Lampadas 45W


Pedro Bernardo

Recommended Posts

Boas,

 

Um amigo vai comprar um aquário usado, fomos hoje ver e ao ligar, as lâmpadas acendiam um segundo e apagam logo…

 

Como o aquário tem quase dois anos a funcionar com as mesmas lâmpadas suponho que seja mesmo destas e não problema de balastro…

 

Ainda pensei vir a casa para levar umas t5 que tenho de sobra, mas depois reparei que eram de 45w e não de 39, serão as T5 L8…

Não encontro isso á venda, apenas na Aquaeden e só com os espectros especiais mais caras, queria pelo menos uma de 6500k que normalmente custam 8 euros e não encontro…

 

Alguém sabe onde se pode comprar? Somos do Algarve e por aqui apenas AKI’s, Leroy’s, etc… Loja online seria melhor…

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Lâmpadas arranjam-se da aquatlantis (marca do aquário) e da Juwel, as primeiras ainda espero pela confirmação de preços, as da juwel na ornimundo custam 22 euros, o Rui da Aquaeden tem da Silvanya mais baratas...

 

Fomos á ornimundo aqui da zona e testamos lâmpadas novas e afinal é do balastro...

 

Retirei as tampas com alguma facilidade pois o silicone já não tinha aderência e percebi que existia humidade no interior, o balastro parecia ter óleo...

 

Balastros de 45 W só encontro mesmo da Juwel e eventualmente da aquatlantis mas não faço ideia do preço ainda, facilmente encontro de 39W.

 

Nas pesquisas que fiz, li que alguns balastros de 39w funcionam com estas lâmpadas de 45w e sem perdas de eficácia, mas serão só alguns específicos ou por exemplos os OSRAM ou PHILIPS também funcionam?

 

Abraço

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Lâmpadas arranjam-se da aquatlantis (marca do aquário) e da Juwel, as primeiras ainda espero pela confirmação de preços, as da juwel na ornimundo custam 22 euros, o Rui da Aquaeden tem da Silvanya mais baratas...

 

Fomos á ornimundo aqui da zona e testamos lâmpadas novas e afinal é do balastro...

 

Retirei as tampas com alguma facilidade pois o silicone já não tinha aderência e percebi que existia humidade no interior, o balastro parecia ter óleo...

 

Balastros de 45 W só encontro mesmo da Juwel e eventualmente da aquatlantis mas não faço ideia do preço ainda, facilmente encontro de 39W.

 

Nas pesquisas que fiz, li que alguns balastros de 39w funcionam com estas lâmpadas de 45w e sem perdas de eficácia, mas serão só alguns específicos ou por exemplos os OSRAM ou PHILIPS também funcionam?

 

Abraço

 

Vou-te dizer o que provavelmente já sabes, esse material encontras todo na Aquaeden, é o unico sitio que conheço que tem para esse tipo de lampadas, e se vais ter que trocar balastro porque não colocares para lampadas de 39w que depois te sai mais em conta, se vires no site da Aquaeden, tem lá uns kits que incluem tudo o necessário para a instalação a um preço bastante melhor do que a compra em separado.Em baixo tens o link para os kits que falo

4*39w T5 por exemplo, se quiseres outra coisa, fala com o Rui, que ele aconselha-te bem.

http://www.aquaeden-shop.net/AguaDoce/produto_view.php?id=2541&pageNum_AquarioRS=0&idcat=20&cat=&subcat=&menu=31

 

Loja 100% de confiança, como muita gente daqui do forum pode atestar.

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pela dica, já conheço a Aquaeden e mais uma vez foram eles (Rui e Sónia) que resolveram o problema, esperava era encontrar lampadas mais baratas como as T5 que referes tipo OSRAM ou PHILIPS, mas vamos manter essas T5 L8, a regua é propria de um aquatlantis que já tinha T5 L8.

 

A amnhã vão enviar-me um balastro novo de 54W, foi o que aconselharam e assim as T5 L8 de 45w funcionam em pleno.

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já montei o balastro de 54W e montei a régua, vamos ver se ficou bem isolada, gastei metade de tubo de silicone :)

 

A ideia era manter um low tech, mas aquilo faz uma luz brutal e as lâmpadas são da aquatlantis e já são antigas...

 

Com cerca de 0.5w / litro (45w x 2 para 180 litros), não será muita luz para um low tech?

 

As plantas serão, egerias, anubias, cabomba, fetos e musgo e vou tentar umas podas das minhas ludwigias, tenho receio de que com a luz e sem fertelização as algas apareçam...

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pela dica, já conheço a Aquaeden e mais uma vez foram eles (Rui e Sónia) que resolveram o problema, esperava era encontrar lampadas mais baratas como as T5 que referes tipo OSRAM ou PHILIPS, mas vamos manter essas T5 L8, a regua é propria de um aquatlantis que já tinha T5 L8.

 

A amnhã vão enviar-me um balastro novo de 54W, foi o que aconselharam e assim as T5 L8 de 45w funcionam em pleno.

 

Ainda bem que conseguiste resolver isso, e vindo do Rui está óptimo de certeza, só fiz a sugestão das 39w pela questão do preço das lâmpadas, mas assim sendo acho que ficas bem servido de certeza, e sempre ficas com um pouco mais de luz.

 

 

Já montei o balastro de 54W e montei a régua, vamos ver se ficou bem isolada, gastei metade de tubo de silicone :)

 

A ideia era manter um low tech, mas aquilo faz uma luz brutal e as lâmpadas são da aquatlantis e já são antigas...

 

Com cerca de 0.5w / litro (45w x 2 para 180 litros), não será muita luz para um low tech?

 

As plantas serão, egerias, anubias, cabomba, fetos e musgo e vou tentar umas podas das minhas ludwigias, tenho receio de que com a luz e sem fertelização as algas apareçam...

 

Em principio não será luz demais, e sempre tens alguma liberdade para uma ou outra planta um pouco mais exigente.De qualquer maneira segundo a tabela no site da Aquaeden luz fraca para 180lts são 91w tu tens 90W, portanto é luz fraca adequada a um low tech, de qualquer maneira estes valores são indicativos porque muitas vezes a qualidade dos balastros, lampadas, reflectores influenciam e muito a "qualidade" da luz que fornecemos ao Aquario, se fores para chinesices muitas vezes nem metade do anunciado elas produzem, algumas ficam ainda aquém da metade do que supostamente deviam.Resumindo a minha opinião é que estás muito bem servido para o que pretendes fazer nesse aquário.

Podes ver a tabela que refiro no link:

http://www.aquaeden-shop.net/conceitos_8.html

"O Dificil está feito, o impossivel vamos tentar"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O aquário é de um colega, a ver se ele aparece por cá e apresenta o aquário, está a ficar muito porreiro.

 

Pois as lâmpadas, para usar outras teria de furar a régua e é de alumínio...

 

Assim também tira melhor partido e o mais certo é daqui a uns tempos estar a meter CO2 por isso os 90w não serão demais...

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais