Botia/Pontos brancos


Recommended Posts

Bom dia. O meu botia palhaço tem de há uns dias para cá uns pontinhos brancos no corpo todo. Mas aqueles pontos assemelham-se amis a bolhas de ar que ficaram presas ao corpo dele. O facto é que ele já está pela hora da morte e vê-se que está em sofrimento. Mas quando um peixe se mete com ele ele nada velozmente.

Quase não se mexe quando não o poerturbam. E respira com intervalos irregulares.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Tudo indica que seja ictio.

Diz só qual é a temperatura da água. Se for abaixo dos 28 sobe-a lentamente mas como dizes que já está muito adiantado o melhor é tirares o peixe para um aquario á parte e tratares também com um medicamento anti-ictio (por exemplo Sera costapur) subindo da mesma forma a temperatura.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devido ao estado avançado convém seguir as indicações do Jacinto, subindo a temperatura acima dos 28º. Normalmente eu subo apenas a temperatura.

A temperatura tem uma importância fundamental, porque acima dos 28º o ictio não se consegue reproduzir e não consegue formar cistos. Vou tentar explicar de forma resumida e muito simplista o ciclo de vida do parasita:.

- infecção do hospedeiro

- desenvolvimento

- libertação do hospedeiro(alguns dias depois de aparecerem os pontos brancos, quando estes desaparecem)

- formação de cistos(que ficam "armazenados" no areão e plantas)

- libertação de esporos(que vão infectar os peixes).

 

Com a temperaturas acima dos 28º o ictio não consegue formar o cisto, interrompendo-se assim o ciclo de vida do parasita. A temperatura deverá ser mantida assim durante 4 ou 5 dias, não me recordo ao certo, eu por via das dúvidas deixo uma semana(7 dias).

Quando os pontos brancos desaparecem, deixam pequenas feridas no peixe que poderão vir a infectar se o peixe se encontrar debilitado(parece ser o caso), pelo que será recomendável aplicar um anti-bacteriano.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que há um pormenor que pode estar a ser esquecido, quais os outros habitantes do aqua, pois ao aumentar a temperatura poderá estar a prejudicar os outros habitantes, e assim o anti-ictio seria a melhor opção. Pelo menos penso que é um pormenor importante!

 

Parece que o tubarão verde é uma espécie de moderador mor de todos os fóruns, pois não é a primeira vez que ele diz quais as opções que devem ser seguidas a partir de mensagens anteriores que outros membros deram!

Penso que todas as mensagens dos membros são postas com o intuíto único de ajudar, contando com o seu cunho e experiência pessoal na base das observações que fazem, como tal penso que não é de bom tom, estar a dar opinião sobre quais as mensagens anteriores que devem ser seguidas! A pessoa deve decidir por si mesma e isso já é uma forma de influenciar na decisão!

Esta não é uma mensagem pessoal, mas tive que dizer dado o facto de não ser o primeiro tópico que leio com estas afirmações!

Peço desculpa a quem achar que não estou a ser correcto/justo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Em relação ao ictio, li em qualquer lado que 1 gota de mercurocromo por 5l de água era bom contra o ictio. Devo dize que experimentei, e é eficaz...

E depois claro que também há a hipotese dos medicamentos, dos quais eu já usei o da tetra que também foi bastante eficaz...

 

Espero ter ajudado... :D

 

Abraços

Pedro Pedroso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas vossas respostas.

O botia ainda está doente (está cada vez com mais pontos brancos), mas eu fui agora mesmo aumentar a temperatura. 32ºC acham bom? Disse atrás que ele estava muito parado e quase não se mexia. Agora (ainda com mais pontos) está sempre a mexer-se. E mete-se com todos. Não sei se isto é normal mas admiro este peixe. Pois já tive outro incidente no início e este peixe revelou-se extraordinário.

Em relação ao medicamento vou tentar ir à loja comprar hoje.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João

 

Continuaste sem responder á primeira pergunta que fiz. A que temperatura mantés os peixes? Era importante sabermos isso para confirmar a suspeita de ictio. Subir a temperatura para 32 acho exagerado. Nos 30 chega perfeitamente.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Labeo Bicolor,

 

A função de moderador não é indicar qual opção correcta para uma determinada situação.

Por outro lado, em muitos dos tópicos que são colocados no fórum, poderás encontrar diversas situações em que um membro vêm reforçar a opinião de outro membro, exactamente por achar que esta é a opção correcta a seguir. É esse o espirito do fórum, tentar ajudar as pessoas a tomar a melhor opção face ao seu problema/dúvida.

Se a mensagem disse-se só "Segue os concelhos do Jacinto Salgueiro.", até eu a consideraria inútil e desnecessária.

Mas se leres com atenção, eu expliquei o ciclo do ictio, a importância de manter a temperatura acima dos 28º e os perigos que se seguem ao desaparecimento dos pontos brancos. Logo penso que contribui para o tópico em causa com informação relevante.

Quanto há tua primeira intervenção, tu disseste apenas: que era ictio(repetição do que o Jacinto disse); que há bons produtos no mercado e que usas JBL; que só tiveste este problema uma vez e que o peixe ficou bom. Apesar de a meu ver, a tua intervenção não trazer nenhum valor acrescentado ao tópico, eu não te critiquei por isso, nem nunca o faria porque não vejo motivos para tal. Na segunda já acrescentaste valor, porque alertaste para um facto que eu me esqueci de referir, e fizeste muito bem.

Portanto não consigo ver nenhuma razão no teu protesto, que não de ordem pessoal.

Peço-te encarecidamente que não me ataques, ou que ignores até o que eu escrevo se preferires, Já tens um nick suspenso(Apista) por implicares comigo, e na minha opinão já chega, deviamos acabar com esta situação.

Sugiro-te por isso que tentemos ser um pouco menos egoistas e selar pelo bem do fórum, ignorando-nos mutuamente ok?

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que o tubarão verde deve estar um pouco baralhado.

Eu tenho um nick suspenso? APista? Deves tar confundido!

Tudo o que disse na outra mensagem não retiro e penso que se andas metido em conflitos em outros tópicos, eu não tenho nada a ver com isso.

E para encerrar este assunto, só tenho a dizer que falas como se fosses dono da razão, como por exemplo analisares as mensagens que trazem valor ou não.

Peço desculpa a todos os outros membros e aos moderadores pois podia dizer isto tudo por mp, mas penso que devia ficar sublinhada a minha opinião para encerrar o assunto!

Cumprimentos para todos e vou fazer reparos às tuas observações sempre que vir que elas podem não ajudar os outros membros, ou houver outra solução que eu penso ser melhor!

Mais uma vez desculpem vir dizer isto para este tópico, mas achei pertinente dado as observações anteriores!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem , João

 

Agora quando disseste a temperatura a que tens o aquário fico com a dúvida que seja ictio. O ideal era postares aqui uma foto do peixe. É que nós não o estamos a ver e por isso podemos estar a aconselhar-te mal.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

Tudo indica que sim, é ictio. Se não o fizeste já, sobe a temperatura para os 30ºC. Caso se complique com um ataque bacteriano tira o peixe do aquario e trata-o com um antibiotico.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Se me garantires que esse aquário não tem nitritos e tem valores de nitratos abaixo dos 10ppm tem boas hipóteses de sobreviver.

 

Jacinto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais