1ª experiencia com aquario 54 litros


Recommended Posts

Boa noite

 

Preciso da ajuda (conselho)dos membros mais experientes.

Tive durante alguns anos um aquario pequenito com 25 litros (plantado e só com guppies).

Mudei recentemente para um aquario um pouco maior (54 L), onde tenho 3 guppies (1 macho +2 femeas), 1 casal de mollys outro casal de platys e 1 cardume (5) de neons e com algumas plantas.

perguntas;

1º- Aconselham algum peixe de limpeza e/ou algum camarão para ajudar ao ecossistema?

2º - Vou ter que mudar de filtro pq o que vinha no kit (interno da marca pacific)do aquario não o acho eficiente, estou a pensar apostar num externo, tenho 3 em mente, todos da Eheim e são eles :

EHEIM CLASSIC 150

 

ou

EHEIM CLASSIC 250

 

ou

EHEIM ECCO PRO 130

 

Quanto ao 150 sei que será o mais indicado para o meu aquario, mas como não vem com torneiras de segurança para facilitar a limpeza e comprando á parte ficaria mais caro.

O que dá origem a questionar se o 250 será indicado para o meu aquario, uma vez que dizem que será indicado para aquarios a partir de 80 L, fará mal no meu aquario?

Sei que existem outros nomeadamente da marca Fluval que segundo dizem tambem serão muito bons.

Desculpem a extensão do texto, bem haja a todos os que puderem ajudar.

Editado por Paulo Jorge Raposo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu na minha opinião,acho que o melhor filtro para esse

aquário de 54L,ficavas já bem servido com o EHEIM

CLASSIC 250,mas se for outro mais potente,sempre

ficaras com um filtro para um dia tu mudes para um

aqua maior,já terás filtro há altura.

 

Comp: Álvaro Silva

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eu tenho o 2213(250) num de 54 e num de 80.

Estou satisfeito.

 

Eu aconselho uns 3 ou 4 Caridina multidentata para começar a auxiliar na limpeza.

Todavia também convém ver uma dieta adequada para eles.

 

Cumps

 

José

 

Cumps

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, acho que filtragem "a mais" nunca faz mal, ou melhor nunca há filtragem a mais a meu ver, a capacidade de fltragem biológica quanto maior melhor!

Como disse o amigo José tens as japónicas, mas como peixes tens os otocinclus ou os SAE (embora estes cresçam muito, mas quando comprados pequenos demoram a crescer)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Dannigs10

Acabei por comprar o EHEIM CLASSIC 250, vinha só com esponjas acabei por comprar tambem material filtrante (aqueles tubinhos em ceramica penso eu) da marca fluval 750g, aconselham algo mais (substrato por exemplo),para por no filtro ou mais quantidade?

Vou instalar amanha no aquario, quanto tempo devo deixar ficar o filtro interno a funcionar conjuntamente com este até que o possa retirar, e haja formação de colonia de baterias no novo filtro?

Obrigado pela vossa atenção.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se tens um filtro interno e queres mudar para externo, podes sempre expremer a matéria filtrante do interno para dentro do externo, desta forma estarás a acelerar o processo de estabilidade das bactérias no novo filtro, mas aconselho na mesma manteres os dois filtros no mínimo 1 semana.

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é o teu filtro interno ? o que podes fazer que ajuda para a colônia de bactérias se desenvolver melhor é colocares o material do filtro interno no externo...

è muito simples, vinha com o aquario, só tem esponja azul como filtro, ponho essa esponja dentro do filtro? é isso?

Boas,

 

Se tens um filtro interno e queres mudar para externo, podes sempre expremer a matéria filtrante do interno para dentro do externo, desta forma estarás a acelerar o processo de estabilidade das bactérias no novo filtro, mas aconselho na mesma manteres os dois filtros no mínimo 1 semana.

 

Cumps,

Sim estou a fazer isso desde sábado passado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo,

 

Se o filtro apenas tem a esponja, acho que sei de qual filtro se trata, entretanto já passaram alguns dias, faz o seguinte, este sábado agarras nessa esponja e lavas bem lavado em um pouco de água do aquário, deitas essa água suja que acabaste de lavar a esponja dentro do filtro novo e pronto assunto arrumado....podes retirar o filtro interno que já não está lá a fazer nada :)

 

Não nos esqueçamos que as bactérias não se alojam apenas nos filtros, também estão no substrato e em outros locais.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo

 

Por acaso quando colocastes essas pedras vistes se eram

calcarias? é que a mim me parece que essas pedras são

calcarias,se forem vão-te subir muito o PH do teu aqua, a

não ser que seija mesmo isso que tu queiras.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Álvaro

 

Eu apanhei essas pedras num Ribeiro aqui perto e fiz o teste do vinagre e não borbulhou, existe algum teste ou produto mais fiável? O ph anda no 7.2 7.4. Que tipo de rochas são mais indicadas e onde posso encontrar? O granito é aconselhável?

Obrigado pela atenção.

 

Enviado do meu SM-G925F através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paulo

Podes sim arranjar Granito,eu tenho areão de granito num aquário

meu e gosto muito,acho muito bonito,as pedras de Granito são

bonitas,o Basalto preto também fica bonito,eu tenho um outro

aquário de camarões com Basalto preto.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.