Novo aquário - Ajuda e conselhos


Guilhas_86

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Comecei a minha etapa neste maravilhoso hobby há 2 meses (criei um tópico nessa altura) e já tenho vontade (e obrigação) de expandir o tamanho da "casa" destes inquilinos,por outras palavras,tenho um aquário de 115 litros e estou a pensar comprar um novo, em breve,de forma a poder colocar lá uns 5 ou 6 discus,com as seguintes características:

 

Dimensões:

 

120x40x60 (288 litros brutos) ou 120x50x70 (420 litros brutos)

 

Filtragem: (sei que as diferenças de litragem das duas dimensões possiveis farão diferença mas é este o ponto em que tenho mais duvidas)

 

Jbl,fluval,eheim,sunsun...??? Preciso da vossa ajuda!!!

 

Iluminação:

 

Led T5 2x 52w

 

Aquecimento:

 

1,5w por cada litro real (2 aquecedores).

 

Hardscape:

 

Substrato inerte jbl manado 25-30 litros

Raízes redmoor

 

Flora:

 

Eleocharis parvula

Ranunculus inundatus

Echinodorus red devil (já existente)

Anubia barteri (já existente)

Anubia barteri nana

Ludwigia sp red

Ludwigia repens rubin

 

Fauna já existente:

 

20 tetra cardinal

15 narizes de bebado

6 corydoras

3 ancystrus

3 sewellia lineolata

2 otocinclus affinis

 

Fauna a adquirir:

 

5/6 discus

 

CO2: queria evitar a sua utilização e recorrer apenas à fertilização liquida,embora entenda que uma coisa não invalida ou anula a outra)

 

Gostaria de ter as vossas criticas,conselhos,etc. Nada do que aqui está é definitivo,mas uma vez que não tenho praticamente experiência queria as vossas opiniões sinceras de forma a tentar cometer os minimos erros possiveis na altura da compra.

 

Desde já agradeço o vosso tempo e paciência.

 

Cumprimentos,

 

Guilherme Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não mencionaste qualquer substrato fértil.

Estás a pensar utilizar comprimidos ou paus fertilizantes para as plantas que vão buscar parte dos nutrientes através do solo?

Eu aconselho fazeres um plano em papel, antes de começar a montagem. Podes até ter partes só com inerte e partes com fértil e inerte, inclusivé solos diferentes.

 

Cumprimentos,

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dimensões quanto maior melhor mas atenção á facilidade de manutenção... eu ira no máximo para 150x50x55 com móvel até 80cm de altura, o de 120x40x60 é curto de profundidade e o de 120x50x70 é altura demais para chegares ao fundo e atrás nas limpezas além de te custar mais caro acima dos 50cm quanto mais alto mais grosso o vidro. Até 50cm é pacifico vidro de 10mm

 

 

Filtragem aponta para 8 a 10x em bruto aquilo que é anunciado pois na realidade os filtros fazem cerca de metade ou pouco mais, por exemplo se tiveres 400lts de agua em bruto devias ter 3500/4000lts/h nas bombas que na realidade te vão fazer pouco mais de 2000lts/h o que te irá fazer passar a agua nos filtros cerca de 5x por hora que para mim é o ideal para discus. tenho 3.5x reais a minha litragem e acho pouco.

 

Iluminação não sei indicar mas deve dar essa calha para plantas fáceis pelo menos se tiveres apenas 50/55 de altura acima disso duvido que os leds te penetrem qb na agua até ao substrato para as plantas rasteiras.

 

Aquecimento seim mais vale a mais que a menos em relação á regra de 1w por litro.

 

Quanto ao substrato atenção ao manado que é leve e os discus comem no fundo e remexem muito o solo, eu prefiro areia para essa fauna, deixa pelo menos uma zona onde alimentares com areia ou areão fino onde eles possam bicar a comida sem levantar sujidade.

 

Flora ´a gosto mas confirma se são todas fáceis

 

Quanto aos discus adquiria pelo menos 7 ou 8 porque não é dificil perderes um ou outro pelo caminho e se o objectivo é ter um cardume de 5/6...

 

Co2 se meteres precisas de mais ferts que o normal sem Co2 e também tens de ter luz a acompanhar com plantas de crescimento rápido senão vira alguedo...

 

 

Quanto á falta de experiencia não é só ler e perguntar que te vai dar isso a pratica também dá mas leres e pesquisares muito e tirares algumas duvidas vai ajudar a evitares alguns erros isso é certo.

 

Bom projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite e desde já obrigado pelas respostas.

 

Bringer: Frisaste uma questão interessante porque também tenho alguma indecisão nesse tema. Por um lado pensei em colocar substrato fértil porque como é óbvio contribuirá para um crescimento rápido e saudável para as plantas,mas por outro poderá haver problemas com as "sinfonagens" do fundo que com os discus serão muitas e hoje em dia mantenho 6 espécies de plantas ("fáceis") no meu aquário sem substrato fértil e apenas com metade da quantidade de fertilizante semanal recomendada,estão óptimas,ainda hoje foram podadas. Daí a minha relutância...

 

S.S.: Realmente tens razão,no que toca à manutenção vai ser bem mais complicado consoante a altura...e realmente 10 ou 15 cms fazem diferença,o problema é que de comprimento apenas pode ser 1,20 de comprimento e preciso de litragem.

