Idenficação de especie de rio


dbcardo

Recommended Posts

Bom dia pessoal,

 

Bem eu já há uns anos que gosto de passear pelo rio e ver o que anda por aí. ao fim de dois anos construi o meu aquario só com especies do rio vouga. Mas esta semana apanhei este menino, e não faço ideia do que é, engraçado que fui lá hoje para tentar a mesma proesa e não é que apanhei outro (ao fim de mesmo muitas tentativas, enguias, (G a m b u s i a s), e lagostins..).

IMG_20150704_152000.jpg

 

Muito obrigado a todos ^^

Editado por dbcardo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É um juvenil de achigã (Micropterus salmoides). Membro da famila Centrarchidae, parente da (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] (Lepomis gibbosus), atinge um tamanho máximo de 90cm e 5kg, sendo o mais comum atigir 50cm. É originário dos EUA e é uma peste nos ecossistemas onde é introduzido. Ou o manténs em aquário ou captura uns adultos e faz uma patuscada, mas pelo bem da nossa fauna não o devolvas à natureza.

 

Cumprimentos,

 

Nuno

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu conheço o achigã, mas realmente nunca pus essa hipotese porque nunca tinha visto um alevim dele :P.. pronto, e agora o que raio faço com isto lol, talvez vá juntar à (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] daqui a umas semanas.

 

Muito Obrigado Bangai :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

De nada dbcardo ;)

Dá uma olhadela online para veres juvenis de Micropterus salmoides e verás que são identicos a esse peixe.

Se tiveres um tanque para ele ótimo que dá um bom animal doméstico, senão mete-o num sistema tipo aquapónico e engorda-o,mas nunca o libertes de novo.

 

Cumprimentos,

 

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive um num lago, mas um dia que fui de férias, o meu pai esteve a limpar o lago e deixou-o numa bacia grande e o gajo suícidou-se lol.

 

Apesar de serem realmente muito bonitos, agora tenho lá kois e não os quero lá, tenho uma banheira velha, vou fazer esse sistema aquapónico para eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com as Kois estariam bastante bem acomodados. As kois ficam grandes demais para serem presas por isso não haveria qualquer conflito, quer por alimento, quer por comportamento. Adicionalmente poderias assistir a alguns comportamentos de ciclideo com estes bichinhos.

Em ultima instancia, o aquapónicio sim senhora irá dar-te uns bons peixes para comer ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais