David EC Costa Posted April 5, 2015 Posted April 5, 2015 Boas Pessoal Venho agora para esta área dos salgados,depois de alguns anos de água doce e muita paixão por salgados,consegui ganhar coragem e começar com um aquário de +-70 Litros. Depois de fazer umas alterações no aquário,para esconder o material técnico e de ter reunido algum material para arrancar com o projecto,enchi o aquário à cerca de uns 4 dias e ontem comprei 4kg de rocha viva e "acabei" de fazer a calha,falta apenas uns ajustes e comprar a lâmpada azul. Neste momento a calha está a funcionar com 3 Tubos t8 Led de 9w cada,6500K 900Lm e está a faltar comprar 1 ou 2 lampadas actinicas. Vou deixar umas fotos para poderem acompanhar o aquário e sua evolução. O aquário é este,quando estava com água doce. Depois de umas alterações feitas e a montagem feita,está assim: Agora é esperar que o ciclo seja feito para começar a meter primeiro o pessoal da limpeza. Criticas,opiniões/sugestões são bem vindas. Por agora é isto,espero que não esteja muito mau. Esta área para mim é novidade,sou totalmente inexperiente. Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
rakiki_gti Posted April 8, 2015 Posted April 8, 2015 parece porreiro a luz parece é demasiado branca. e trocava para T5 com t8 nao de deves safar.
David EC Costa Posted April 8, 2015 Author Posted April 8, 2015 parece porreiro a luz parece é demasiado branca. e trocava para T5 com t8 nao de deves safar. Boas Obrigado pelo comentário e opinião. Realmente a luz ainda está muito branca nestas fotos,pois ainda não tinha comprado a lampada azul. Quanto à troca por t5 é uma coisa que ainda estou em estudos,se vir que estas T8 de Leds não dão conta do recado troco para T5. Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
David EC Costa Posted April 14, 2015 Author Posted April 14, 2015 (edited) Boas Pessoal Venho deixar só mais umas fotos,já com 1 lâmpada azul actinica de 20w. Não sei se é impressão minha,mas mesmo com esta lâmpada actinica (azul) parece-me que a luz está muito branca. Não sei se tiro uma das brancas ou se troco por outra azul. Ou ainda,tirar uma branca e meter uma rosa no lugar da branca,ficando assim com 2 brancas,1 azul e 1 rosa. Que acham? Só com a actinica ligada. Com todas ligadas (3 brancas de led e 1 azul actinica). Edited April 14, 2015 by David EC Costa Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
David EC Costa Posted April 19, 2015 Author Posted April 19, 2015 Boas Pessoal Venho só deixar mais umas fotos de hoje. Agora com algum alguedo. Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
Alexandre Ferreira Posted April 20, 2015 Posted April 20, 2015 Parabéns por esse novo desafio :D Já sabes que vivos vais colocar? Abraço. Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
David EC Costa Posted April 20, 2015 Author Posted April 20, 2015 Parabéns por esse novo desafio :D Já sabes que vivos vais colocar? Abraço. Boas Alexandre Obrigado .png' alt=':biggn:'> Mete desafio nisso. Ainda agora estou a começar a vêr no que me fui meter. O meu principal objectivo neste aquário é tentar ganhar alguma experiência e por isso vai ser pouca coisa,além dos corais. Quero meter primeiro uns turbos para ajudarem na limpeza das rochas e depois a ver se meto uns 2 ou 3 camarões claro. Em principio é isto e mais um "casalinho" de ocellaris. De resto será só corais. Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
Alexandre Ferreira Posted April 21, 2015 Posted April 21, 2015 Boas.. Já estou à espera Abraço. Brevemente AF-SHRIMPS - SHRIMPROOM ALL DIY PROJECT
David EC Costa Posted April 21, 2015 Author Posted April 21, 2015 Vamos ver como corre. Nos próximos dias vou comprar uns turbos para ver se dão conta das algas. Vou postando a evolução. Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
alvarenga Posted April 23, 2015 Posted April 23, 2015 Eu apostava em comprar mais dois kg de rocha viva, tenta encontrar boa RV. O que estas a usar de água e tempo de luz. Já agora mete já uma equipa de limpeza (meti na primeira semana no meu), para esta fase tens por ai pessoal a vender invertebrados da nossa costa e ficam baratos Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