 

Já tinha pensado exactamente nisso (usar 2 tipos de areão) manado e areia de silica em locais distintos,obrigado por dizeres que é uma solução viável.

 

Pelo que percebo a flora que referi é toda "fácil" mas também não estou 100% certo,tenho-me guiado essencialmente pelo site da tropica,pelo que leio aqui no fórum e algumas já tenho presentemente.

 

CO2 não vou usar.

 

Eu sei,tenho o meu aquário há apenas 2 meses,sei que a experiência é praticamente nula, mas acredita que ler,procurar e chatear pessoas mais experientes,tem-me ajudado bastante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acrescentando ao que já partilhámos, Guilhas, deixo aqui mais uns aspectos

 

70 cm:

 

Vantangens - É maior e mais alto! Para discus é ideal, pensando num cardume com o tamanho adulto, além de que permite mais área de movimento para os restantes 20 tetra cardinal e 15 narizes de bebado, que nadam por todo o aquário, sem acondicionar os discus. Mais opções de escolha na fauna possivel (ciclideos, apistogramas, tetras, etc. Grandes cardumes, mais população) , pois terás mais espaço para qualquer projecto futuro, quando e se te fartares. Flora limitada a fácil e média manutenção, usando a descrição da Tropica. Qualquer outra é perfeitamente possivel, mas terás que apostar numa calha mais forte se quiseres fazer algo muito densamente plantado de cima a baixo.

 

Desvantagens - um bom aquário deve ter vidro de 12mm, como tal é mais caro. Esta altura de aquário limitará algumas plantas como hemianthus cuba e outras plantas rasteiras de efeito "tapete". Não considero a limpeza dificil, simplesmente demora mais, o aquário afinal é maior. :)

 

50cm:

 

Vantagens - é mais adequado para um aquário dedicado a plantas, pela taxa de penetração da luz e intensidade necessárias, que te beneficiam a parvula por exemplo (crescimento mais rápido). Quanto á fertilização podes faze-la em forma liquida por exemplo, sem substracto fértil para todas as plantas que escolheste e com muito bons resultados. Esta altura mais baixa permite renovar por várias possibilidades de flora e aquascape (denso, holandês, nipónico, etc), quando e se te fartares. Por norma um bom aquário terá vidro 10mm.

 

Desvantagens: Menor escolha de fauna, limitação da população, encolhem rápido (é verdade, com o tempo o aquário vai parecer pouco para toda a fauna que tens e pretendes ter, na sua idade adulta).

 

Creio que aqui se destacam duas intenções: uma que beneficia mais a fauna, outra mais a flora. No caso da fauna, mais espaço e volume de água, sifonar bem o areão é critico na manutenção e maturação do aquário, assim como as tpa's e aspiração das fezes. Não só para os discus que te irão agradecer a qualidade da água durante o seu desenvolvimento, como restantes. Na flora, ganhas oportunidades de perspectiva diferentes, mais opções de plantas e aquascape's, mas á medida que subires o nivel de dificuldade em plantas e novas configurações, verás que fertilizantes (mesmo com substrato fértil), luz, co2 serão uma constante.

 

A reter: Para a fauna, o mais importante é a qualidade na quimica da água e alimentação. E nem todas as plantas se adaptam ou sobrevivem a 28º ou 30ºC (discus).

Para a flora, o mais importante é o ambiente em que se encontram (equilibrio entre luz / presença de co2 / fertilizantes / trocas gasosas).

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez agradeço a tua resposta Renato e clarificou bem a diferença fauna/flora no que toca às dimensões. Mas se bem me lembro,li algures (ou disseste-me tu) que os discus não gostam de muita luz,ou seja manter um aquário plantado com as dimensões aconselhadas para discus (60/70 cms de altura) requer bastante "trabalho de casa" no que toca à escolha prévia de plantas,ou seja serão poucas a aguentar 28-30 graus e fraca luminosidade. Sendo assim criar um "tapete" de eleocharis parvula ainda para mais sem recurso a CO2 será tarefa dificil e para esquecer? Ou pode ser possível?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive tapete de parvula num aquário de iguais dimensões, sem co2, Guilherme, apenas com fertilizantes liquidos, boa luz e muita paciência. A parvula não é assim tão dificil de tratar, na minha modesta opinião. Como disse, tem que haver um equilibrio. Sim é um facto que os discus não apreciam muita luz, mas aplica-se neste conceito de plantado porque para certas plantas de maior exigência a luz tem que ser forte, com uma boa taxa de penetração na água, especialmente com "tapetes" mais delicados como a hemianthus cuba que referi. Esta luz não é confortavel para os discus d euma forma geral, o que não significa que não a suportem. Tenho discus num aqua com 8x54w por exemplo, uma calha indicada para água salgada. Não se incomodam nem um pouco, porque cresceram com este hábito e "ambiente". Apenas quando introduzes um peixe novo, deves ter o cuidado de desligar as luzes e esperar que se adapte. Depois sim, ligas o "sol".

Editado por Renato.Vieira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A paciência sei que é uma componente obrigatória. Eu falei na Eleocharis parvula porque pelo que andei a pesquisar pareceu-me ser a mais fácil de tratar,se souberes de alguma que seja menos exigente agradeço a informação,achando mais ou menos bonita o importante para mim seria conseguir formar um "bom tapete".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.