acima e só quando ela encontrar o ponto de luz necessário é que as folhas alargam e fazem o bonito vermelho misturado com laranjas e amarelos.

 

Se for o caso, de pouca luz, quando ela atinge este ponto, é cortar a meio da altura do caule ou mais proximo do fundo. Da parte que cortamos (a superior), retirar folhas laterais, para ficar apenas um pouco de caule livre que é o que vamos enterrar. Esse bocado de caule vai criar raizes e crescer.

A outra metade (a inferior) que ficou no substrato vai voltar a crescer e a seguir é repetir o que disse anteriormente. Só que á segunda poda deitam fora o caule que restou no substrato. Retira-lo. Espetar apenas a parte de cima.

 

Por esta altura já vamos com segunda replantação. Da primeira replantação já deve estar a chegar ao topo. Aplicar a mesma dose.

 

Seguindo este ciclo fazem uma moita linda de Rotala.

 

Abraço

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a parte má é na altura da poda que aquilo deixa folhas pequenas pelo aquário todo

 

 

Nuno,

 

Compras um Skimmer da Eheim (25 euros) e na altura das podas fazes o seguinte:

 

Desligar o filtro externo.

 

Skimmer:

Retiras a parte superior do Skimmer (forma de castelo destacavel) e ligas o aparelho dentro do aquario.

 

Com uma mão dás uma tesourada, e com a outra mão com o Skimmer invertido, ou seja com a parte superior voltada para baixo, a sugar imediatamente o que cortaste. Vai tudo para dentro do Skimmer.

 

Facil facil.. podas tapetes, musgos, etc e não fica nada a boiar pelo aquario. Pouca coisa mesmo.

Vais limpando o Skimmer conforme vai ficando cheio.

 

No fim das podas, e ainda com o filtro externo desligado, metes então o Skimmer na sua fixo na sua posição normal numa lateral do aquario já com a parte superior em forma de castelo a trabalhar normalmente.

 

Vais verificar que o pouco que restou das bodas que está a boiar vai ser sugado pelo Skimmer.

Se não tiveres pressa deixa-o a trabalhar que passado um pouco está tudo limpo.

Se tiveres pressa vais passando a mão na tona da água e ajudando o pouco que sobrou a entrar para dentro do Skimmer.

 

Piece of Cake my friend!

 

Nota: Quando estás com o Skimmer invertido a sugar restos de plantas, presta atenção para onde apontas o OUT (saida) do Skimmer. ;) Eu como já estou habituado agarro no skimmer de forma a que a palma da mão fica um pouco à frente do OUT. Assim não estrago nada ;)

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

A Rotala é muito facil de manter. Podes introduzir à vontade.

 

Tem um senão mas com solução:

Se a luz não for intensa ela vai galgar por ali acima e só quando ela encontrar o ponto de luz necessário é que as folhas alargam e fazem o bonito vermelho misturado com laranjas e amarelos.

 

Se for o caso, de pouca luz, quando ela atinge este ponto, é cortar a meio da altura do caule ou mais proximo do fundo. Da parte que cortamos (a superior), retirar folhas laterais, para ficar apenas um pouco de caule livre que é o que vamos enterrar. Esse bocado de caule vai criar raizes e crescer.

A outra metade (a inferior) que ficou no substrato vai voltar a crescer e a seguir é repetir o que disse anteriormente. Só que á segunda poda deitam fora o caule que restou no substrato. Retira-lo. Espetar apenas a parte de cima.

 

Por esta altura já vamos com segunda replantação. Da primeira replantação já deve estar a chegar ao topo. Aplicar a mesma dose.

 

Seguindo este ciclo fazem uma moita linda de Rotala.

 

Abraço

Porreiro. Quando tiver a minha iluminação nova e o redutor para o sistema de co2 pode ser que experimente. Se bem que queria experimentar a Ludwigia Palustris também (já a tive mas morreu). E tenho a Ludwigia repens 'Rubin', que também é muito bonita e espero que quando estiver tudo bem que ganhe o vermelho característico e cresça melhor. O mesmo para a Rotala Rotundifolia. :P

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma semana passada e como já tem sido habitual aqui ficam umas fotos do aquario.

 

op61r8.jpg

30jo1sh.jpg

346vxgx.jpg

2ymcb28.jpg

 

 

E agora 2 fotos com um fundo em negro, somente para testar a coisa no entanto ainda não decidi se coloco ou não.

 

2w6b7sn.jpg

33d8tfp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sinceramente, acho que só terá uma ideia real se fica ou não bem (o fundo preto) quando as plantas crescerem. E quando crescerem acho que ficará melhor com o fundo preto.

Já agora, com o que é que raspou a alga? Também a tenho no vidro, mas não numa quantidade tão grande. Por isso também não me incomoda tanto.

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, sinceramente, acho que só terá uma ideia real se fica ou não bem (o fundo preto) quando as plantas crescerem. E quando crescerem acho que ficará melhor com o fundo preto.

 

Já agora, com o que é que raspou a alga? Também a tenho no vidro, mas não numa quantidade tão grande. Por isso também não me incomoda tanto.

Sim, também pensei isso deixar as plantas crescerem e depois decidir. Em relação á alga faço assim desligo o filtro e limpo um dos vidros com uma esponja pois a alga desprende-se facilmente ficando tipo em pó dentro do aquario depois com o sifão de fazer as tpas absorvo o mais que posso desse pó e repito o processo para cada vidro do aquario.

Claro que estou a falar da GDA e não da GSA pois esta é mais difícil de remover só com uma esponja.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, também pensei isso deixar as plantas crescerem e depois decidir. Em relação á alga faço assim desligo o filtro e limpo um dos vidros com uma esponja pois a alga desprende-se facilmente ficando tipo em pó dentro do aquario depois com o sifão de fazer as tpas absorvo o mais que posso desse pó e repito o processo para cada vidro do aquario.

Claro que estou a falar da GDA e não da GSA pois esta é mais difícil de remover só com uma esponja.

Sim, claro. Estava a falar da GSA. A ver se experimento isso quando puder. ;)

Projecto aquário plantado 200L
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas pessoal, tenho andado um pouco relaxado em relação á postagem do aquario, mas como hoje tive um tempo livre aqui ficam umas fotos do aqua.

 

Antes da poda

 

314qikp.jpg

35m1pnd.jpg

 

Depois da poda

 

25a5d8g.jpg

15gqivn.jpg

 

 

Ainda não está como quero mas com tempo e uns replantes de podas especialmente da Ludwigia palustris a coisa vai ao lugar.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.