20l é possível?


Recommended Posts

Boas...

 

Tenho 2 aquários, um de 60l em funcionamento comunitário e outro de 20 de momento inactivo.

Dado agora gostar bastante de ciclídeos e na altura em que montei o aquário de 60l desconhecer em muito as espécies e famílias de peixes, gostaria de saber, se possível, se existe alguma hipotese de ciclídeos se darem bem num aquário de 20l.

 

Peço desculpa pela ignorância :D e agradeço a atenção... :oops:

 

Abraços

Pedro Pedroso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como disse o tropheus há muita especies de apistogrammas...que poderás eventualmente colocar nesse aqua...mas há semrpe aquele incoveniente de estarem sujeitos a grandes quebras de temperatura mudanças das caracteristicas da agua...etc..

mas se tiveres o massimo de cuidado com eles serás certamente bem sucedido...!..

Boa sorte

 

PS: também terás sempre os killfish que dao prefeitamente

Ex - bErNaX

Aquascaping - "Mato d'Alter"

http://i29.photobucket.com/albums/c283/bErNaX/bfbet.jpg

Faz um Click na Foto p'ra ver o Tópico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Partindo do principio que são 20L brutos, parece-me que pensar em colocar ciclideos nesse micro volume seria na melhor das hipoteses um crime.

 

Killifish é sem duvida uma optima opção!!!

 

Abraço,

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>cps,</span>

 

<span style='font-size:10pt;line-height:100%'>Rui Estrelinha</span>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Partindo do principio que são 20L brutos, parece-me que pensar em colocar ciclideos nesse micro volume seria na melhor das hipoteses um crime.

 

Killifish é sem duvida uma optima opção!!!

 

Abraço,

Sem dúvida que será a melhor opção :(

Além do mais manter a água estabilizada num "aquário" desse tamanho não é fácil.

 

Cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Obrigado pelas respostas :)

 

Realmente eu achei um pouco disparatada a minha questão, pois um aquário de 20l é um pouco complicado por qualquer espécie de peixe no geral, mas achei que era melhor perguntar pois não paço de um novato por estes ledos e nada há como perguntar aos cromos :):):):)

 

Obrigado mais uma vez e vou pesquisar mais um pouco!!!!

 

Abraço

Pedro Pedroso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Acho que é isso mesmo que vou apostar, decididamente que não vale apena levar os animais a estarem num aquário tão pequeno quanto este, principalmente familias como a dos ciclídeos que são na sua maioria territoriais...(acho eu...)

 

Obrigado mais uma vez!!!!

 

Abraço

Pedro Pedroso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Killis

 

Apistogramma será criminoso.

 

Aliás acho que qualquer apisto só começa a valer a pena a partir de 100 litros sendo que a grande maioria só "funciona" realmente a partir dos 200 litros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Obrigado pela resposta apisto, mas acho que por enquanto vou continuar com o aquário só com água e com o filtro a trabalhar, isto porque tou a testar a água de um furo que tenho...

Acho que quando me decidir em "dar vida" ao aquário, vou optar por um mini plantado, e seguindo a sugestão do Labeo Bicolor ponho uns cardinais. Isto porque, pelo que me apercebo, seja ciclídeo ou killie, será um espaço muito apertado para o animal, e eu não quero que ele sofra sem qualquer tipo de razão lógica....

Mais uma vez obrigado pelas respostas!!!!!!!!!

 

Abraço

Pedro Pedroso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

 

os cardinais são peixes que evoluem em cardume e com capacidades natatórias excelentes por isso 20 litros :cry:

 

há bastantes espécies de killis muitíssimo coloridas que se adaptam muito melhor a esse volume até porque na natureza se encontram em charcos que podem ter um volume de água incrivelmente pequeno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Obrigado pela resposta apisto!!!!

Cardinais foi apenas um exemplo, ainda não me apliquei sobre esse assunto, agora ando de volta do meu outro aquário...

Assim que tiver mais tempo vou pesquisar bem sobre o que fazer com este aquário, e prometo que nenhum habitante vai ficar apertado!!!! :cry:yikes :D :D

Parece-me que ainda venho aqui pedir opiniões, mas por agora ainda necessito de fazer uns testes á água, e comprar umas coisas (calha para a lâmpada e bomba de ar)....

 

Abraço

Pedro Pedroso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se me permites a sugestão, um aqua com areia fina de silex e um trio de Aphyosemion australe Gold, com musgo de java e ricia fica um regalo para a vista. Não dá trabalho nenhum e permite-te sacar uma boa quantidade de ovos por semana se as condições da água forem aceitáveis. Se estiveres para aí virado até nem necessitas de areia e colocas turfa e/ou folhas de sobreiro secas e curadas no fundo.

 

Quanto ao espaço, 20 litros chega e sobra e basta uma iluminação tipo 14w fluorescentes e uma bomba de ar ligada a um filtro de canto. Termostato, dependendo da tua casa, provavelmente só necessitas de o ligar no início de Outubro.

 

Uma foto do bicho em causa em:

http://www.killi.co.uk/graphics/A_australegold.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Obrigado pela resposta e sugestão apisto!!!!

Quanto a material, só me falta a bomba de ar e a iluminação o resto já tenho (termostato preciso mesmo pois os meus aquários estão na adega (cave) da minha casa, a qual é fria mesmo no verão)

Agora as folhas arranjo bem (de carvalho, mas acho que a ideia é a mesma, não?), o que é a cura?

Já que és de Lisboa, que lojas é que têm a riccia(nunca tinha ouvido falar antes de chegar ao forum), e estes peixes (diferentes, mas muito fixes!!!)?

Desculpa ser tão chato...

 

Abraço

Pedro Pedroso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A maneira mais fácil de arranjar Riccia e Killis é por contacto directo.

 

Se publicares um anúncio na área "Procura" do Fórum estou certo que vais encontrar respostas.

 

A Riccia aparece com bastante frequência na área "Oferta" do fórum.

 

Quanto à "cura" das folhas, no meu caso limito-me a deixá-las em água duas ou três semanas com mudas frequentes.

 

Atenção que a água vai ficar castanha e isso também acontecerá no aqua (em menor escala depois da cura) mas na minha humilde opinião esse efeito além de dar um toque muito mais natural també realça a beleza (e saúde) dos peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Obrigado mais uma vez pela resposta apisto!!!!

Certo, assim que tenha tempo ponho um post á procura do que for necessário.

As folhas é que então vou prepara-las entratanto, e sem dúvida, já vi um aquário com folhas, e se bem arranjado, fico muito "real", por acaso gosto bastante de ver, o próximo passo é eu tentar montar um fixe :cry::):evil::evil: .

Mais uma vez obrigado!!!!

 

Abraço

Pedro Pedroso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso-te dar uma outra alternativa?

 

E que tal manteres o aquário de 20L como aqua maternidade/hospital?

É ideal para isso... manter peixes muito pequenos (alevins) ou durante pouco tempo (no caso de hospital)

E um aqua hospital dá muito jeito... até mesmo para quarentenar peixes que chegam de novo.

 

Pensa nisso.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

É uma sugestão...

Também boa, sem dúvida...

Depois dos exames (hoje foi o primeiro, port. B) tenho de equacionar as hipóteses, quando tiver mais tempo, por enquanto fica em stand-by :D

Obrigado pela sugestão!!!!

 

Abraço

Pedro Pedroso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais