Ajuda com Ph


Recommended Posts

Boa tarde,

 

Gostaria que alguém me ajudasse numa questão por favor.

 

O meu aquário encontra-se na 3ª semana de ciclo. Há uma coisa que não percebo: os valores dos teste: a amónia está a 0 mas os nitritos a 0.8, é normal?

 

Outra situação em que preciso da vossa ajuda é: O meu Ph está alcalino (7.6 e esteve sempre assim) o que penso não ser bom para os peixes que pretendo lá colocar (tetras, espadas, guppies, por aqui...). O valor de KH é de 14 dKH o que de certo modo é bom pois o Ph, como já vi vai se manter estável.

 

Acham que deva baixar o Ph com turfa?

 

Se o fizer, vai-se manter estável mesmo com tpa's?

 

A água não fica demasiado amatrela?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A turfa para baixar o ph ligeiramente apenas pois baixas maiores tem de baixar o kh primeiro e com esses valores mais vale não mexeres. Estabilidade é a chave.

 

Os testes não são muito certos. Tens posto comida?

 

Tapaquê?!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas tiago...inportante saber..3 semana de ciclo com peixes ou sem eles..com fauna ou sem ela..e na minha opiniao e certeza o ph demasiado alto...tens de arranjar outra agua que tenha ph mais baixo ou comprar produtos em lojas para o baixar...isso traduz-se em dinheiro..molhor forma e mais economica e pratica tentar arranjar outro tipo de agua..noutro sitio...nao sei se tiraste agua da torneira ou poco ou ate bicas..explica-te

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde ja, obrigado pelas duas respostas.

 

S.S, o que queria dizer era trocas de água. Nunca pus comida, tenho sim, conforme instruções adicionado "cycle" um produto na Nutrafin que ajuda na nitrificação das bactérias. De facto, penso que o ideal é manter a maior estabilidade o máximo possível mas não era de todo este valor de pH que estava à procura.

 

Miguel, a água efetivamente é da torneira (tenho tratado com acondicionador. Não tenho peixes mas tenho umas plantas (). Para além disto, tenho usado Co2 da SERA (TAB plus - as pastilhas, 1 de dois em dois dias) e fertilizante líquido e pastilhas conforme instruções.

 

Não sei uito bem como proceder pois não queria alterar o KH, para conseguir manter alguma estabilidade. Se fizer trocas de agua com agua de garrafão acham qu melhora, mesmo com o Kh tão alto?

 

Obrigado mais uma vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

passei pelo mesmo processo, a água em minha casa sai da torneira com Ph8, no início corrigi com "disco buffer" (um químico em pó para baixar o Ph) que adicionava antes das TPA.

 

Passados 5 meses tenho o Ph a 6,5 sem adicionar nada, limito-me a colocar a água num recipiente aberto cerca de 4 a 5 dias antes de realizar a TPA - uso um oxigenador para não estagnar.

 

Acho que a adição de plantas ajudou bastante no processo.

 

Não sei se estou a dizer uma grande asneira, parece-me que a tendência num aquário plantado, devidamente mantido com filtragem e TPA, é estabilizar o Ph em valores inferiores a 7. Isto se não houver nenhum elemento (tipo substrato com restos de conchas) que faça subir os valores.

 

Eu esperava mais algum tempo para ver se os valores estabilizam. Tens a certeza de não ter nenhum elemento alcalino dentro de água?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tentaria arranjar outra agua de poco ou nascente que pudesse ter bons parametros de ph desde que nao alterem outros,ou na pior das hipotese 50 por cento de agua da torneira e 50 da nescente,,,como te disse a naiv e muito bem tambem podes adicionar produtos para descerem o ph..logico..euros..e na minha opiniao podera depois estabilizar o ph durante muito tempo como se tiveres de fazer com muita frequencia tpas ou 1 tpas de 50 por cento do aquario o ph podera subir novamente,,tenta e vai medindo..se fosse para subir terias mais opcoes de forma barata e mais pratica,,para descer e bem mais dificil.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não meteste comida as bactérias nao se alimentam nem se reproduzem.

 

Faz o que quiseres mas ácidos para baixar ph não só são € gastos sem necessidade como é um risco.

 

Esquece isso o teu ph é optimo para quase toda a fauna que se comercializa por ai. Trata é do ciclo adiciona pouca comida de dois em dois dias e mede amonia nitritos e nitratos de 3 em 3 dias por exemplo.

 

Depois de teres amonia e nitritos altos eles têm de desaparecer e ficar só nitratos só ai fazes tpas até teres menos de 20ppm de nitratos e depois metes a fauna gradualmente.

 

Mais uma vez deixa esse ph em paz.

 

Tapaquê?!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Embora me considere um iniciante ainda queria dizer-te que concordo com o s.s. não tentes alterar o ph com nenhum ácido. A água da torneira em minha casa tem ph de 8,passado pouco mais de um mês essa mesma água no meu aquário estabilizou nos 7 e assim continua. Se colocares troncos (raízes) redmoor no aquário o ph baixará ligeiramente, a akadama como substrato também tem esse efeito.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez obrigado.

