HCFreitas Publicado Maio 27, 2005 Publicado Maio 27, 2005 Existem problemas de compatibilidade/ reacções químicas adversas entre os removedores comerciais de cloro e metais pesados (que utilizam quelantes para neutralizar estes elementos) e a mistura de kalwasser? Nota: eu não planeio utilizar água de osmose inversa. Obrigado.
Celso Suguimoto Publicado: Maio 27, 2005 Publicado: Maio 27, 2005 Cloro eh um elemento que se evapora facilmente pra atmosfera, logo não há necessidade de um anti-cloro, basta deixar a água em movimentação por um periodo. Removedores de metais pesados não funcionam muito bem... Kalk eh otimo Agora sinceramente recomendaria investir em um RO ou pelo menos um DI. Celso e-mail: celsois@ipaq.org.br IPAq. Aquicultura e Aquariologia ao seu alcance. em www.ipaq.org.br
João Cotter Publicado: Junho 2, 2005 Publicado: Junho 2, 2005 O que acontece na mistura de hidróxido de cálcio com água da torneira é que grande parte dos metais dissolvidos e outros sólidos precipitam da solução. Se depois deixarmos esta solução em repouso, este precipitado deposita-se no fundo do recipiente. Além de diversos metais e minerais encontra-se carbonato de cálcio que precipitou juntamente com o restante. Se aproveitarmos a água menos o resíduo que se encontra no fundo, a água é naturalmente mais pura que inicialmente, embora a concentração da kalk (iões de cálcio e carbonatos) seja bastante inferior a uma mistura de kalk feita com água de osmose. João Cotter If you're not part of the solution, you're part of the precipitate http://www.bioaquaria.com http://www.facebook.com/bioaquaria
Nuno Prazeres Publicado: Junho 14, 2005 Publicado: Junho 14, 2005 Pelo exposto pelo João Cotter NUNCA agitem os bidons de kalk fazendo levantar o que precipitou no fundo! Convém que a água do bidon de kalk seja recolhida suficientemente longe do fundo para evitar que este material, que à partida pode conter alguma quantidade de metais, (Cobre, Zinco, etc..) vá parar onde não queremos. O funco dos bidons de dosear deve ser lavado com frequência. Eu misturo a kalk à parte em garrafões limpos e depois coloco-a no bidon de doseamento muito lentamente e só recomeço a dosear depois de ter a certeza que aquilo assentou tudo. Assim não tenho sempre de estar a lavar aquilo. Projeto Outono - Biótopo de Leito de Folhas Sul Americano
Recommended Posts