Labeo Fernatus "predador"?


Luís D.

Recommended Posts

Boas!!!

Comprei recentemente um Labeo Fernatus e desapareceram-me uns quantos Rasboras Harlequim(de ontem para hoje foram 2), um Barbo Cereja, três Trichopsis Pumilus, um Otto e uma Colisa Femea.

O aquário esteve meio ao abandono devido a problema pessoais, é um plantado que ficou tipo matagal e nenhum dos peixes presentes apresenta qualquer sinal de doença, tal como acontecia com os 2 rasboras que desapareceram de ontem para hoje...

Como já disse o aquário estava um matagal e só esta semana me apercebi da falta destes peixes(sobretudo os mais pequenos), removi todas as plantas e só encontrei uma espinha que julgo ser da Colisa.

Tenho quase a certeza que estavam lá todos a semana passada, pelo menos a colisa ainda no Domingo a vi...

É possível que tinha sido o Fernatus(+- 6cm)?

O resto da fauna é:

2 Bettas Femeas

1 Botia Lohachata

5 Kuhliis

1 Colisa Macho

1 Ancistrus

1 Otto

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, mexendo melhor nas plantas que deixem(cryptos, anubias, fetos e valisnerias) encontrei um rasbora um pouco comido e um rasbora já só espinha mas incompleta, faltava o rabo.

Quanto à primeira espinha confirma-se que era a Colisa e também não está completa.

Mas faltam pelo menos 8 rasboras, 1 otto, 1 barbo cereja e 3 trichopsis...

Não percebo o que aconteceu, está tudo ok com os nitratos(5mg/L) e os peixes restantes estão em forma... :roll:

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O Labeo frenatus pode por vezes ter um comportamento territorial, embora menos acentuado que o seu "primo" Labeo Bicolor, mas trata-se

de uma espécie de habitos alimentares essencialmente herbivoros, por isso penso que não é nada comum ele predar outros peixes para os comer...Agora ele mordiscar peixes que invadam o seu território, isso sem dúvida, mas mata-los não creio.

Se verificares qualquer peixe depois de morto é alimento para as outras espécies do aquário inclusive vegetarianos e peixes muito pacificos como os cardinais e coridoras.

Verifica os parametros de amónia e nitritos, PH e algum sinal de doença nos peixes , pois pela lógica penso que o L. Frenatus é inocente...

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os parametros estão todos ok, só ponho a hipotese do oxigénio, porque devido ao aglomerado de plantas não havia corrente na superficie. A injecção de C02 está parada à uma semana e meia e o pH apenas subiu para os 7, que todos eles toleram.

O mais estranho é que os Rasbora são dos primeiros a mostrar sintomas de que algo está mal, e ontem estavam optimos.

Só coloquei a hipotese de ser o labeo porque foi o único peixe que adicionei recentemente. Mas dos peixes que morreram não estou a ver nenhum que possa invadir o territorio dele.

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais