Uma ajudinha


Paulo Beato

Recommended Posts

Boa noite a todos,

 

neste momento tenho dois aquários, ou melhor, um aquário (100L) e uma amostra (Biorb 60L). Como está na minha apresentação, o Biorb foi uma má escolha, reconhecida cá em casa, ao nível do que chamamos de aquario, porque como peça estética é interessante e foi isso que nos chamou a atenção e nos fez comprar. Só que o gosto vai crescendo, o Biob vai-nos matando os peixinhos e nós ficando cada vez mais tristes e frustados. Até que chega o dia em que a minha esposa decide oferecer-me "o" aquário.

 

Este aquário, de 100L, já me fez explorar um pouco mais o universo da aquariofilia. Está montado desde Março e até agora nada a assinalar e tudo a correr bem. Assim que der colocarei fotografias do meu "pocinhas".

 

O meu pedido de ajuda vai para o Biorb. Inicialmente, vem com umas pedras para o fundo, e aquilo era um acumular de porcaria que não imaginam, sendo que o sistema de filtragem dos Biorb não é dos melhores. Comecei com uns peixitos, principalmente goopies e mais uma ou outra espécie e foram aos poucos todos à vida.

Neste momento já alterei o fundo, está com areão, no entanto tenho de manter algumas das pedras iniciais de volta do filtro, porque o filtro é no fundo do aquario e o areão tapa por completo o filtro e não deixa o ar circular. O aquário tem agora um telescópio, um da família das carpas (não sei ao certo qual é) e um limpa fundos. O problema e do que preciso da vossa ajuda, porque não quero deixar o aquário e quero fazer disto uma batalha em que quero vence-la, ou seja, quero por o aquário funcional, é que os niveis de nitratos e nitritos não baixam. Nos ultimos 4, 5 dias morreu um telescopio e outro das carpas, já fiz 3 TPA's, acrescentei liquido das bacterias e não há meio de nos testes ficar tudo impec.

 

Agora vou querer alterar o sistema de filtragem, colocar um filtro como deve ser e colocar umas plantas naturais, que as que tenho são plásticas. Na vossa sapiência e experiência acham que é o suficiente ou necessito de mais?

 

Obrigado e desculpem o testamento, mas quero mesmo "salvar" os peixinhos e pôr aquilo funcional.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha Paulo, eu começei nisto há uns 6 meses, por isso a minha experiência é idêntica à tua. No entanto segundo sei, as carpas são peixes de água fria para ser mantidas em lagos.

O teu Biorb não tem o tamanho de um lago, pois não? :)

Porque não crias um biótopo Sulawesi, por exemplo?

Pode ser algo engraçado e até rendível.

 

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta.

Em relação ao peixe, se calhar expliquei-me mal ou vi mal. É peixinho de água fria para aquário, poderá não ser carpa. Depois tento colocar foto.

 

Quanto ao tentar criar um biotopo, não é mesmo o meu objectivo, mas obrigado pela sugestão, de qualquer maneira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como prometido aqui vai a primeira foto do 80 Lts.

 

gallery_76398_4495_995435.jpg

 

Mais logo conto colocar fotos do Biorb. Também hoje, irei começar a "remodelar" o meu Biorb e consequentemente o meu de 80 Lts. Isto porque, adquiri um filtro externo para o de 80 Lts e irei passar o filtro interno deste aquário para o Biorb. Irei colocar umas plantas naturais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar do pouco interesse que o meu pedido de ajuda suscitou, aqui estou eu a fazer um ponto de situação.

Neste momento o Biorb sofreu umas "obras" e já conta com um filtro interno de jeito, tendo retirado o filtro que acompanha o aquário original. Assim, passados 2 dias das remodelações, os nitritos e nitratos, que andavam a afectar este aquário, desceram consideravelmente, e agora com duas ou três TPA's penso e espero que vá ao sitio.

 

A única coisa que me preocupa neste momento é o pH demasiado baixo, e isto nos meus dois aquários, tanto no de água fria como no de água quente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, podes por pedras calcárias (ou conchas de praia tratadas, por exemplo) que sobem o pH e costumam mantê-lo constante. Tem atenção aos nitritos, fizeste o ciclo direito? Como lavas o filtro?

 

 

Cmps,

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

sim o ciclo já estava feito, apenas fiz a remodelação e troquei o filtro (ou lá o que era aquilo...lol) por um melhorzito. Removi 50% da água que tinha e coloquei nova, os nitritos desceram e penso que com duas TPA's vão desaparecer (ou assim quero acreditar...), sendo que uma das TPA's foi feita hoje. Amanhã volto a medir valores. O filtro normalmente lavo com a água retirada do áquario.

A única coisa que permanece igual é o valor do pH, muito baixo. Como trato as conchas?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

sim o ciclo já estava feito, apenas fiz a remodelação e troquei o filtro (ou lá o que era aquilo...lol) por um melhorzito. Removi 50% da água que tinha e coloquei nova, os nitritos desceram e penso que com duas TPA's vão desaparecer (ou assim quero acreditar...), sendo que uma das TPA's foi feita hoje. Amanhã volto a medir valores. O filtro normalmente lavo com a água retirada do áquario.

A única coisa que permanece igual é o valor do pH, muito baixo. Como trato as conchas?

 

Obrigado

 

Não festejes já!!! É normal que não haja tantos nitritos. Ao mudares o filtro e metade da água acabaste com o ciclo. Ainda deverá haver algumas bactérias no fundo (a não ser que tenhas aspirado o fundo, nesse caso vai mesmo começar do início). E como não há bactérias para transformar amônia em nitritos não há nitritos e sem nitritos não há bactérias para os transformar em nitratos. Tens teste de amônia? Se sim verifica os níveis no teu Aqua.

Já agora, não mudes muito mais os dois aquários ao mesmo tempo, deves fazer um de cada vez para que se acontecer algo a um deles tenhas o outro pronto para acolher os habitantes desalojados/infelizes.

Em relação ao aspecto visual, está bonito, mas acho que mais umas plantinhas mão ficava mal! Como musgo no tronco (serve como esconderijos para futuros filhotes de guppies e fica bastante bem se bem introduzido. Ou umas plantas de fundo, foxtail ou cabota fácies de manter e baratas por exemplo. De resto está muito bem esse Aqua, mas não era de 100l?

Outra pergunta qual o líquido de bactérias que adicionas? Eu tenho alguma experiência com isso e gostaria de saber qual compraste, pode ser que te possa ajudar.

 

 

Cmps,

Luis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta.

Sim é de 80 Lts e não 100 como disse ao inicio, obrigado pelo reparo. As plantinhas foram colocadas há pouco tempo e estou à espera que desenvolvam um pouco para depois ir acrescentado ou alterando conforme o desenvolvimento das plantas. Os guppies que tenho são todos machos para não andarem à "pancada" por causa das meninas...eheh

 

amtra pronature clean é o meu liquido das bacterias.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro, concedo, se tiveres as condições certas as plantas irão crescer e encher um pouco mais o aquário. Em relação ao líquido que usas, nunca usei por isso não tenho uma opinião sobre o mesmo. Mas sei que não é dos mais usados e considerados mais eficazes. Devia ter bactérias para, no máximo, uma semana por os nitritos e amônia a ser, tendo só um pouco de nitratos. Pois para esse machos precisavas de meia dúzia de fêmeas. Mas não tencionas reproduzir a médio-longo prazo nenhum peixe?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.