David EC Costa Posted April 23, 2015 Author Posted April 23, 2015 Eu apostava em comprar mais dois kg de rocha viva, tenta encontrar boa RV. O que estas a usar de água e tempo de luz. Já agora mete já uma equipa de limpeza (meti na primeira semana no meu), para esta fase tens por ai pessoal a vender invertebrados da nossa costa e ficam baratos Boas Obrigado pelo comentário. Andava indeciso se comprava mais rocha viva ou não,mas pelo que dizes vou mesmo comprar. Quanto à água de momento ando a fazer reposições com água da rede e algumas tpas com água da rede + sal e de luz estou com 8 horas diárias na azul,a ligar uma hora antes e desligar uma hora depois e 6 horas nas brancas. Eu meti um tópico áprocura na semana passada mas não apareceu ninguém. Que pessoal de limpeza aconselhas?Não são só os turbos que papam as algas? Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
almartin Posted April 23, 2015 Posted April 23, 2015 Turbos, eremitas e nassários. É o que tenho nos meus
David EC Costa Posted April 23, 2015 Author Posted April 23, 2015 Os Eremitas e os nassários não comem só os restos de comidas,etc...? Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
almartin Posted April 24, 2015 Posted April 24, 2015 Os meus nassários até os vidros limpam :D Os eremitas tambem os vi de volta de uma rocha que me deram que tinha umas algas verdes. Agora o verdadeiro jardineiro é o meu Zebrassoma, esse é que limpou mesmo a rocha
alvarenga Posted April 24, 2015 Posted April 24, 2015 Maioritariamente,mas os nassarios e ermitas vão remexer o aquário e ajudar ao equilíbrio do mesmo e sempre fazem algum trabalho de limpeza as rochas. Mas já entendi o porque do aspecto da tua rocha, para de usar água da torneira. Vai ser muito difícil equilibrar o aquário e ficar com ele bonito a usar água da torneira. Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
David EC Costa Posted April 24, 2015 Author Posted April 24, 2015 Ok,Obrigado pelas dicas. Realmente já tinha lido em lagum lado sobre o uso ou não da água da rede em aquários salgados,mas nunca pensei que pudesse fazer isto às rochas. Já agora que água aconselhas? Água engarrafada para reposições e água do mar para tpas? Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
alvarenga Posted April 24, 2015 Posted April 24, 2015 Água de osmose para reposição ou destilada, alguma lojas arranjam água de osmose. Eu usei água do mar uns meses e gostei, depois tive problemas com ciano e deixei de usar,penso que veio na água do mar,mas também não tenho certezas. Lost Horizon - 3 horizontes Montagem de 600litros - 3 horizontes REEF 125 - Deep Blue Horizon Nano REEF 100 - Horizon Blue Dream
David EC Costa Posted April 24, 2015 Author Posted April 24, 2015 Obrigado mais uma vez pela ajuda. Realmente a loja que frequento (Aquahobby) arranja água de osmose. Sou capaz de tentar com água do mar. Posso manter a água do mar num recipiente grande por algum tempo com bomba de circulação ou de ar para usar quando necessitar? Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
David EC Costa Posted April 25, 2015 Author Posted April 25, 2015 Boas Pessoal Hoje entraram 3 Turbos e realmente é fantástico ver os bixos a trabalhar. Por onde eles passam fica tudo limpinho. Daqui a pouco já meto umas fotos Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
David EC Costa Posted April 25, 2015 Author Posted April 25, 2015 Ficam então umas fotos dos primeiros habitantes do aquário. Nas fotos não dá para ver muito bem,mas a zona mais à esquerda da rocha,foi por onde este andou e está claramente limpinha. Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
mooonwolf76 Posted December 11, 2015 Posted December 11, 2015 E como esta este projeto? Júlio Maia Mr. Shark - Aquariofilia
David EC Costa Posted February 14, 2016 Author Posted February 14, 2016 E como esta este projeto? Não está... Fiquei desiludido logo no inicio,não conseguia ver-me livre das algas e chegou um dia que entrei,olhei para o aquário e disse:hoje vou acabar com as algas todas. Passadas umas 2 horas já não tinha algas,nem rochas,areão,etc... Desmontei tudo e por agora fico-me pelas gambas de água doce,mas mais tarde voltarei a tentar um salgado. Abraço , David CostaBateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )
Recommended Posts