 

Então a melhor opção será mesmo deixar o Ph conforme está? É posivel manter tetras (várias especies), guppiies, espadas, etc?

 

É que de fato estou com algum receio de fazer tpa's com água com um ph mais baixo e depois tenha muitas oscilações nos valores de Ph.

 

Relativamente às bactéria, eu nunvca pus comida mas desde o inicio que tenho flora. Acham que vou precisar de mais tempo para terminar o ciclo por não ter "alimentado" as bactérias?

 

Obrigado,

 

Cumprimentos.

Editado por Tiago Mendes Rodrigues
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu mantive guppy,espada,platty,tetra cardinal,entre outros a ph de 7,8 sem problemas. Ainda hoje mantenho um cardume de narizes de bebado,de cardinais,algumas corydoras e ancystrus,entre outros com ph de 7,quando faço tpa a 50% o ph fica entre 7.3 e 7.4 e não noto qualquer alteração negativa em nenhum peixe.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fertilização, Co2?

 

Dão-se bem?

 

E a filtragem, que filtragem tem?

 

Em relação ao Ph, em principio vou deixar e ver se estabiliza num valor mais baixo, caso contrário vou tentar na mesma com este ph.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

peco imensa desculpa mas e dificil manter por longo tempo determinados peixes com 7.8 de ph..e se por um acaso os peixes ate se adptarem a duracao de vida normal deles e reduzida...explicando melhor..morrem mais cedo do que se tivessem um ph mais aconselhavel...ate vos digo mais se aumentarem a temperatura do aqua a fertilizacao dos gupys e muito maior mas reduz bastante o tempo de vida dos progenitores...nao inventem,,os peixes teem um valor base que podemos oscilar ligeiramente ...mas sao opcoes..eu preferencialmente gosto que os peixes nao morram ou pelo menos saber a causa de morte...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, obrigado pelas sugestões. Neste momento estou num impasse, não sei muito bem o que fazer.

Os valores de Ph não vão ter muitas oscilações ao acrescentar água com ph diferente em todas as tpa's?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Tiago,

 

Do pouco que sei e corrijam-me se estiver enganado:

 

1 - O teu ph com o tempo vai baixar naturalmente. Ainda é muito recente e com flora tenderá a acidificar caso não hajam fatores no aquário que mantenham o ph alcalino (ex. pedras clacárias, conchas etc...)

2 - As oscilações de ph com as TPAs não são preocupantes. É muito mais o KH e bem mais prejudicial para a fauna caso hajam grandes oscilações...

3 - Guppys e tetras não combinam lá muito bem...os primeiros não gostam muito de agua ácida, já os tetras preferem agua com ph inferior a 7. Como disse o miguel barão, não estando no seu ambiente natural reduzes a qualidade e esperança de vida da fauna;

4 - Se injetares co2 pressurizado ph vai naturalmente descer e as oscilações de ph existirão sem fazer qualquer mal à fauna ou à flora, desde que o KH cumpra a sua função de tampão e num plantado valores entre 4 e 5 serão os ideais.

5- Como diz o S.S. não te preocupes com o ph.

 

Quanto à fertilização é sempre algo que depende de aqua para aqua e do tipo de flora, de plantas. Podes ter no teu aqua plantas com necessidades diferentes e por isso é muito difícil existir uma única orientação ou metodologia. Eu evito fertilizar by the book e assim evito excesso de nutrientes. Pelo contrário procuro sinais no meu plantado. Aparecimento de algas, fraco desenvolvimento, aspectos das plantas. Se notar algo atuo em função das carências.

 

Espero ter ajudado e corrijam-me se estiver errado

 

Abraço

Editado por JotaCruz
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela contribução de todos vós. Vou beber um pouco de cada uma das vossas contribuições. Creio que vou aguardar mais uma a duas semanas e ver se se mantêm os valores. Estou sim um pouco preocupado em relação aos peixes que vou colocar. Sei bem aquilo que queria, mas sendo assim, com este ph, já não sei.

 

Mais uma vez,

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago Mendes

Olha fosse eu,não me chatiava com o ph,estar como está,

por acaso já pensastes que os criadores industriais de peixes

terão essa preocupação? não,eles cria-nos com o ph que têm,

andar a mexer no ph,e muito pior,ao que eles está,não val muito

stressares,a aquáriofilia e para relaxar,e não para stressar,o que

eu acho,e que quando estiveres o ciclo feito,e teres já os peixes,

colocares um tronco,com o tempo o ph vai ao logar.

Isto e só a minha opinião,boa sorte.

Cump: Álvaro Silva :thumbup3:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Álvaro,

 

Acho que é mesmo isso que vou fazer. Relaxar e aguardar o fim do ciclo. Depois logo vejo o Ph e escolho os meus peixes de acordo com o Ph da altura.

 

Mais uma vez obrigado a todoa.

 

Se precisarem de algo, comuniquem

 

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tiago

Ai esta uma boa escolha,deixa chegar o ciclo ao fim logo

depois decides que peixes ao teu gosto poderás colocares,

como hobby este e para relaxar,se andarmos strssados,

então deixa de ser um hobby,e passa a ser um martirio.

e pá,boa sorte,que tudo te corra bem.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.