Chá de Tronco


Recommended Posts

Olá viva ! Comprei há uns 5 dias um grande tronco e desde lá coloquei-o debaixo de àgua, num balde para proceder a limpeza do mesmo. No primeiro dia qdo fui ver a àgua passado umas horas ela estava completamente amarela ( parecia chá :lol: ) e cheia de pedacinhos pretos do tronco a boiar.

A minha pergunta é:

 

:D Quem já usou troncos qtos dias deixou o tronco nessa quarentena?

:wink: É verdade ou não que os troncos acidificam a àgua?

:) Os troncos apodrecem com o tempo sendo preciso substituí-los ou não ?

 

Abraços

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Quem já usou troncos qtos dias deixou o tronco nessa quarentena?
Muuuuitos dias, provavelmente meses.

Faz assim, ferves, esfregas com um esfregão ou escova, e em seguida colocas num recipiente com agua salgada. Repetes esta operação todos os dias até deixar a agua limpida.

 

É verdade ou não que os troncos acidificam a àgua?

Sim por causa dos acidos humicos que liberta.

 

Os troncos apodrecem com o tempo sendo preciso substituí-los ou não ?

Normalmente os troncos proprios para aquario demoram muito tempo a decomporêm-se, durando muitos anos dentro de agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se vais esperar que a água do balde saia limpinha, habilitaste a esperar meses. Ferve o tronco para desinfectá-lo e depois experimenta po-lo no aquario, pode ser que o tamanho do tronco não chegue para por a agua do aquario castanha, como no meu caso...

 

Os troncos acidificam a agua! A questão é o quanto é que acidificam, e isso já depende da dureza da água, volume do aquario, tamanho do tronco, tipo de madeira, etc...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Oranda!

 

Eu fervi o tronco durante uma semana (como ele era grande, ia virando-o).

Como a água nunca mais deixava de ficar amarela e de largar bocadinhos de madeira, resolvi arriscar e coloquei-o no aquário.

Até hoje a água nunca ganhou côr.

Fica bem.

 

Lamy

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá ! Contra a minha própria espectativa a àgua ( tenho feito muda diária ) a àgua está muito mais branca já quase nem se nota o amarelado. Isto dura já há 4 dias e agora sim vou ferver o tronco ( preciso de arranjar uma panela grande :wink: ) pois como disse o Lamy o meu tronco tb é grande e vou ter de o ir virando.

Vou esperar mais uma semanita não vá o diabo tece-las :) e depois arrisco...

 

Mais tarde digo-vos se correu bem :)

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

ois

 

ja fervi o meu sei la qtas vezes

em agau doce em agua salgada ja esfreguei bem ja o fervi durante duas horas seguidas

inda assim a agua fica amarela

ja desisti d usar o tronco

 

alguem tem mais sugestoes?!

 

xauz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Oranda!

 

Quem já usou troncos qtos dias deixou o tronco nessa quarentena?
Por muito incrivel que pareça foi só durante 4/5 horas que o fervi. :lol::lol::lol::lol: Mas a água doa quário devo de dizer que está amarelada significadamente, mas só se nota se a tirar de dentro do aquário com um copo, pois caso contrário a água no aquário está branquinha! A água amarela como não afecta os peixes, fica é mal esteticamente (mas como não se nota) eu não me preocupe com isso.

 

Os troncos apodrecem com o tempo sendo preciso substituí-los ou não ?

 

Já ouvi dizer que sim!

 

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existem muitos tipos de madeiras utilizados no ramo da aquaruifilia.

De modo geral os troncos que são vendidos nas lojas do ramo comportam-se conforme disse o "joao_m_gil".

 

Nota: Este fim-de-semana foi informado que da mesma maneira como a madeira liberta acidos humicos também liberta os quimicos que resebeu durante a sua vida. Assim tenham cuidado com as colheitas na Natureza.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Olá.

 

se colocarmos carvão activado não limpa o amarelo da agua?

Limpa... O que dá a cor amarelada/acastanhada à água são os taninos libertados pelos troncos. Um tanino é a reacção entre um açúcar (encontra-se em qualquer tipo de ser vivo) e um fenol. Ou serem moléculas orgânicas, o carvão activado consegue adsorvê-las facilmente.

Tudo se prende com o facto de usar muito ou pouco carvão, pois ao longo do tempo, o carvão fica com a superfície saturada e não consegue adsorver mais taninos.

 

Quem já usou troncos qtos dias deixou o tronco nessa quarentena?

É verdade ou não que os troncos acidificam a àgua?

Os troncos apodrecem com o tempo sendo preciso substituí-los ou não ?

Eu uso troncos e a minha quarentena é deixar o tronco de molho de um dia para o outro num alguidar, totalmente submerso, e ir trocando a água de vez em quando. Durante cada troca de água, escovo bem o tronco com uma escova de dentes já velha, debiaxo de água a correr.

 

Quanto a acidificar a água, isso é verdade, mas como o processo de decomposição do tronco é relativamente lento, essa acidificação é insignificante, face às trocas de água ou a qualquer produto tamponizante que a gente use no aquário.

 

Quanto a apodrecerem não sei... mas deve ser o que o joao_m_gil disse. A decomposição é muito lenta, mesmo que tenhas alguém a ajudar (Pekoltias e Panaques) :)

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Se ainda não viste, dá uma olhada aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=23176

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.